PUBLICIDADE
Cistocele – Definição
Cistocele é um deslocamento da bexiga fora de sua localização natural (pélvis).
Cistocele é o prolapso da base da bexiga em mulheres. Geralmente é devido à fraqueza do assoalho pélvico após o parto e causa abaulamento da parede anterior do órgão sexual feminino ao esforço.
É, portanto, uma hérnia da bexiga.
Na maioria dos casos, a bexiga migra para o órgão genital feminino: isso é chamado de prolapso órgão genital feminino anterior.
A cistocele geralmente segue gestações e partos múltiplos ou difíceis; isso também pode ser causado por uma alteração nos tecidos de suporte com a idade ou alteração dos músculos do períneo.
A cistocele pode ser a causa da dificuldade em urinar ou, inversamente, da incontinência urinária. Em um estágio avançado, causa um prolapso com descida significativa da bexiga para a fenda do órgão genital feminino.
A cirurgia pode reposicionar com sucesso a bexiga.
Cistocele – O que é
Uma cistocele é uma condição comumente descrita como uma bexiga caída em mulheres.
O último termo é um pouco impróprio, já que a bexiga não entra em colapso e deixa de funcionar.
No entanto, a bexiga pode se projetar e penetrar na parede do órgão genital feminino, que é posicionada logo abaixo da bexiga. Por esta razão, uma cistocele é muitas vezes referido como uma bexiga, hérnia ou prolapso.
A cistocele ocorre como resultado de músculos e ligamentos rompidos ou estressados, levando ao comprometimento do suporte dos órgãos da região pélvica.
Geralmente, a gravidez e o parto são as principais razões para esse desenvolvimento. No entanto, nem todas as mulheres que deram à luz experimentam essa condição.
Por exemplo, as cistoceles raramente são vistas em mulheres que tiveram filhos por cesariana.
Outros fatores também podem contribuir para o desenvolvimento da cistocele, incluindo histerectomia, obesidade, elevação extenuante, esforço excessivo para evacuar e até tosse.
O risco aumenta com a idade, especialmente após a menopausa. Isso ocorre porque os níveis de estrogênio, que antes ajudavam a preservar a integridade dos músculos do assoalho pélvico, começaram a cair.
Traumas ou lesões na região pélvica também podem causar essa condição.
O trato urinário humano, incluindo a bexiga
em rosa na parte inferior
Para muitas mulheres, um cistocele pode passar despercebido por algum tempo.
De fato, algumas mulheres podem considerar os sintomas como uma recompensa por envelhecer e simplesmente ignorá-los, como o desejo frequente de urinar.
O sinal mais comum de que uma cistocele está pendente é a perda do controle da bexiga ao espirrar, tossir ou rir.
No entanto, em casos avançados, é possível que a bexiga protuberante penetre no órgão genital feminino, ou até mesmo se reúna com outros órgãos em um prolapso anterior no órgão genital feminino.
É importante procurar tratamento médico se houver suspeita de um cistocele. Se não for tratada, esta condição pode produzir infecções frequentes da bexiga e até mesmo perda completa do controle da bexiga.
Em alguns casos, a protusão pode causar dor e desconforto consideráveis, particularmente durante a atividade sexual. Geralmente, um exame físico é tudo o que é necessário para obter um diagnóstico.
O tratamento varia de acordo com o progresso da cistocele. Exercícios de Kegel, que são projetados para fortalecer os músculos pélvicos, são quase sempre recomendados.
Terapia de estrogênio também pode ser uma opção a considerar. Em alguns casos, um anel conhecido como pessário pode ser implantado no órgão genital feminino para fornecer suporte para a bexiga acima.
A cirurgia pode ser o melhor curso de ação para remediar uma cistocele grave. Neste procedimento, o cirurgião reposiciona a bexiga em seu devido lugar enquanto repara a parede do órgão genital feminino e os músculos subjacentes, se necessário.
No entanto, a cirurgia não é uma garantia de que outro cistocelo não ocorra no futuro. De fato, é importante seguir com medidas preventivas após o tratamento de qualquer tipo para impedir uma recorrência.
As Cistoceles são agrupados em graus:
Grau 1: Suave. A bexiga cai apenas um pouco no órgão genital feminino.
Grau 2: Mais severo. A bexiga afundou no órgão genital feminino o suficiente para alcançar a abertura do mesmo.
Grau 3: Mais avançado. A bexiga se projeta através da abertura do órgão genital feminino.
Cistocele – Prolapso da Bexiga
A cistocele, também conhecida como prolapso da bexiga, é uma condição médica na qual a bexiga de uma mulher incha no órgão genital feminino.
