Cefaleia

PUBLICIDADE

Cefaleia – Definição

Dor de cabeça é dor em qualquer região da cabeça.

Dores de cabeça podem ocorrer em um ou ambos os lados da cabeça, ser isolada para um determinado local, irradiar através da cabeça de um ponto, ou ter uma qualidade viselike.

Uma dor de cabeça pode aparecer como uma dor aguda, uma sensação latejante ou uma dor maçante. Dores de cabeça podem se desenvolver gradualmente ou de repente, e pode durar de menos de uma hora a vários dias.

Cefaleia é o termo médico utilizado para designar dor de cabeça, ou seja, cefaleia e dor de cabeça são as mesmas coisas.

Cefaleias são definidas como dores localizadas ou difusas em várias partes da cabeça.

Mais de 90% das pessoas experimentam pelo menos um episódio de cefaleia por ano.

As cefaleias são as causas mais comuns de procura por ajuda neurológica no mundo. Também estão entre as cinco principais razões de procura médica em geral.

O diagnóstico correto é essencial, apesar de não ser simples. Os dias perdidos de trabalho e escola causados por cefaleias são um problema enorme para as economias nacionais.

Os principais objetivos do médico na avaliação de pacientes com cefaleia são aliviar o sofrimento e definir qual o tipo de cefaleia em questão. A maior preocupação dos pacientes geralmente é afastar uma causa maligna, como um tumor ou um aneurisma cerebral.

Cefaleia – O que é

Dores de cabeça primárias podem ocorrer quando estruturas sensíveis à dor na cabeça não funcionam adequadamente.

Dor de cabeça é um termo amplo que engloba muitas coisas diferentes.

Dores de cabeça são dores que ocorrem em qualquer região da cabeça; Eles podem ocorrer em ambos os lados da cabeça ou ser isolado para um determinado local.

As dores de cabeça podem irradiar através da cabeça de um ponto central ou ter uma qualidade de viseira-como pinça. Eles podem ser afiados, palpitante ou maçante, aparecem gradualmente ou de repente e duram por vários dias ou menos de uma hora.

Existem várias maneiras de definir dores de cabeça.

A International Headache Society (Sociedade Internacional de Cefaleias) classifica as dores de cabeça como dores de cabeça ou dores de cabeça secundárias, dependendo do que as causou.

A maioria das dores de cabeça acontece nos nervos, vasos sanguíneos e músculos que cobrem a cabeça e o pescoço de uma pessoa. Às vezes, os músculos ou vasos sanguíneos incham, contraem ou passam por outras alterações que estimulam os nervos circundantes ou os pressionam. Esses nervos enviam uma onda de mensagens de dor para o cérebro, e isso causa dor de cabeça.

Cefaleia – Enxaqueca


Cefaleia – Enxaqueca

Nesse tipo de dor de cabeça, outros sintomas além da dor ocorrem como parte da dor de cabeça. Náuseas e vômitos, tontura, sensibilidade à luz (fotofobia) e outros sintomas visuais geralmente ocorrem com enxaquecas. As enxaquecas também têm fases distintas. Nem todas as pessoas têm cada fase, no entanto.

As fases de uma enxaqueca podem incluir:

Premonição ou fase prodrômica: Uma mudança de humor ou comportamento pode ocorrer horas ou dias antes da dor de cabeça.
Fase de aura: Um grupo de sintomas visuais, sensoriais ou motores pode preceder a cefaleia. Exemplos incluem alterações na visão, alucinações, dormência, alterações na fala e fraqueza muscular.
Fase de dor de cabeça: Período durante a dor de cabeça real com dor latejante em um ou ambos os lados da cabeça. Sensibilidade à luz e movimento são comuns, assim como depressão, fadiga e ansiedade.
Fase de resolução: A dor diminui durante esta fase, mas pode ser substituída por fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração. Algumas pessoas se sentem revigoradas após um ataque, outras não.

Dores de cabeça – O que é

Dores de cabeça são uma condição muito comum que a maioria das pessoas experimentará muitas vezes durante suas vidas.

O principal sintoma de uma dor de cabeça é a dor na cabeça ou no rosto. Existem vários tipos de dores de cabeça, e as dores de cabeça tensionais são as mais comuns.

