PUBLICIDADE
Colite – Definição
A colite termo é usado para se referir a inflamação do intestino grosso (cólon). Quando, como muitas vezes acontece, muitas vezes, a inflamação do cólon está associada com a pequena enterite (intestino) é apresentado enterocolite.
Existem muitas formas de colite, incluindo colite ulcerativa, doença de Crohn, infecciosa, pseudomembranosa e espástica.
O diagnóstico pode ser feito por visualização direta usando (sigmoidoscopia ou colonoscopia), que é o teste mais preciso. A colite ulcerativa de longa duração aumenta o risco de câncer de cólon.
A colite ulcerativa também pode estar associada à inflamação nas articulações, coluna, pele, olhos, fígado e seus ductos biliares.
Colite – O que é
Colite é uma inflamação do revestimento do cólon.
Alguns dos sintomas comuns desta doença incluem dores abdominais, frequentes fezes moles ou diarreia persistente, perda de controle da função intestinal, febre e perda de peso.
Existem muitas causas potenciais de inflamação do cólon, e seu tratamento geralmente depende da causa.
Algumas formas de colite podem ser causadas por infecção por bactérias, certos vírus e alguns parasitas. Por exemplo, pode ser causado pela exposição à bactéria salmonela ou uma infecção amebiana.
Antibióticos ou medicamentos antiparasitários normalmente são necessários para tratar a inflamação do cólon que tenha qualquer uma dessas causas.
A colite é um tipo de doença inflamatória intestinal que afeta principalmente o intestino grosso e a abertura externa.
Diferentes tipos de colite podem ser crônicas ou agudas e podem ter causas diferentes, mas apresentam muitos sintomas em comum, incluindo diarreia que pode ser sanguinolenta.
Muitas pessoas também sentem dores abdominais e cólicas.
Vírus como rotavírus e norovírus também podem causar inflamação do cólon e resultar em desidratação, principalmente em pessoas muito jovens ou muito idosas.
Descanso e aumento da ingestão de líquidos são frequentemente prescritos nesses casos. Se uma pessoa ficar gravemente desidratada, no entanto, ela pode precisar de cuidados em um hospital para receber fluidos intravenosos.
Certas doenças podem predispor os pacientes a ataques de colite. A causa mais frequente de inflamação do cólon em pessoas com doenças intestinais é a doença de Crohn, que é um distúrbio intestinal degenerativo.
Uma pessoa que tem doença de Crohn é mais propensa à inflamação do cólon e a outras condições graves, como intestino perfurado.
Doença de Crohn
Ele ou ela deve consultar um profissional de saúde imediatamente sempre que algum sintoma de inflamação do cólon estiver presente, porque qualquer um desses sintomas pode exigir tratamento médico.
A síndrome do intestino irritável (SII) também pode causar crises de colite.
A síndrome do intestino irritável (SII) é difícil de diagnosticar e tratar, portanto, qualquer pessoa que tenha recorrências frequentes de sintomas de colite deve entrar em contato com um profissional de saúde.
Isso é especialmente verdadeiro se bactérias ou parasitas causarem os sintomas, porque a SII pode piorar e pode precisar de tratamento imediato.
Embora os antibióticos sejam usados para tratar a colite bacteriana, eles também podem ser indicados como causa de inflamação do cólon em alguns casos.
Causas adicionais podem incluir tomar medicamentos anticoncepcionais ou ter distúrbios autoimunes. Fumar também pode causar inflamação do cólon ou contribuir para o agravamento dos sintomas.
As pessoas podem reduzir o risco de ter um cólon inflamado usando práticas sanitárias de cozinha e alimentação, evitando bebidas com cafeína e não tomando medicamentos como o ibuprofeno para tratar o intestino irritável ou condições inflamatórias do intestino.