Alguns podem não ter sintomas. Outros podem ter dificuldade em iniciar a micção, incontinência urinária ou micção freqüente.
As complicações podem incluir infecções recorrentes do trato urinário e retenção urinária.
A cistocele e uma uretra prolapsada geralmente ocorrem juntas e são chamadas de cistouretrocelo.
A cistocele pode afetar negativamente a qualidade de vida.
Cistocele – Causa
Cistocele
Uma cistocele pode ser causada pelo seguinte:
Idade avançada
Excesso de peso
Nascimento da criança
Levantamento pesado
Esticando os músculos durante o parto
Tosse crônica
Constipação
Esforço repetido durante os movimentos intestinais
Cirurgia pélvica anterior
Músculos fracos ao redor do órgão sexual feminino causados pela falta de estrogênio após a menopausa
Cistocele – Sintomas
Cistocele
Os sintomas da cistocele incluem:
Sensação de peso ou plenitude pélvica
Protuberância no órgão sexual feminino que você pode sentir
Dor ou sensação de pressão na parte inferior da barriga ou pélvis
Dor na região lombar
Infecções frequentes do trato urinário
Necessidade de urinar frequentemente ou com urgência
Vazamento de urina
Esvaziamento incompleto da bexiga
Constipação
Necessidade de empurrar os órgãos de volta para o órgão sexual feminino para esvaziar a bexiga ou evacuar
Dor durante o sexo
Problemas ao colocar tampões ou aplicadores no órgão sexual feminino
Pressão pélvica que piora ao ficar em pé, levantar ou tossir ou ao longo do dia
Cistocele – Diagnóstico
Seu médico revisará seu histórico médico e fará um exame físico e pélvico.
Outros testes podem incluir:
Cistouretrograma (também chamado de cistograma miccional). Esta é uma radiografia da bexiga tirada enquanto a mulher está urinando e com a bexiga e a uretra preenchidas com corante de contraste. Mostra a forma da bexiga e quaisquer bloqueios.
A ressonância magnética pode ser usada para determinar a extensão do prolapso da bexiga
Outros testes podem ser necessários para descobrir se há algum problema nas outras áreas do sistema urinário.
Cistocele – Tratamento
O tratamento depende do grau da cistocele e pode incluir:
Mudanças de atividade: Evitar certas atividades, como levantamento de peso ou esforço durante os movimentos intestinais, que podem piorar a cistocele.
Exercícios de Kegel: Exercícios regulares e diários dos músculos pélvicos para torná-los mais fortes.
Pessário: Este é um dispositivo colocado no órgão sexual feminino para manter a bexiga no lugar.
Cirurgia: Pode ser usado para mover a bexiga de volta para uma posição mais normal
Terapia de reposição hormonal: Isso pode ajudar a fortalecer os músculos ao redor do órgão sexual feminino e da bexiga. Se você está pensando em terapia de reposição hormonal, converse primeiro com seu médico sobre os riscos e benefícios.
Cistocele – Resumo
Prolapso de Bexiga
Uma cistocele é uma condição na qual os tecidos de suporte ao redor da bexiga e da parede do órgão sexual feminino enfraquecem e se esticam, permitindo que a bexiga e a parede do órgão sexual feminino caiam no canal do órgão sexual feminino.
Normalmente, os músculos e tecidos conjuntivos que sustentam a parede do órgão sexual feminino mantêm a bexiga no lugar.
Com uma cistocele, os músculos e tecidos que sustentam o órgão sexual feminino enfraquecem e se esticam, permitindo que a bexiga se mova para fora do lugar.
A cistocele é o tipo mais comum de prolapso de órgãos pélvicos Link externo. O prolapso de órgãos pélvicos ocorre quando as paredes do órgão sexual feminino, o útero ou ambos perdem seu suporte normal e prolapso, ou protuberância, no canal do órgão sexual feminino ou através da abertura do órgão sexual feminino. Outros órgãos pélvicos próximos, como a bexiga ou o intestino, podem estar envolvidos e também cair de sua posição normal no corpo.
Os profissionais de saúde geralmente classificam uma cistocele usando um sistema de classificação ou estadiamento. O grau 1 é a forma mais leve da condição, e os graus 3 e 4 são os mais graves.
Com uma cistocele mais avançada, a bexiga e a parede do órgão sexual feminino podem cair o suficiente para atingir ou inchar no canal do órgão sexual feminino e potencialmente sair pela abertura do órgão sexual feminino.
Fonte: www.niddk.nih.gov/health.ccm.net/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.hopkinsmedicine.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.hopkinsmedicine.org/my.clevelandclinic.org