PUBLICIDADE
Conjuntivite – Definição
A conjuntivite – frequentemente chamada de “olho rosa” – é a inflamação da conjuntiva causada por infecções ou alergias. Seus olhos estão vermelhos e inchados (inflamados) e, às vezes, apresentam uma secreção pegajosa. Você pode ter conjuntivite em um ou ambos os olhos. Alguns tipos de conjuntivite são muito contagiosos (facilmente transmitidos de pessoa para pessoa), mas muitos outros não.
A conjuntivite é uma inflamação (vermelhidão) do revestimento da parte branca do olho e da parte inferior da pálpebra (conjuntiva). Pode ser causada por infecção, reação alérgica ou agentes físicos como luz infravermelha ou ultravioleta.
A conjuntivite é muitas vezes referida como olho-de-rosa porque a infecção faz com que o olho fique muito vermelho.
Conjuntivite – O que é
A conjuntivite é uma infecção ocular comum que causa inflamação dos tecidos que revestem a pálpebra (conjuntiva).
É causada por alérgenos, irritantes, bactérias e vírus, como os coronavírus que causam o resfriado comum. O tratamento depende da causa específica e inclui colírios, pomadas, comprimidos, lavagens com água e cuidados de conforto.
A conjuntivite é uma inflamação da fina membrana que reveste o interior das pálpebras e cobre a superfície branca do olho. A inflamação pode produzir vermelhidão, queimação ou coceira nos olhos e, às vezes, secreção. Infecções bacterianas ou virais geralmente causam conjuntivite.
Muitas bactérias diferentes podem ser as culpadas, mais comumente Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae e Staphylococcus aureus.
Infecções com adenovírus e vírus influenza são causas comuns de conjuntivite. Cerca de 80 por cento de todos os casos de conjuntivite resultam de infecção viral ou bacteriana.
Raramente, parasitas e infecções fúngicas podem causar conjuntivite. A condição também pode resultar de várias alergias, irritantes, produtos químicos e poluentes. Reações a fumaça, poeira, maquiagem, lentes de contato e pólen podem produzir sintomas em algumas pessoas. As doenças sexualmente transmissíveis clamídia e gonorreia, que podem ser transmitidas de mães infectadas para seus bebês durante o parto, são as causas mais comuns de conjuntivite em recém-nascidos. Essas duas doenças também podem levar à conjuntivite em adultos. A conjuntivite geralmente não causa problemas de visão.
O olho rosa é uma inflamação (vermelhidão) da conjuntiva, o tecido transparente que reveste a superfície interna da pálpebra e o revestimento externo do olho. Este tecido ajuda a manter a pálpebra e o globo ocular úmidos. Você pode obter conjuntivite devido a vírus, bactérias, alérgenos e outras causas.
O nome médico para olho-de-rosa é conjuntivite. Você pode obter conjuntivite em um ou ambos os olhos.
Conjuntivite – Descrição
A conjuntivite é um problema ocular comum porque as conjuntivas estão continuamente expostas a microorganismos e agentes ambientais que podem causar infecções ou reações alérgicas.
A conjuntivite pode ser aguda ou crônica, dependendo da duração da condição, da gravidade dos sintomas e do tipo de organismo ou agente envolvido. Pode afetar um ou ambos os olhos.
Se for causada por infecção, pode ser facilmente transmitida a outras pessoas durante o contato físico próximo, principalmente entre crianças em uma creche.
Conjuntivite – Bacteriano ou Viral
Embora os sintomas da conjuntivite possam ser os mesmos independentemente da causa, seu médico usa alguns sinais para ajudar a determinar se a conjuntivite é bacteriana ou viral:
Idade: os vírus causam a maioria dos casos de conjuntivite em adultos. Bactérias e vírus causam aproximadamente o mesmo número de infecções oculares cor-de-rosa em crianças.
Infecção de ouvido: Se seu filho tiver conjuntivite bacteriana, é comum que ele também tenha uma infecção de ouvido ao mesmo tempo.
Quantidade de descarga: Uma grande quantidade de descarga do olho geralmente é um sinal de infecção bacteriana.
Cor ou tonalidade da parte branca do olho: a cor salmão (rosa claro) pode ser um sinal de infecção viral. Uma cor avermelhada é mais provável que seja uma conjuntivite bacteriana.
Se estiver em um ou ambos os olhos: Se você tem conjuntivite que está em ambos os olhos, provavelmente um vírus está causando isso.
Conjuntivite – Causas e Sintomas
Conjuntivite Viral
A conjuntivite pode ser causada por uma infecção viral, como resfriado, infecção respiratória aguda ou doença como sarampo, herpes simples ou herpes zoster.
Os sintomas podem incluir desconforto leve a grave em um ou ambos os olhos; vermelhidão; inchaço das pálpebras; e uma secreção aquosa, amarela ou esverdeada. Os sintomas podem durar de vários dias a semanas.