O tratamento para pessoas que têm crises frequentes de colite se concentrará na tentativa de reduzir sintomas como diarréia e cólicas estomacais. Às vezes, o tratamento dos sintomas é a única maneira de tratar a inflamação do cólon. Mesmo com o tratamento, no entanto, as pessoas que têm doença de Crohn, outras doenças autoimunes ou distúrbios estomacais conhecidos devem ficar vigilantes se suspeitarem de colite, porque outras condições mais graves podem ter os mesmos sintomas.
Colite – Tipos
Existem vários tipos diferentes de colite, no entanto, todos eles resultam na inflamação do revestimento do cólon. O cólon recebe resíduos do intestino delgado e os transporta para o ânus. Quando fica inflamado, isso pode resultar em sintomas como dor abdominal, diarreia e fezes com sangue. Existem diferentes tipos dessa condição, conhecidas como colite infecciosa, isquêmica e microscópica.
A colite infecciosa é mais frequentemente causada por bactérias, no entanto, também pode ser causada por um vírus. Muitas vezes é o resultado da ingestão de alimentos contaminados ou mal preparados.
Bactérias como salmonela, Escherichia coli (E. coli) e campylobacter são os culpados comuns. A doença também pode ser causada pela supressão de bactérias saudáveis e benéficas enquanto o paciente toma antibióticos. Essa deficiência pode permitir que bactérias nocivas floresçam.
Uma infecção por Salmonella pode causar colite
Nem todos os tipos de colite são causados por bactérias. Isquêmico é um termo que se refere à falta de sangue. A colite isquêmica significa que o cólon não tem sangue suficiente para funcionar adequadamente.
Isso causa inflamação.
A falta de sangue suficiente para o cólon pode ser resultado de anemia ou pressão arterial baixa, pois essas condições interferem no fluxo sanguíneo. Também é frequentemente causado pelo estreitamento das artérias, que pode ser resultado de colesterol alto, tabagismo ou processo natural de envelhecimento. Em alguns casos, a colite isquêmica pode resultar de uma obstrução da circulação sanguínea.
Isso pode ocorrer quando um paciente tem um intestino torcido.
A colite ulcerosa é outro tipo de inflamação do cólon. Assim como existem diferentes tipos de colite, também existem diferentes tipos de colite ulcerosa. Proctite ulcerativa significa que o inchaço ocorre no reto.
Esses pacientes podem apresentar os sintomas usuais, bem como evacuações urgentes.
A proctossigmoidite é outro tipo de colite ulcerosa, na qual tanto o reto quanto o cólon sigmóide estão inflamados. O cólon sigmóide é a última parte do cólon.
Os pacientes podem sentir dor abdominal no lado esquerdo do corpo, bem como evacuações urgentes.
Outros tipos de colite incluem colite do lado esquerdo e pancolite. Ambas as condições são tipos de colite ulcerosa. A pancolite ocorre quando todo o cólon está inflamado.
Os pacientes podem apresentar perda de peso. A colite do lado esquerdo ocorre quando o reto, o cólon sigmóide e a seção do intestino chamada cólon descendente estão inchados.
Outro tipo, colite microscópica, requer uma biópsia de tecido para diagnosticar. Existem dois tipos de colite microscópica – colagenosa e linfocítica. Colágeno refere-se ao acúmulo de proteínas de colágeno.
Linfocítico refere-se a um acúmulo de glóbulos brancos. Ambas as condições resultam na inflamação característica desta doença.
Colite aguda
A colite aguda tem muitas causas diferentes, incluindo:
Bactérias de alimentos e água contaminados: à medida que as bactérias crescem, elas liberam venenos (toxinas) que fazem com que o revestimento do intestino fique dolorido e inflamado.
Antibióticos: Os antibióticos usados para tratar infecções bacterianas específicas também podem matar bactérias úteis que ocorrem naturalmente nos intestinos. Isso pode permitir que bactérias intestinais nocivas cresçam mais abundantemente e causem colite aguda.
Fluxo sanguíneo insuficiente para o cólon: Isso é conhecido como colite isquêmica e pode ter uma ampla gama de causas.
