Cisto Tireoglosso

PUBLICIDADE

Cisto Tireoglosso – Definição

Os cistos do ducto tireoglosso são cistos raros na garganta que estão presentes no nascimento (congênitos). Os cistos do ducto tireoglosso são quase sempre benignos.

Esses cistos geralmente são encontrados e tratados enquanto as pessoas têm 10 anos ou menos. Raramente, algumas pessoas descobrem seus cistos como adultos.

Cistos do ducto tireoglosso são tratados com cirurgia. Uma vez removidos, a maioria dos cistos tireoglossos não volta.

Cisto Tireoglosso – O que é

Um cisto do ducto tireoglosso é uma bolsa na parte frontal do pescoço que está cheia de líquido. Uma criança pode nascer com este cisto.

É formado a partir de restos de tecido do desenvolvimento da glândula tireóide quando um embrião estava se formando. A glândula tireóide está localizada na frente do pescoço.

Faz parte das glândulas produtoras de hormônios chamadas sistema endócrino.

Embora o cisto esteja presente no nascimento, muitas vezes não é encontrado até que a criança tenha pelo menos 2 anos de idade. Muitas vezes, um profissional de saúde encontra um cisto tireoglosso quando uma criança contrai uma infecção respiratória superior.

Algumas pessoas nascem com pequenos nódulos macios no meio da garganta. Esses nódulos, que podem ser sentidos e vistos, são chamados de cistos do ducto tireoglosso. Esses cistos são pequenos, geralmente medindo cerca de 2 centímetros (cm) ao redor.

Os cistos do ducto tireoglosso podem afetar crianças e adultos, mas a maioria dos cistos é encontrada em crianças de 10 anos ou menos. Esses cistos são quase sempre benignos – menos de 1% de todos os cistos do ducto tireoglosso se tornam cancerosos. Os adultos são mais propensos do que as crianças a desenvolver câncer de cistos do ducto tireoglosso.

Os cistos do ducto tireoglosso são tratados com cirurgia. Uma vez removidos, a maioria dos cistos tireoglossos não volta.


Cisto Tireoglosso

Um cisto do ducto tireoglosso é uma doença associada a um defeito na formação de tireóide. A tireóide, que se origina no 2º mês da gestação, na base da língua, a partir de um pequeno grupo de células ( chamado tubérculo ímpar ), mergulha para o meio do pescoço, formando um tubo ou ducto tireoglosso, que vai desde a língua (glosso) até a posição final da tireóide (tireo), próxima ao tórax.

Geralmente, essa estrutura tubular desaparece, mas podem persisitr os restos da mesma. O grupo de células preso no meio do pescoço pode produzir líquidos, aumentando seu tamanho, formando um nódulo, que é chamado cisto do ducto tireoglosso. Por esta razão, a doença se manifesta por um aumento de volume na parte anteior e central do pescoço, em geral antes dos 20 anos de idade, mas que também pode aparecer em faixas etárias mais elavadas.

O nódulo se move para cima ao se colocar a língua para fora, e pode sofrer inflamação, quando se torna doloroso.

Raramente, pode ser abrir a pela, dando saída a um líquido viscoso como uma clara de ovo.

Muito raramente, pode dar origem a umor maligno, o carcinoma do ducto tireoglosso.

tratamente do cisto tireoglosso é cirúrgico, sob anestesia geral, e deve ser efetuado por um especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Cistos do ducto tireoglosso – Sintomas


Cistos do ducto tireoglosso

Se você ou seu filho tem um cisto do ducto tireoglosso, você pode notar o cisto primeiro porque há um caroço na garganta dele ou do seu filho que sobe quando você ou seu filho engolem.

Você também pode detectar um cisto quando você ou seu filho estica a língua. Às vezes, os profissionais de saúde descobrem esses cistos ao fazer um exame físico por outro motivo.

Outros sintomas incluem:

Os cistos do ducto tireoglosso podem ser sentidos através da pele. Se você tocar o cisto, ele pode parecer macio, liso e redondo, como uma pequena bola de massa de biscoito.
Esses cistos podem inchar e doer se você ou seu filho desenvolver uma infecção do trato respiratório superior que se espalha para o cisto.
Os cistos do ducto tireoglosso podem se romper, exsudando fluido através da sua pele ou da pele do seu filho.
Esses cistos podem dificultar a ingestão de alimentos ou líquidos.