A infecção por um adenovírus, no entanto, também pode causar uma quantidade significativa de secreção semelhante a pus e uma sensação de coceira no olho.
Esses sintomas também podem ser acompanhados por inchaço e sensibilidade dos gânglios linfáticos próximos à orelha.
Conjuntivite bacteriana
A conjuntivite bacteriana pode ocorrer em adultos ou crianças. É causada por organismos como Staphylococcus, Streptococcus pneumoniae e Haemophilus.
Os sintomas da conjuntivite bacteriana incluem secreção semelhante a pus e crostas nas pálpebras após o despertar. A vermelhidão da conjuntiva pode ser leve a grave e pode ser acompanhada de inchaço.
Pessoas com sintomas de conjuntivite que são sexualmente ativas podem estar infectadas com clamídia ou com a bactéria que causa a gonorréia. Pode haver grandes quantidades de secreção semelhante a pus.
Os sintomas podem incluir hipersensibilidade à luz (fotofobia), secreção mucosa aquosa e sensibilidade nos gânglios linfáticos próximos à orelha, que podem persistir por até três meses.
A conjuntivite também pode ser causada por riscos ambientais como vento, fumaça, poeira e reações alérgicas causadas por pólen, poeira ou grama. Os sintomas variam de coceira e vermelhidão a secreção mucosa.
As pessoas que usam lentes de contato podem desenvolver conjuntivite alérgica causada pelas várias soluções oculares e proteínas estranhas contidas nelas.
Conjuntivite alérgica
Outras causas menos comuns de conjuntivite incluem olhar para o sol, lâmpadas solares, lâmpadas de plantas ou arcos elétricos usados durante a soldagem, bem como canais lacrimais defeituosos.
Tratamento para conjuntivite causada por bactérias
Se as bactérias estiverem causando seu olho rosa, seu médico lhe dará uma receita de antibióticos (colírios, pomadas ou comprimidos). Se for complicado colocar pomada no seu olho ou no olho do seu filho, não se preocupe. Se a pomada chegar até os cílios, provavelmente derreterá no olho.
Tratamento para conjuntivite causada por vírus
A conjuntivite causada por um vírus não precisa de tratamento, a menos que seja causada pelo vírus herpes simplex, vírus varicela-zoster (catapora/cobreiro) ou uma infecção sexualmente transmissível.
Estas são infecções graves que requerem medicamentos antivirais. Se não forem tratados, eles podem cicatrizar seu olho ou causar perda de visão.
Os antibióticos não podem tratar o olho rosa causado por um vírus.
Tratamento para conjuntivite causada por substâncias irritantes
Se algo entrar em contato com seus olhos e os irritar, lave-os com um jato suave de água morna por cinco minutos. Evite mais exposição às substâncias irritantes.
Seus olhos devem começar a melhorar dentro de quatro horas após enxaguá-los. Se não o fizerem, ligue para o seu médico. Se a substância em seus olhos for um produto químico ácido ou alcalino forte (como limpador de ralos), enxágue os olhos com água e chame seu médico imediatamente.
Tratamento para conjuntivite causada por alergias
A conjuntivite alérgica é tratada com colírios prescritos ou vendidos sem receita. Estes contêm anti-histamínicos para controlar reações alérgicas ou drogas anti-inflamatórias, como esteróides ou descongestionantes.
Você pode aliviar seus sintomas temporariamente aplicando uma compressa fria nos olhos fechados.
Você pode evitar esse tipo de conjuntivite evitando os alérgenos que causam seus sintomas ou tomando remédios para alergia vendidos sem receita.
Tratamento para conjuntivite causada por infecções sexualmente transmissíveis (DSTs)
Olhos rosados causados por DSTs são incomuns, mas podem ser graves. Como outras causas de olho-de-rosa, o olho-de-rosa bacteriano é tratado com antibióticos e o olho-de-rosa viral é tratado com medicamentos antivirais.
Bebês recém-nascidos podem desenvolver um tipo grave de conjuntivite que pode causar perda de visão. Se você está grávida e vive com uma DST, seu bebê pode pegar a bactéria durante o parto.
É prática padrão nos hospitais dos EUA aplicar uma pomada antibiótica nos olhos de todos os recém-nascidos para ajudar a prevenir infecções.
Tratamento para conjuntivite causada por doença autoimune
Se você tem conjuntivite causada por uma doença autoimune, o tratamento da doença subjacente também tratará sua conjuntivite. Pergunte ao seu médico como controlar seus sintomas até que seu olho esteja melhor.
Conjuntivite – Diagnóstico
Conjuntivite
O diagnóstico preciso da conjuntivite se concentra em obter o histórico do paciente para saber quando os sintomas começaram, há quanto tempo a condição está ocorrendo, os sintomas experimentados e outros fatores predisponentes. Os testes de diagnóstico podem incluir um exame oftalmológico, cultura ou teste de laboratório.
Seu oftalmologista ou pediatra examinará seus olhos ou os olhos de seu filho. Seu provedor geralmente pode diagnosticar conjuntivite com base nos sintomas e no histórico de saúde.