Doses pesadas de radiação no abdome inferior: chamada de enterocolite por radiação, pode ocorrer muito tempo após a conclusão da radioterapia.
A colite aguda dura pouco tempo, depois desaparece sozinha ou é curada com tratamento.
Colite crônica
Colite ulcerativa
As causas exatas da colite crônica nem sempre são conhecidas. Os cientistas pensam que o sistema imunológico do corpo pode reagir de forma inadequada a um vírus ou bactéria, fazendo com que o revestimento do intestino fique e permaneça inflamado. A colite crônica é contínua e duradoura. Em muitos casos, não pode ser curado, embora existam tratamentos disponíveis que podem ajudar a aliviar os sintomas de uma pessoa.
A colite ulcerativa é um exemplo de colite crônica. Feridas persistentes, pequenas e sanguinolentas (úlceras) geralmente se formam no revestimento interno do cólon ou do reto.
Muitas pessoas com colite ulcerativa apresentam sintomas leves, mas outras podem apresentar sintomas frequentes e graves que podem atrapalhar suas vidas diárias.
Colite – Causas
Colite
Todos os tipos de colite estão associados com a inflamação do cólon, apesar de alguns tipos podem ser mais graves e potencialmente perigosa do que outros.
Quando um paciente se queixa de dor e diarreia, com ou sem fezes com sangue, que é importante para o diagnóstico do tipo de colite desde tratamentos são diferentes para os diferentes tipos de colite.
Algumas formas de colite pode ser causada por uma infecção por bactérias, vírus e alguns determinados parasitas. Por exemplo, isto pode ser causado pela exposição a salmonela bactérias ou uma infecção amebiana. antibióticos ou medicamentos anti-parasitários, tipicamente são necessárias para tratar a inflamação do cólon, que tem qualquer uma destas causas.
Vírus como o rotavírus e norovírus também pode causar inflamação do cólon e pode resultar em desidratação, especialmente em pessoas que são muito jovens ou muito velhos.
Descanso e aumento da ingestão de líquidos são frequentemente prescritos para esses casos. Se uma pessoa fica gravemente desidratado, porém, ele ou ela pode precisar de cuidados em um hospital para receber fluidos intravenosos.
Algumas doenças podem predispor os doentes a ataques de colite. A causa mais frequente de inflamação de cólon em pessoas que têm doenças intestinais é a doença de Crohn, que é uma doença degenerativa intestinal. Uma pessoa que tem a doença de Crohn é mais propenso a inflamação do cólon e outras doenças graves, tais como intestino perfurado.
Ele ou ela deve consultar um profissional de saúde imediatamente sempre que quaisquer sintomas de inflamação do cólon estão presentes, porque qualquer destes sintomas podem necessitar de tratamento médico.
A síndrome do intestino irritável (SII), também pode causar surtos de colite. A síndrome do intestino irritável (IBS) é difícil de diagnosticar e de tratar, de modo que quem teve recorrências frequentes de sintomas da colite deve contactar um profissional de saúde. Isto é especialmente verdadeiro se as bactérias ou parasitas provoca os sintomas, porque o síndrome do intestino irritável (IBS) pode piorar e pode necessitar de tratamento imediato.
Embora os antibióticos são usados para tratar a colite bacteriana, que também pode ser indicada como uma causa da inflamação do cólon, em alguns casos.
Outras causas podem incluir tomar medicação de controle de natalidade ou ter doenças auto-imunes. O fumo também pode causar inflamação do cólon ou contribuir para o agravamento dos sintomas.
As pessoas podem reduzir o seu risco de ter uma inflamação do cólon usando cozinhar sanitário e práticas alimentares, evitando bebidas com cafeína e não tomar medicamentos como o ibuprofeno para tratar do intestino irritável ou condições inflamatórias intestinais.