Embora a maioria das dores de cabeça não seja perigosa, certos tipos podem ser um sinal de uma condição subjacente grave.

Uma dor de cabeça é uma dor na cabeça ou no rosto que é frequentemente descrita como uma pressão latejante, constante, afiada ou maçante. As dores de cabeça podem diferir muito em relação ao tipo de dor, gravidade, localização e frequência.

Dores de cabeça são uma condição muito comum que a maioria das pessoas experimentará muitas vezes durante suas vidas.

Eles são a forma mais comum de dor e são um dos principais motivos citados para dias perdidos no trabalho ou na escola, bem como visitas a profissionais de saúde.

Embora a maioria das dores de cabeça não seja perigosa, certos tipos podem ser um sinal de uma condição mais séria.

Dores de cabeça – Causa


Cefaleia – Dores de cabeça

Apesar de anos de pesquisa, o mecanismo real por trás da maioria das dores de cabeça ainda é um pouco de um mistério.

Originalmente, eles pensavam ser causada pela restrição de vasos sanguíneos ou o aperto dos músculos faciais e do couro cabeludo.

Estudos modernos sugerem que as dores de cabeça podem ser desencadeadas por um baixo nível do analgésico natural chamado serotonina. Quando os níveis de serotonina caem, neurotransmissores inflamados na face e no couro cabeludo enviam mensagens de dor que percebemos como dores de cabeça. Depois que os níveis de serotonina voltam ao normal, a maioria das dores tende a diminuir.

Há uma série de desencadeadores internos e externos para dores de cabeça, que vão desde a sensibilidade alimentar à depressão clínica.

O que pode funcionar como um remédio para um gatilho pode fazer mais mal do que bem para outro. Se a atual teoria serotonina/neurotransmissor é verdadeira, então muitos medicamentos utilizados para relaxar os músculos ou abrir os vasos sanguíneos podem não ser tão eficaz como se acreditava.

Uma das causas mais comuns de dores de cabeça é o estresse emocional ou depressão.

Sentimentos de raiva ou ansiedade podem causar tensão muscular na face e couro cabeludo, levando a uma dor de cabeça de tensão.

Insônia e depressão também pode provocar dor na cabeça, o que dá alguma credibilidade à conexão entre os níveis de serotonina e irritação do nervo facial.

Alguns pesquisadores sugerem que as próprias emoções não provocam dores de cabeça, mas deixam uma pessoa mais vulnerável ao conflito entre neurotransmissores e serotonina.

As emoções reprimidas também tendem a provocar mais dor do que expressar raiva ou ansiedade

Outros desencadeadores comuns são a sensibilidade alimentar e química. Alguns podem estar familiarizados com o conceito de um restaurante chinês dá dor de cabeça.

A causa raiz da dor de cabeça experimentada após o consumo de comida chinesa é uma sensibilidade a um realçador de sabor chamado glutamato monossódico (MSG). Em outros alimentos, MSG pode aparecer na lista de ingredientes como proteína vegetal hidrolisada em vez disso.

Outras dores de cabeça podem ser desencadeadas por alimentos que contêm tiramina, um aminoácido conhecido por afetar os níveis de serotonina do corpo.

Os sofredores devem evitar consumir altos níveis de chocolate, creme de leite, iogurte, queijos envelhecidos e carnes de órgãos.

Outro produto químico para se evitar quando se luta contra as dores de cabeça é um preservativo chamado nitritos. Muitas carnes enlatadas ou processadas contêm níveis significativos de nitritos, que ajudam a manter a carne mais fresca e proporcionar uma cor rosa saudável. O mecanismo desencadeante dos nitritos pode ser o mesmo que o glutamato monossódico, causando dor através de uma reação alérgica.

Alguns doentes acreditam que a cafeína é tanto um gatilho como uma cura.

Do lado positivo, muitas medicações de dor de cabeça contêm cafeína para acelerar o medicamento através do sistema digestivo e para a corrente sanguínea.

Uma vez que a medicação atinge a fonte da dor, a cafeína estimula o sistema circulatório para resultados ainda mais rápidos. Infelizmente, a cafeína também pode causar dores de cabeça para pessoas sensíveis, especialmente em níveis de dosagem mais elevados. A queda repentina após a ingestão de cafeína também pode levar a uma “dor de cabeça de cafeína”, uma forma de retirada apenas aliviada pelo tempo ou mais cafeína.

