PUBLICIDADE
Os rins removem os resíduos do seu sangue. Eles fazem isso filtrando o sangue e produzindo urina. À medida que as pessoas envelhecem, bolsas cheias de líquido podem se formar nos rins.
Esses sacos são chamados de “cistos”. Eles geralmente são sacos pequenos, ovais ou redondos de paredes finas com líquido aquoso neles.
Os cistos renais são quase sempre benignos (não cancerosos). Normalmente, os cistos não causam problemas. De fato, as pessoas podem passar pela vida sem nem saber que as têm.
Algumas pessoas têm cistos renais causados por uma doença hereditária chamada doença renal policística. Esta doença pode causar sintomas como pressão alta, dor nas costas e nas laterais, sangue na urina ou infecções renais frequentes. Nem todas as pessoas que têm a doença renal policística terão esses sintomas.
Cisto Renal – Definição
A doença renal policística é um dos mais comuns de todos os distúrbios genéticos humanos que ameaçam a vida.
É um distúrbio genético incurável caracterizado pela formação de cistos cheios de líquido nos rins dos indivíduos afetados.
Esses cistos se multiplicam com o tempo. Acreditava-se originalmente que os cistos acabaram por causar insuficiência renal ao expulsar o tecido renal saudável.
Acredita-se agora que o dano renal observado na doença renal policística é, na verdade, o resultado do sistema imunológico do corpo. O sistema imunológico, em suas tentativas de livrar o rim dos cistos, destrói progressivamente o tecido renal anteriormente saudável.
Cisto Renal – O que é
Um cisto renal é um pequeno saco de líquido que se desenvolve nos rins.
Este tipo de cisto vem em dois tipos: um cisto renal simples, que é um saco cheio de líquido de forma oval, e um cisto renal complexo, que não está na forma oval tradicional e poderia ser cancerígeno.
Esses cistos são mais frequentemente um resultado do processo de envelhecimento e raramente são malignos; muitas pessoas as têm sem nem mesmo saberem.
Eles também podem resultar como um produto da doença renal policística, uma condição hereditária marcada por infecções renais regulares.
Ninguém sabe ao certo o que causa um simples cisto no rim que não é o resultado da doença renal policística. Acredita-se que seja um subproduto natural do envelhecimento do órgão.
Os cistos complexos podem ser sintomáticos de problemas maiores com os rins, sinalizando potencialmente sérios problemas de saúde nos próprios rins ou em outras áreas do corpo.
Um simples cisto no rim é muito pequeno e de forma circular. A parede do cisto em si é tradicionalmente pequena e não possui marcas ou indicações irregulares. O líquido dentro do cisto é claro ou amarelo.
Estima-se que 50% dos adultos tenham esses cistos benignos quando atingem 50 anos de idade.
Um cisto renal é uma pequena bolsa cheia de
líquido e localizada nos rins
Cistos complexos possuem irregularidades em forma ou dentro do cisto. Paredes chamadas septações são frequentemente vistas dentro de um complexo cisto renal.
Os cistos desta variedade são considerados muito mais sérios do que o tipo simples e podem ser indicativos de câncer renal ou outros problemas críticos de saúde.
Enquanto um cisto simples raramente causará quaisquer sinais, os sintomas de um cisto renal que é complexo podem dar alguns indicadores. Estes incluem uma dor generalizada, dor nas costas ou lateral, dor na região superior do estômago e febre. Embora os cistos geralmente se desenvolvam como uma idade individual, eles podem atacar qualquer pessoa de qualquer idade sem discriminação.
O tratamento com cisto renal geralmente não é necessário para cistos simples.
Os cistos complexos são tipicamente perfurados, permitindo que o fluido seja drenado do saco. Após o líquido ter sido removido, uma solução contendo álcool é injetada na parede vazia; isso garante que o cisto não retorne.
Variedades complexas maiores ou mais sérias envolverão remoção de cisto através de um processo cirúrgico. Durante a cirurgia, uma pequena câmera de vídeo é inserida na região do rim, permitindo ao cirurgião atingir o cisto e removê-lo completamente.
Cistos renais simples
Ilustração de rim saudável e um rim com cistos
Cistos renais simples são geralmente pequenos sacos redondos que são preenchidos com um líquido aquoso. A maioria das pessoas que os têm nem sabe que os têm.
Você pode ter que fazer tratamento se o cisto estourar e sangrar ou crescer o suficiente para pressionar outros órgãos.
Os cistos renais são bolsas redondas de líquido que se formam nos rins ou nos rins.
Os cistos renais podem estar associados a distúrbios sérios que podem prejudicar a função renal. Mas, mais comumente, os cistos renais são um tipo chamado cistos simples renais – cistos não cancerosos que raramente causam complicações.
Não está claro o que causa cistos renais simples. Normalmente, apenas um cisto ocorre na superfície de um rim, mas vários cistos podem afetar um ou ambos os rins.