Cistos do ducto tireoglosso – Causa

Esses cistos se desenvolvem durante a gestação, quando seu corpo começa a construir sua glândula tireóide. Essa é a glândula em forma de borboleta que produz hormônios que controlam seu metabolismo.

O metabolismo é o ritmo em que seu corpo processa as coisas (a rapidez com que queima alimentos para produzir energia e calor).

Para construir a glândula, as células da tireoide viajam da base da língua até o osso hióide. Esse é um osso em forma de U que suporta sua língua.

As células da tireoide fazem essa jornada pelo que é chamado de trato tireoglosso. Normalmente, esse trato se fecha e se dissolve quando as glândulas tireoides estão no lugar.

Mas os tratos que não se fecham podem se encher de líquido e muco e se tornar cistos tireoglossos. Os pesquisadores não sabem por que os folhetos de algumas pessoas não se dissolvem.

Cistos do ducto tireoglosso – Diagnóstico


Cistos do ducto tireoglosso

Um cisto do ducto tireoglosso é frequentemente descoberto inicialmente durante um exame físico em uma criança que não apresenta outros sintomas.

A família ou o médico detectam a massa na linha média superior do pescoço.

Uma vez que uma variedade de massas diferentes pode ocorrer no pescoço, um estudo de imagem precisa ser realizado. Geralmente, este estudo é uma ultrassonografia cervical, embora às vezes uma tomografia computadorizada (TC) ou uma ressonância magnética (RM) possam ser solicitadas.

O objetivo da imagem é determinar se a massa é cística em vez de sólida e documentar a presença de uma glândula tireoide normal na parte inferior do pescoço.

Uma massa cervical sólida sem glândula tireoide distal levanta a preocupação de uma chamada “tireoide ectópica”, na qual a massa cervical representa todo o tecido tireoidiano da criança. Felizmente, esta é uma ocorrência rara.

Existem outras massas cervicais císticas congênitas que podem se assemelhar a um cisto do ducto tireoglosso. O mais comum é um cisto dermóide. Às vezes, mesmo um cisto dermóide não pode ser distinguido de um cisto do ducto tireoglosso, com base na combinação do exame físico e estudos de imagem, e a resposta não é conhecida até que a massa seja removida e examinada por um patologista.

Cistos do ducto tireoglosso – Tratamento

O tratamento para um cisto do ducto tireoglosso é a remoção cirúrgica. Não há terapia médica conhecida, com exceção de cistos do ducto tireoglosso infectados, que requerem tratamento antibiótico imediato.

A infecção deve ser resolvida antes da cirurgia ser realizada.

Está bem documentado que a remoção de um cisto do ducto tireoglosso antes de ser infectado resulta em um resultado melhor do que se o cisto for removido após infecção anterior.

O tratamento cirúrgico requer não apenas a remoção do cisto, mas também sua potencial conexão com a base da língua para evitar a recorrência. Isso inclui a remoção da porção central do osso hióide, uma vez que essa conexão pode ser anterior (na frente), posterior (atrás) ou realmente dentro do próprio osso. Esta operação é chamada de procedimento Sistrunk. A taxa de recorrência pode ser de até 50% se a porção central do osso hióide não for removida.

As complicações de um procedimento de Sistrunk incluem aquelas comuns a qualquer operação de pescoço aberto, como hematoma, seroma ou infecção pós-operatória.

A remoção da porção central do osso hióide não tem efeito adverso na deglutição ou fala da criança.

A recorrência de um cisto do ducto tireoglosso pode ocorrer mesmo quando um procedimento adequado de Sistrunk foi realizado. Esse risco é maior se o cisto tiver sido infectado anteriormente.

Fonte: my.clevelandclinic.org/www.childrenshospital.org/www.urmc.rochester.edu/www.geocities.com/www.entcolumbia.org/specialist-ent.com/www.springernature.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.