Cifose

PUBLICIDADE

Cifose – Definição

cifose é a curvatura extrema da parte superior das costas, também conhecida como corcunda.

A parte superior do osso das costas (região torácica), é normalmente curvada para a frente. Se a curva exceder 50° é considerada anormal (cifótica).

cifose é curvatura para fora da coluna, que se patológica (excessiva) causa arqueamento das costas. Pode resultar de má postura e ser corrigida por flexão para trás ou pode ser congênita ou resultar de distúrbios como osteoporose ou espondilite anquilosante. O tratamento depende da causa e pode incluir fisioterapia, órtese e osteotomia e fusão espinhal em casos graves.

cifose é uma curvatura fisiológica da coluna vertebral. Considera-se patológica quando essa curvatura está mais acentuada. É a chamada corcunda

Cifose – O que é

Uma coluna normal, quando vista por trás, parece reta. No entanto, uma coluna afetada pela cifose mostra evidências de uma curvatura para a frente dos ossos das costas (vértebras) na parte superior das costas, dando uma aparência anormalmente arredondada ou “corcunda”.

cifose é definida como uma curvatura da coluna vertebral medindo 50 graus ou mais em um raio-X, um teste de diagnóstico que usa feixes de energia eletromagnética invisíveis para produzir imagens de tecidos internos, ossos e órgãos em filme. A coluna normal pode dobrar de 20 a 45 graus de curvatura na região superior das costas.

cifose é um tipo de deformidade da coluna vertebral.

Cifose é um termo usado para descrever uma condição normal da coluna vertebral e várias condições anormais da coluna vertebral. Todas as pessoas têm algum grau de cifose, uma curvatura em C na coluna torácica.

 
A cifose pode se referir à curvatura C normal na coluna
ou a uma deformação exagerada dessa curva

Em alguns casos, porém, essa curvatura C é exagerada, causando problemas na postura, afetando a amplitude de movimento e muitas vezes causando dor. Em portadores de cifose anormal, os ombros estão curvados e o rosto ligeiramente para frente, embora no desenvolvimento inicial de algumas formas essa postura possa não ser particularmente evidente.

Cifose anormal pode ser postural, como muitas vezes visto em meninos adolescentes. Curvar a parte superior das costas e projetar o queixo para a frente é corrigido ensinando a postura adequada. Este é o menos perigoso dos diferentes tipos de cifose, porque pode ser facilmente abordado e resolvido.

Outros tipos de cifose resultam de anormalidades estruturais, como defeitos congênitos, osteoporose, deformidade gibosa ou doença de Scheuermann. Em cada caso, o tratamento precoce melhora significativamente o resultado, mas o tratamento difere dependendo da causa.

A deformidade gibosa é congênita e resulta em uma curva angulada na parte inferior da coluna, que deve ter uma curva suave. O resultado para a parte superior da coluna é uma curva para trás, que geralmente é mais evidente quando uma pessoa se inclina para a frente.

A doença de Sheuermann é mais comum em meninas e geralmente se desenvolve no início da puberdade. Os espaços entre os discos nas vértebras começam a diminuir. O resultado é uma curva C excessiva rígida que pode ser dolorosa.

A osteoporose, porque também afeta o espaço do disco e a densidade óssea, pode resultar em um palpite pronunciado. Como a osteoporose é progressiva, esse pode ser o tipo de cifose mais difícil de tratar.

As perspectivas de melhora da osteoporose não são favoráveis.

cifose é diagnosticada pela palpação da coluna, avaliação neurológica, uma série de raios-x e exame da amplitude de movimento.

A ressonância magnética também pode ser necessária se o médico suspeitar de danos na coluna vertebral. Em alguns casos, o tratamento da cifose é simplesmente observar a progressão da curva. Como a cifose é normal, uma curva C ligeiramente avançada pode nunca progredir a ponto de criar problemas. Qualquer curva que mede entre 55 e 60 graus geralmente é tratada dessa maneira.

Quando a curva é de 60 a 80 graus, os médicos geralmente recomendam o uso de um colete, usado 23 horas por dia, para evitar que a coluna se curve ainda mais. Este tratamento é comumente usado com a doença de Sheuermann. Medicamentos anti-inflamatórios também podem ser usados para tratar o desconforto e o inchaço.

O médico também pode recomendar fisioterapia ou terapias alternativas como Pilates ou ioga para aumentar a flexibilidade da coluna.

Quando as crianças nascem com anormalidades na coluna, elas geralmente precisam ser corrigidas cirurgicamente logo após o nascimento. A cirurgia da coluna vertebral é o tratamento de último recurso, dadas as complicações de paralisia e infecção que podem ocorrer. No entanto, a cirurgia pode oferecer a possibilidade de crescimento e desenvolvimento normal para uma criança com cifose estrutural. Além disso, alguns adultos escolhem a cirurgia da coluna por razões estéticas, pois a cifose pode causar um palpite pronunciado que é esteticamente desagradável.