Um disparador comum é o consumo de álcool.

Alguns vinhos tintos contêm tiramina, que pode desencadear dores de cabeça sensibilidade alimentar.

Todas as formas de álcool podem causar desidratação, que é o principal gatilho por trás da dor de ressaca infame experimentado na manhã após um ataque de beber.

Alguns pesquisadores também acreditam que o álcool provoca a expansão dos vasos sanguíneos, o que pode desencadear dores de cabeça, uma vez que eles tentam contrair.

Vamos olhar para as causas de cefaleias primárias e dores de cabeça secundárias, por sua vez.

1) Dores de cabeça primárias


Cefaleia – Dores de cabeça

Dores de cabeça primárias são doenças autônomas causadas diretamente pela hiperatividade de, ou problemas com, estruturas na cabeça que são sensíveis à dor. Isso inclui os vasos sanguíneos, músculos e nervos da cabeça e pescoço. Elas também podem resultar de mudanças na atividade química no cérebro.

Dores de cabeça comuns incluem enxaquecas, dores de cabeça em cluster e dores de cabeça de tensão.

Alguns tipos de cefaleia podem ser tanto primários quanto secundários, pois podem ser um problema isolado ou resultado de outra condição ou doença.

Uma dor de cabeça primária é causada por excesso de atividade ou problemas com estruturas sensíveis à dor em sua cabeça. Uma dor de cabeça primária não é um sintoma de uma doença subjacente.

A atividade química em seu cérebro, os nervos ou vasos sanguíneos ao redor seu crânio, ou os músculos de sua cabeça e pescoço (ou alguma combinação desses fatores) podem desempenhar um papel na cefaleias primárias. Algumas pessoas podem também carregam genes que os tornam mais propensos a desenvolver tais dores de cabeça.

Embora geralmente considerado primário, cada um poderia ser um sintoma de uma doença subjacente.

Eles incluem:

Dores crônicas diárias (por exemplo, enxaqueca crônica, cefaleia crônica tipo tensão ou hemicranias continua)
Dores de cabeça quando tosse
Dores de cabeça de exercício
Dores de cabeça depois do ato sexual

Algumas dores de cabeça primárias podem ser desencadeadas por fatores de estilo de vida, incluindo:

Álcool, particularmente vinho tinto
Certos alimentos, tais como carnes processadas que contêm nitratos
Alterações no sono ou falta de sono
Postura pobre
Refeições ignoradas
Estresse

Alguns padrões de dor de cabeça também são geralmente considerados tipos de cefaléia primária, mas são menos comuns. Essas dores de cabeça têm características distintas, como uma duração ou dor incomum associada a uma determinada atividade.

2) Dores de cabeça secundárias

Dores de cabeça secundárias são dores de cabeça que são sintomas de outra condição que estimula os nervos sensíveis à dor da cabeça.

Há um grande número de condições diferentes que podem causar dores de cabeça secundárias, variando na gravidade de uma ressaca induzida por álcool a um tumor cerebral.

Além destes dois exemplos, a seguinte lista deve servir para ilustrar a variedade de condições diferentes que podem causar dores de cabeça secundárias:

Coágulos de sangue
Dores de cabeça contínua
Envenenamento por monóxido de carbono
Dores de cabeça de sorvete (comumente chamado congelamento de cérebro)
Concussão
Desidratação
Glaucoma
Gripe
Uso excessivo de medicação para dor
Ataques de pânico
Acidente vascular encefálico.

Como as dores de cabeça podem ser um sintoma de uma condição grave, é importante procurar aconselhamento médico se dores de cabeça se tornarem mais grave, regular ou persistente.

Por exemplo, se a dor de cabeça for mais dolorosa e perturbadora do que dores de cabeça anteriores, piora ou não melhora com a medicação ou é acompanhada por outros sintomas como confusão, febre, alterações sensoriais e rigidez, um profissional de saúde deve ser contatado.

Fonte: my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.com/www.medicalnewstoday.com/www.mayoclinic.org/www.principo.org/www.hopkinsmedicine.org/kidshealth.org/headacheaustralia.org.au

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.