Você pode fazer um teste de acuidade (teste do gráfico ocular) para verificar sua visão.
Informe o seu médico se você tiver:
Teve uma infecção viral ou bacteriana recentemente.
Alergias.
Obteve algo irritante (como produtos químicos ou objetos estranhos) em seu olho recentemente.
Foi exposto a uma infecção sexualmente transmissível.
Um histórico familiar de doença autoimune ou outro motivo para pensar que você tem uma doença autoimune.
Conjuntivite – Tratamento
Conjuntivite
O tratamento da conjuntivite depende do que causou a condição. Em todos os casos, compressas mornas aplicadas no olho afetado várias vezes ao dia podem ajudar a reduzir o desconforto.
Algumas opções de tratamento serão baseadas na preferência do paciente, conveniência de uso e custo para o paciente.
A conjuntivite decorrente de uma infecção viral, particularmente as decorrentes de adenovírus, geralmente são tratadas com a aplicação de compressas mornas no(s) olho(s) e aplicação de pomadas antibióticas tópicas para prevenir infecções bacterianas secundárias.
A conjuntivite viral causada por herpes simples deve ser encaminhada a um oftalmologista. Os esteroides tópicos são comumente prescritos em combinação com a terapia antiviral.
Nos casos de conjuntivite bacteriana, o médico pode prescrever uma pomada antibiótica ou colírio contendo sulfacetamida sódica (Sulamyd) para aplicação diária por sete a 14 dias. Se, após 72 horas, a condição não melhorar, um médico ou prestador de cuidados primários deve ser notificado porque a bactéria envolvida pode ser resistente ao antibiótico usado ou a causa pode não ser bacteriana.
Para casos de conjuntivite causada por um organismo gonocócico, o médico pode prescrever uma injeção intramuscular de ceftriaxona (Rocephin) e uma pomada antibiótica tópica contendo eritromicina ou bactracina a ser aplicada quatro vezes ao dia por duas a três semanas. Os parceiros sexuais também devem ser tratados.
Acompanhando a infecção por clamídia, uma pomada antibiótica tópica contendo eritromicina (Ilotycin) pode ser prescrita para ser aplicada uma a duas vezes ao dia. Além disso, a terapia oral com eritromicina ou tetraciclina pode ser indicada por três a quatro semanas. Novamente, os parceiros sexuais também devem ser tratados.
A conjuntivite alérgica pode ser tratada removendo a substância alérgica do ambiente de uma pessoa, se possível; aplicando compressas frias no olho; e pela administração de colírios quatro a seis vezes ao dia durante quatro dias. Além disso, os anti-histamínicos orais podem ajudar a aliviar a coceira nos olhos. No entanto, muitas dessas drogas também secam os olhos. Portanto, muitos médicos sugerem uma combinação de anti-histamínicos e gotas lubrificantes ou o uso de sprays de corticosteroides nasais para ajudar a aliviar a conjuntivite alérgica, principalmente quando combinada com sintomas nasais.
Conjuntivite – Prognóstico
Se tratada adequadamente, o prognóstico da conjuntivite é bom. A conjuntivite causada por uma reação alérgica deve desaparecer assim que o alérgeno for removido. No entanto, a conjuntivite alérgica provavelmente ocorrerá novamente se o indivíduo entrar novamente em contato com o alérgeno específico.
A conjuntivite causada por bactéria ou vírus, se tratada adequadamente, geralmente se resolve em 10 a 14 dias. Se não houver alívio dos sintomas em 48-72 horas, ou se houver dor ocular moderada a intensa, alterações na visão ou suspeita de conjuntivite causada por herpes simples, um médico deve ser notificado imediatamente. Se não for tratada ou se o tratamento falhar e não for corrigido, a conjuntivite pode causar deficiência visual ao se espalhar para outras partes do olho, como a córnea.
Conjuntivite – Prevenção
A conjuntivite pode ser evitada em muitos casos; em outros, o curso da doença pode ser encurtado seguindo algumas práticas simples:
Lavar as mãos frequentemente com sabonete antisséptico; usando toalhas de uso único durante a doença para evitar a propagação da infecção.
Evitando irritantes químicos e alérgenos conhecidos.
Em áreas onde ocorre soldagem, use óculos de proteção e telas adequadas para evitar danos aos olhos.
Usando um lenço limpo para remover a secreção dos olhos e lavando as mãos para evitar a propagação da infecção.
Se a medicação for prescrita, terminar o curso de antibióticos conforme indicado para garantir que a infecção seja eliminada e não ocorra novamente.
Evitar usar maquiagem nos olhos ou lentes de contato durante a infecção. Nunca compartilhe maquiagem dos olhos com outras pessoas.
Fonte: www.aao.org/www.gale.com/thriveonline.oxygen.com/www.emedicine.com/www.eyenet.org/www.aoanet.org/www.encyclopedia.com/my.clevelandclinic.org