Para cifose anormal causada por osteoporose, órteses e sapatos corretivos podem proporcionar algum alívio, mas não corrigirão a curva.

Outro tratamento se concentra em retardar a progressão da osteoporose por meio de terapia de reposição hormonal, aumento da suplementação de cálcio e promoção de exercícios e perda de peso para os pacientes com excesso de peso.

Dorso Curvo ou Cifose


Dorso Curvo

Uma coluna vertebral normal observada por detrás lado direito.

No entanto, uma coluna vertebral afetada por cifose apresenta certa curvatura para adiante nas vértebras da parte superior das costas, semelhante a uma “corcunda”.


Dorso Normal

Define-se cifose como uma curvatura da coluna de 45 graus ou maior que se pode apreciar numa placa de raios X.

A coluna vertebral normal apresenta uma curvatura de 20 a 45 graus na parte superior das costas.

cifose é uma deformação da coluna vertebral e não deve confundir-se com uma má postura.

cifose postural é a mais frequente.

Com frequência são meninos altos para sua idade e dá a impressão que realizam esforços para diminuir sua altura. Nas mulheres se agrega o crescimento mamário.

Usualmente não se acompanha de dor. Corrige-se completamente ao examiná-lo acostado ou em decúbito por serem flexíveis não rígidos.

Melhora com os exercícios, natação ou ensinar a parar ao adolescente. É finalmente o desenvolvimento hormonal que permite o desenvolvimento da musculatura o que lhes permite mudar a postura.

Cifose – Causas e Sintomas


Cifose

A cifose pode ser congênita (presente no nascimento) ou devido a condições adquiridas que podem incluir o seguinte:

Problemas metabólicos
Condições neuromusculares
Osteogênese imperfeita, também chamada de doença dos ossos frágeis; uma condição que faz com que os ossos fraturam com força mínima.
Espinha bífida
Cifose de Scheuermann: uma condição que faz com que as vértebras se curvem para frente na região superior das costas; a causa da cifose de Scheuermann é desconhecida e é comumente observada em homens.
Cifose postural: o tipo mais comum de cifose; geralmente se torna perceptível na adolescência e pode estar associado a uma postura curvada versus uma anormalidade da coluna vertebral. O exercício é usado para ajudar a corrigir a postura.

cifose é mais comum em mulheres do que em homens.

cifose pode ser dividida em três idades de aquisição – nascimento, velhice e o tempo intermediário.

Os defeitos congênitos da coluna vertebral podem resultar em uma curva fixa e exagerada. As vértebras podem ser fundidas, moldadas incorretamente, estranhas ou parcialmente ausentes.
Defeitos congênitos e hereditários no crescimento ósseo enfraquecem o osso e resultam em curvas exageradas sempre que a gravidade ou os músculos os puxam. O nanismo é tal defeito.
Durante a vida, vários eventos podem distorcer a coluna. Como a tendência natural da coluna torácica é curvar-se para frente, qualquer fraqueza das estruturas de suporte tenderá nessa direção.
Uma vértebra torácica doente (um osso da coluna) normalmente desintegrará sua borda anterior primeiro, aumentando a curva cifótica. As condições que podem fazer isso incluem câncer, tuberculose, doença de Scheuermann e certos tipos de artrite. A vértebra saudável irá fraturar para frente com lesões de desaceleração rápida, como em acidentes de carro quando a vítima não estiver usando o cinto de segurança.
Mais tarde na vida, a cifose é causada pela osteoporose, fraqueza óssea e desmoronamento para a frente.

O estresse causado pela cifose produz sintomas como aumento de dores musculoesqueléticas, dores de cabeça tensionais, dores nas costas e dores nas articulações.

A seguir, enumeram-se os sintomas mais freqüentes da cifose. No entanto, cada pessoa pode experimentar os sintomas de uma forma diferente.

Os sintomas podem incluir:

Diferença na altura dos ombros.
A cabeça está inclinada para diante em relação com o resto do corpo.
Diferença na altura ou a posição da escápula (omóplato).
Quando se inclina para diante, a altura da parte superior das costas é mais altas do normal.

Os sintomas da cifosis podem parecer-se aos de outras condições ou deformidades da coluna, ou podem ser o resultado de uma lesão ou infecção. Sempre confira a seu médico para o diagnóstico.

Cifose – Diagnóstico


Cifose

Uma rápida olhada na parte de trás geralmente identificará a cifose. Raios-X da coluna irão confirmar o diagnóstico e identificar sua causa.

O médico se baseia numa história médica, um exame físico e provas de diagnóstico completos para diagnosticar a cifosis. Se o paciente é um menino, o médico obterá uma história clínica completa da gravidez e parto de seu filho e lhe perguntará se algum outro membro da família tem cifosis.