O tratamento para as pessoas que têm crises frequentes de colite vai se concentrar em tentar reduzir os sintomas, como diarréia e dores de estômago. Algumas vezes, o tratamento dos sintomas é a única maneira de tratar a inflamação do cólon. Mesmo com o tratamento, no entanto, as pessoas que têm doença de Crohn, doenças autoimunes ou outros distúrbios do estômago conhecidos devem estar atentos se suspeitar de colite, uma vez que outras condições mais graves podem ter os mesmos sintomas.
Colite – Sintomas
Cólon humano
Os mais comuns são a colite mucosa ou catarro, em que o agente microbiano é usado para desenvolver e localizado no revestimento do cólon, diminuindo a resistência das paredes intestinais.
Provoca transtornos podem ser alimentares, barriga resfriados, esforço físico, repetido abuso de purgantes e enemas, etc contusão abdominal.
Além disso, existem outras formas de colite como a colite ulcerosa, a mais grave de etiologia duvidosa.
Embora às vezes é manifesto colite aguda com febre alta e diarreia mucopurulenta com inúmeras descargas misturado com sangue, na maioria das vezes estes colite são introduzidos de forma lenta e insidiosa.
No início, o paciente tem de vez em quando por alguns dias e cólicas abdominais, mais ou menos vivo e descargas diarreicas com emissão de fezes moles ou líquidas contendo muco e pus (nos intervalos longos entre os episódios de bem-estar após a cólica e mal tem tempo suficiente para se recuperar totalmente).
Mas, depois de episódios pigtails estão se tornando mais frequentes, mais longa e severa, e fezes, e contém muco e pus, também contêm sangue das úlceras formado na mucosa do cólon.
Emerge um quadro de intoxicação generalizada com febre, tipo de anemia perniciosa progressiva, diminuição da pressão arterial e emagrecimento rápido e impressionante.
É preciso distinguir este colite de colite ulcerativa colite amebiana, a colite ulcerosa úlcera tuberculosa do câncer do intestino ou do cólon e de estabelecer um diagnóstico diferencial.
Colite – Diagnóstico
Um exame físico completo, histórico médico e testes diagnósticos são necessários para fazer um diagnóstico preciso da colite. Amostras de fezes são geralmente examinadas para evidência de sangue ou infecção.
Muitas vezes o cólon é examinado através de um procedimento chamado colonoscopia. Um endoscópio, ou tubo flexível iluminado e câmera acoplada a um monitor de televisão, é inserido através do ânus. Isso permite que o médico veja o revestimento interno do cólon e do reto. Durante a colonoscopia, o médico pode remover uma amostra de tecido (chamada biópsia) do revestimento intestinal para um exame mais aprofundado ao microscópio.
Colite – Tratamento
O tratamento para colite aguda depende de sua causa.
Embora a colite crônica não possa ser curada, os sintomas de muitas pessoas são tratados efetivamente com medicamentos prescritos que reduzem a inflamação no cólon e no reto e controlam a diarreia.
Algumas pessoas acham que seus sintomas melhoram se mudarem sua dieta. Muitas pessoas com colite crônica têm períodos de meses ou anos em que seus sintomas entram em remissão (desaparecem).
Casos muito graves de colite podem exigir cirurgia para remover a porção danificada do cólon e limitar o sangramento intestinal.
Colite – Prognóstico
A perspectiva depende da causa do problema:
A doença de Crohn é uma condição crônica que não tem cura, mas pode ser controlada.
A colite ulcerosa geralmente pode ser controlada com medicamentos. Se não for controlada, pode ser curada removendo cirurgicamente o cólon.
A colite viral, bacteriana e parasitária pode ser curada com medicamentos apropriados.
A colite pseudomembranosa geralmente pode ser curada com antibióticos apropriados.
Colite – Complicações
As complicações podem incluir:
Sangramento com movimentos intestinais
Perfuração do cólon
Megacólon tóxico
Dor (ulceração)
Fonte: saludbio.com/www.encyclopedia.com/www.niddk.nih.gov/www.ccfa.org/www.wisegeek.com/www.pennmedicine.org/healthmatters.nyp.org/gastroassociates.com/www.rxlist.com