PUBLICIDADE
Definição
As palavras “dermatite” e “eczema” são intercambiáveis e significam a mesma coisa.
A dermatite de contato, portanto, é a mesma coisa que o eczema de contato.
Dermatite significa uma inflamação da pele. O termo “dermatite de contato” é usado quando essa inflamação é causada pelo contato com algo no ambiente.
Visão geral
Você já usou um novo tipo de produto para a pele ou detergente, apenas para que sua pele fique vermelha e irritada?
Se assim for, você pode ter experimentado dermatite de contato. Essa condição ocorre quando os produtos químicos com os quais você entra em contato causam uma reação.
A maioria das reações de dermatite de contato não é grave, mas pode ser desagradável até que a coceira desapareça.
A dermatite de contato é uma erupção cutânea avermelhada causada por contato direto com uma substância ou reação alérgica a ela. A erupção não é contagiosa ou com risco de vida, mas pode ser muito desconfortável.
Muitas substâncias podem causar tais reações, incluindo sabonetes, cosméticos, fragrâncias, jóias e plantas.
Para tratar a dermatite de contato com sucesso, você precisa identificar e evitar a causa de sua reação. Se você puder evitar a substância ofensiva, a erupção geralmente desaparece em duas a quatro semanas. Você pode tentar acalmar sua pele com compressas úmidas, cremes anti-coceira e outras etapas de auto-cuidado.
O que é Dermatite de contato?
Muitos de nós experimentamos a dermatite de contato depois de encontrar uma das profanas trindade das plantas – hera venenosa, carvalho venenoso ou sumagre venenoso. Os óleos dessas plantas fazem contato direto com a pele e causam uma irritação química.
Profissionais médicos chamam isso de Dermatite de Contato Irritante.
Outras causas da Dermatite de Contato Irritante podem ser sabonetes, detergentes, corantes capilares, alimentos, agentes de limpeza ou pesticidas. Essa condição é responsável por até 80% dos casos relatados.
Os outros 20% dos casos de dermatite de contato decorrem de reações alérgicas, especialmente aquelas desenvolvidas ao longo do tempo. Assim, esta forma da doença é chamada Dermatite de contato alérgica, ou Dermatite de Contato Irritante.
Em vez de um irritante externo que causa uma reação direta com a pele, a Dermatite de Contato Irritante é causada pelo próprio sistema imunológico do corpo. Se uma pessoa for considerada hipersensível ao níquel, por exemplo, uma erupção cutânea pode se formar diretamente sob uma pulseira niquelada. Um cabeleireiro pode formar uma sensibilidade a certos corantes capilares, fazendo com que um pedaço de pele vermelha e escamosa se forme nas áreas de contato.
No caso da Dermatite de Contato Irritante, o efeito pode ser imediato ou cumulativo.
A exposição a óleos de hera venenosa pode criar uma erupção localizada em 24 horas, mas pode levar semanas ou meses para que um detergente agressivo crie uma lesão perceptível. Incidentes desse tipo de dermatite estão entre os acidentes de trabalho mais comumente relatados. Isso levou muitas empresas a fornecer luvas de proteção, áreas de lavagem de emergência e cremes de barreira protetora para trabalhadores expostos a produtos químicos diariamente.
Diagnosticar a Dermatite de Contato Irritante pode ser um processo demorado. Muitas pessoas realizam auto-exames, eliminando todos os possíveis irritantes de suas vidas e, em seguida, metodicamente restaurando-os um por um. Qualquer reação negativa durante o processo deve restringir a lista de possíveis alérgenos.
Tanto a dermatite irritativa como a alérgica podem ser controladas eliminando totalmente as substâncias agressoras. Um dermatologista também pode realizar um teste cutâneo no qual amostras de substâncias químicas e plantas comuns são colocadas em manchas de pele saudável. Qualquer reação negativa é notada para referência futura e tratamento.
As condições crônicas da dermatite de contato, como o eczema, raramente podem ser curadas. Em vez disso, os dermatologistas geralmente prescrevem anestésicos tópicos para reduzir a coceira e os esteroides, como a prednisona. Coçar as áreas afetadas pode piorar a irritação, portanto, os especialistas sugerem o uso de compressas úmidas para aliviar a coceira e o inchaço periférico.
O tratamento recomendado para a maioria dos casos de dermatite de contato é nenhum tratamento. A pele inflamada deve ter tempo para curar sozinha, o que geralmente acontece em 2 meses. O curso de tratamento de longo prazo é geralmente uma mudança no estilo de vida para reduzir a exposição a potenciais irritantes e alérgenos.
Dermatite de contato alérgica
Dermatite de contato
Os sintomas associados à dermatite alérgica de contato incluem:
Pele seca, escamosa e escamosa
Urticária
Bolhas vazadas
Vermelhidão da pele
Pele que aparece escurecida ou coriácea
Pele que queima
Comichão extrema
Sensibilidade ao sol
Inchaço, especialmente nos olhos, face ou áreas da virilha
Dermatite de contato irritativa
A dermatite de contato irritativa pode causar sintomas ligeiramente diferentes, como:
Empolamento
Pele rachada devido à extrema secura
Inchaço
Pele que parece rígida ou apertada
Ulcerações
Feridas abertas que formam crostas
O que causa a dermatite de contato?