Também perguntará sobre certos acontecimentos importantes do desenvolvimento, dado que alguns tipos de cifosis estão relacionados com outros transtornos neuromusculares.

Os atrasos do desenvolvimento podem exigir uma avaliação médica mais exaustiva.

Os procedimentos de diagnóstico podem incluir os seguintes:

Raios X – exame de diagnóstico que utiliza raios invisíveis de energia eletromagnética para produzir imagens dos tecidos internos, os ossos e os órgãos numa placa. Este exame serve para medir e avaliar a curvatura. Mediante o uso de uma placa de raios X da coluna vertebral completa, o médico ou o radiólogo pode medir o ângulo da curvatura da coluna. Com frequência, a decisão sobre o tratamento se baseia nesta medição.
Escaner com radioisótopos dos ossos –
 método nuclear de criação de imagens que utiliza uma quantidade mínima de material radioativo que se injeta na corrente sanguínea do paciente para que seja detectado por um escaner. Este exame mostra o fluxo sanguíneo para o osso e a atividade celular dentro dele.
Imagens por ressonância magnética 
– Este exame serve para descartar qualquer anomalia relacionada com a medula espinhal e os nervos.
Tomografia computadorizada –
 procedimento de diagnóstico por imagem que utiliza uma combinação de raios X e tecnologia computadorizada para obter imagens de cortes transversais (com freqüência chamadas “rabanadas”) do corpo, tanto horizontais como verticais. Uma tomografia computadorizada mostra imagens detalhadas de qualquer parte do corpo, incluindo os ossos, os músculos, a gordura e os órgãos. A tomografia computadorizada mostra mais detalhes do que os raios X regulares.
Exames de sangue
 – A detecção temporã da cifosis é fundamental para um tratamento exitoso. Os exames de rotina de pediatras ou médicos de família, e inclusive os de alguns programas escolares, incluem a detecção de sinais indicadores de cifosis

Cifose – Tratamento


A osteoporose pode resultar em um palpite pronunciado e
muitas vezes é o tipo de cifose mais difícil de tratar

Defeitos congênitos devem ser reparados cirurgicamente. Os procedimentos são delicados, complicados e demorados. Muitas vezes, hardware ortopédico deve ser colocado para estabilizar o osso da coluna.

Outras vezes, um dispositivo chamado órtese Milwaukee pode manter as costas no lugar do lado de fora. Colocar confortavelmente os aparelhos de Milwaukee é difícil porque eles tendem a esfregar e causar feridas.

cifose adquirida durante a juventude requer tratamento direcionado à causa, como medicamentos para tuberculose. A reconstrução cirúrgica ou órtese também pode ser necessária.

cifose induzida pela osteoporose geralmente não é tratada, exceto para evitar maior amolecimento ósseo.

O tratamento específico da cifosis será determinado por seu médico baseando-se no seguinte:

Sua idade, seu estado geral de saúde e sua história médica.
Que tão avançada está a condição.
Sua tolerância a determinados medicamentos, procedimentos ou terapias.
Suas expectativas para a trajetória da doença.
Sua opinião ou preferência.
O objetivo do tratamento é deter a evolução da curva e prevenir deformidades.
Observação e exames repetidos
A observação e os exames repetidos das curvas que medem menos de 40 graus numa placa de raios X. A progressão da curva depende do crescimento esquelético, ou maturidade atingida pelo esqueleto do menino. A progressão da curva se demora ou se detém depois de que o menino chega à puberdade.

Aparelhos ortopédicos

Os aparelhos ortopédicos se usam quando a curva mede entre 40 e 60 graus na placa de raios X e o crescimento esquelético continua. O médico decide o tipo de aparelho ortopédico e o tempo que se deve utilizar.

Cirurgia

Quiçá se deva recorrer à cirurgia quando a curva mede 60 graus ou mais na placa de raios X e o aparelho ortopédico não consegue atrasar a progressão da curva.
A importância de um bom ortopedista infantil
Menos de 40 graus flexível só exercícios
Maior de 40 graus corpete Milwaukee
Maior de 60 graus cirurgia

Cifose – Prognóstico

A cifose congênita pode ser aliviada até certo ponto por cirurgia e órtese. A cifose que ocorre mais tarde na vida pode piorar com o tempo.

Cifose – Prevenção

A prevenção da osteoporose está ao alcance da medicina moderna. As mulheres na menopausa devem começar cedo com reposição de estrogênio, suplementação de cálcio e exercícios adequados.

O tratamento deve continuar pelo resto da vida. Evidências sugerem que uma alta ingestão de cálcio, mesmo durante a juventude, atrasa o início da osteoporose sintomática.

Os produtos lácteos são as principais fontes alimentares de cálcio.

Fonte: www.arthritis.org/www.nof.org/www.encyclopedia.com/www.br.geocities.com/www.hopkinsmedicine.org/www.cincinnatichildrens.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.