No entanto, os cistos renais simples não são os mesmos que os cistos que se formam na doença renal policística.
Cistos renais simples são frequentemente detectados durante um teste de imagem realizado para outra condição.
Cistos renais simples que não causam sinais ou sintomas geralmente não requerem tratamento
O tratamento com cisto renal geralmente
não é necessário para cistos simples
Classicamente, cistos renais são identificados em Ultrassom, ressonância magnética ou outro tipo de estudo de imagem médica.
No caso de um cisto simples, o cisto aparece como uma bolsa cheia de líquido, e se o cisto é aspirado, pode conter líquido claro a amarelado, às vezes misturado com sangue.
Cistos complexos, por outro lado, têm irregularidades como calcificação, o que significa que há material sólido dentro do cisto, ou que desenvolvem paredes internas.
Um cisto renal complexo é motivo de preocupação, pois pode estar associado ao desenvolvimento de câncer renal.
Cistos renais simples – Causa
Os cistos renais ocorrem quando o tubo de um néfron começa a ficar maior e a se encher de líquido. Os pesquisadores não sabem o que causa isso, mas sabem que cistos simples não são herdados.
Acredita-se que lesões ou bloqueios microscópicos nos túbulos possam levar ao desenvolvimento de alguns cistos renais simples.
Cistos renais simples – Sintomas
Doença Renal Policística
Cistos renais simples geralmente não causam nenhum sintoma. Na verdade, a maioria das pessoas que os têm não sabe que os têm. Os cistos se tornam um problema se eles se romperem (se abrirem) e começarem a sangrar, se infectarem ou crescerem tanto que empurram outros órgãos dentro do abdômen.
Quando cistos renais simples causam sintomas, eles podem incluir:
Dor no lado entre as costelas e quadril, estômago ou costas.
Febre.
Micção frequente (ter que ir ao banheiro com frequência).
Sangue na urina ou urina escura.
Dependendo de onde o cisto está localizado, pode afetar o funcionamento do rim. Também pode levar a um tipo de pressão alta se o cisto impedir que o rim filtre o líquido extra do sangue.
Cistos renais simples – Diagnóstico
Cistos renais simples são frequentemente encontrados enquanto o paciente está consultando o médico sobre outra condição.
Os testes mais comuns usados para diagnosticar cistos renais simples incluem:
Ultrassom: Ondas sonoras e ecos de alta frequência criam imagens do interior do corpo.
Tomografia computadorizada: Raios-X e computadores produzem imagens de um corte transversal do corpo.· As varreduras requerem uma injeção de contraste iodado para distinguir cistos cheios de líquido de massas sólidas.
Ressonância magnética: Ímãs, ondas de rádio e um computador criam imagens de dentro do corpo. Eles também podem ser usados para dizer a diferença entre cistos cheios de líquido e massas sólidas. Por não precisarem de contraste iodado, as ressonâncias magnéticas são usadas para pacientes com alergia ao iodo.
Cistos renais simples – Complicações
A maioria dos cistos renais simples não causa complicações ou problemas, embora possam ocorrer em casos raros.
As complicações dos cistos renais simples incluem:
Cistos rompidos
Cistos infectados
Rins inchados causados por obstrução da urina
Quando ocorrem complicações, os sintomas podem se intensificar e a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.
A maioria das complicações, incluindo cistos rompidos, pode ser tratada de forma conservadora. No entanto, eles podem ser fatais se não forem tratados prontamente.
Cistos renais simples – Tratamento
Cistos renais
Na maioria dos casos, os cistos renais simples não precisam ser tratados. No entanto, se um cisto estiver pressionando demais outro órgão ou afetando o funcionamento do rim, pode ser necessário encolher ou remover o cisto.
Existem 2 procedimentos que são mais comumente usados para tratar cistos renais simples:
Aspiração e escleroterapia: O médico insere uma agulha longa sob a pele para perfurar o cisto e drenar o líquido. Uma solução forte é então injetada no cisto para encolhê-lo. Este procedimento pode ser repetido, se necessário.
Cirurgia: A cirurgia para remover um cisto geralmente pode ser feita por laparoscopia, usando instrumentos finos inseridos através de pequenos orifícios no abdômen. Durante a cirurgia, o médico primeiro drena o cisto e depois corta ou queima o próprio cisto.
Cistos renais simples – Prevenção
Cistos renais simples não podem ser evitados. Você pode reduzir seu risco bebendo muita água e certificando-se de usar menos de 2.300 mg de sódio por dia (menos de 1.500 mg se tiver mais de 51 anos, afro-americano ou tiver pressão alta ou doença renal de longo prazo).
Fonte: www.radiologyinfo.org/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/familydoctor.org/medlineplus.gov/www.medicalnewstoday.com/urologyaustin.com