Existem três tipos de dermatite de contato:
Dermatite alérgica de contato
Dermatite de contato irritante
Dermatite por foto-contato
Dermatite fotocontacta é menos comum. É uma reação que pode ocorrer quando os ingredientes ativos em um produto da pele são expostos ao sol e resultam em irritação.
Dois grupos principais de coisas no ambiente causam dermatite de contato: irritantes e alérgenos.
Irritantes são substâncias como detergentes e solventes que retiram a pele de seus óleos naturais, e causam dermatite se forem contatados com frequência e sem proteção da pele. Quando isso acontece, as alterações na pele são conhecidas como dermatite de contato irritativa. O fator mais importante para causar esse tipo de dermatite de contato é a quantidade de substâncias irritantes a que você está exposto. É particularmente comum em pessoas que fazem muito trabalho úmido, por exemplo, enfermeiras, cabeleireiros, pessoas que trabalham em bares e pessoas que trabalham no ramo da restauração.
Os alérgenos são coisas em que seu sistema imunológico pode desenvolver uma reação específica depois que você entra em contato com eles. Exemplos incluem substâncias como níquel, borracha e perfumes ou conservantes usados em alguns cremes e cosméticos. Este tipo de dermatite é chamado de dermatite de contato alérgica. Não se sabe por que algumas pessoas expostas a esses alérgenos a desenvolvem, enquanto outras não.
Às vezes, substâncias como proteínas em frutas e vegetais podem causar uma reação alérgica imediata levando a inflamações cutâneas com prurido conhecidas como urticária de contato (urticária), o que, por sua vez, pode agravar sua dermatite.
A dermatite de contato não pode ser capturada nem disseminada para outras pessoas.
O que é uma Reação Alérgica?
Uma reação alérgica é simplesmente a maneira do corpo humano de tentar combater um invasor estrangeiro que ele percebe ser perigoso.
É uma resposta do sistema imunológico do corpo e, embora nem todos os aspectos de como exatamente uma função alérgica são compreendidos, a função básica é bastante simples.
O corpo é ligado para detectar o que são antígenos conhecidos, que são objetos estranhos que o corpo decidiu que podem ser prejudiciais. Uma vez que esses antígenos são detectados, uma reação é acionada para tirá-los do corpo o mais rápido possível, antes que algo ruim possa acontecer. O truque é que o corpo nem sempre é bom em descobrir o que é um invasor perigoso e o que não é. Quando comete um erro e reage excessivamente a um invasor estrangeiro, a resposta imune desencadeada é chamada de reação alérgica.
Uma reação alérgica é frequentemente a forma menos grave de disfunção do sistema imunológico, e é classificada como uma hiper-reação do Tipo I.
Em casos extremos, no entanto, as reações do tipo I podem desencadear anafilaxia que pode levar à morte.
As reações do tipo II também são conhecidas como hipersensibilidade citotóxica, e podem desencadear o corpo destruindo suas próprias células, como na trombocitopenia ou na anemia hemolítica autoimune.
As reações do tipo III são freqüentemente chamadas de doenças do complexo imune, incluindo reação de Arthus e doença do soro.
As reações do tipo IV são reações tardias, e as reações mais comuns do tipo IV são reações de dermatite de contato, como carvalho venenoso ou hera venenosa.
Uma reação alérgica pode ser virtualmente qualquer coisa encontrada no mundo. A poeira é uma alergia leve incrivelmente comum, assim como o pólen e muitos tipos diferentes de alimentos. Picadas de abelhas e formigas, várias plantas e alguns medicamentos comuns também são causas comuns de alergias.
Em alguns casos, como no caso de alergias a nozes ou picadas de abelhas, muitas pessoas podem ser bastante severas. Nestes casos, o corpo entra em uma reação alérgica extrema que pode induzir choque e pode ser fatal.
Quando o corpo encontra um novo alérgeno, ele desencadeia um tipo de célula T, que então interage com as células B responsáveis pela produção de anticorpos.
As células B começam então a produzir o anticorpo IgE em grandes quantidades. A IgE, em seguida, faz o seu caminho através do corpo e se liga com mastócitos e basófilos, dois tipos de células imunes. Recém revestida com IgE, que atua como uma espécie de mensageiro, essas células agora sabem como é o alérgeno e ficam atentas a ele. Quando as células correm para os alérgenos, elas agora são capazes de capturá-las.
Ao mesmo tempo, eles liberam vários mediadores, que causam os efeitos externos da reação alérgica. Dependendo do alérgeno, a reação alérgica pode assumir diferentes formas. As células podem, por exemplo, liberar histamina, fazendo com que a pele coçe severamente. Eles também podem liberar substâncias químicas que desencadeiam a produção de muco, tornando o nariz escorrendo. Eles também podem causar vasodilatação, que pode causar asma se ocorrer nos pulmões.
Depois de seguir seu curso, a reação pode diminuir, caso em que foi simplesmente uma resposta aguda, ou pode mudar de forma e continuar à medida que outras células, como neutrófilos ou macrófagos, se dirigem para a agregação de alérgenos.
Fonte: www.healthline.com/www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.britishskinfoundation.org.uk/www.aaaai.org/medlineplus.gov