PUBLICIDADE
Cacofobia – Definição
Cacofobia é um medo mórbido da feiura. Este medo tem taxas mais altas com indivíduos vaidosos e perfeccionistas.
A palavra raiz caco vem do grego que significa “ruim” ou “desagradável”, e a palavra “fobia” vem da palavra grega phóbos que significa “medo”.
Mas usado principalmente por pessoas pretensiosas e preconceituosas que querem uma desculpa para serem idiotas completos e absolutos.
Em síntesse:
A cacofobia é um medo intenso da feiura. Pessoas com esse transtorno de ansiedade podem ter medo de se tornar feias. Ou eles podem ter sintomas de pânico e ansiedade quando pensam ou veem algo feio.
A cacofobia é uma das poucas fobias subjetivas em vez de objetivas. O indivíduo determina o que é feio e, portanto, assustador.
Cacofobia – O que é
A cacofobia é um medo da fealdade (feia, feiura) ou de uma aparência desagradável.
É um tipo de transtorno de ansiedade que pode levar o paciente a evitar algumas configurações ou experiências para reduzir o risco de encontros com o objeto do medo.
Pessoas com cacofobia podem ter medo de parecer feias, ou podem se preocupar em ver algo que consideram feio.
Uma pessoa com cacofobia pode temer todas as formas de feiúra ou um tipo específico, como a feiura percebida em pessoas, animais, lugares ou objetos.
Pessoas com cacofobia podem ficar muito estressadas ou ansiosas quando pensam ou veem algo que consideram feio. A condição também pode afetar as relações pessoais e profissionais.
Pessoas com essa condição podem entender que seu medo é extremo, mas podem não ser capazes de controlá-lo.
O tratamento está disponível para fobias para ajudar os pacientes a lidar com esse medo.
Em alguns casos, pode ser possível resolvê-lo para que os pacientes possam se envolver em atividades sociais comuns sem estresse, enquanto em outros, pode ser controlado para permitir que os pacientes tenham uma vida mais normal.
Esta é uma fobia altamente incomum. Como outros membros desta família de transtornos de ansiedade, pode ser desencadeada por uma variedade de eventos.
Um paciente pode ter sido exposto a imagens da mídia de pessoas com expressões faciais incomuns em associação com crimes violentos ou outros eventos traumáticos, por exemplo.
Os pais e outros membros da família podem ter manifestado desgosto por pessoas pouco atraentes, ou um paciente pode ter tido uma experiência pessoal desagradável, como um sequestro que envolveu uma pessoa com características faciais desagradáveis.
Com o tempo, os pacientes podem desenvolver uma ansiedade sobre o objeto do medo que pode se tornar tão intenso que apenas pensar sobre ele causa sintomas.
As respostas às fobias podem incluir coração acelerado, sudorese, náusea e tontura.
Alguém com cacofobia pode ter dificuldades com notícias que mostram pessoas que parecem desagradáveis, por exemplo.
Associações específicas com características faciais específicas, como cicatrizes, podem ocorrer por causa de sua conexão com um evento perturbador.
O paciente também pode ter problemas em espaços públicos devido ao medo de gatilhos de cacofobia.
A psicoterapia pode ajudar um paciente a chegar à raiz da cacofobia para entender como e por que ele se desenvolveu, o que às vezes pode ser útil.
Um profissional de saúde mental também pode fornecer conselhos sobre como lidar com a condição. Isso pode incluir dessensibilização sistemática, em que o paciente e o profissional de saúde trabalham juntos em um ambiente controlado para tornar o objeto da fobia menos assustador.
Alguns pacientes se beneficiam de medicamentos ansiolíticos para controlar as respostas ao medo ou a terapia contínua para resolver o problema.
O apoio de amigos e familiares pode ser útil para pacientes com cacofobia.
Embora as fobias sejam irracionais, os pacientes experimentam medo e angústia muito reais quando estão ao redor dos objetos de seus medos.
Alguns pacientes podem reconhecer que seus medos não são lógicos, mas podem não ser capazes de superá-los apenas com essa consciência.
O tratamento de suporte pode ajudar os pacientes a lidar com seus medos e desenvolver um plano para lidar com eles com tranquilidade no futuro.
Cacofobia – Sintomas
Ansiedade Extrema, Pavor
Falta de ar
Respiração Rápida
Palpitações cardíacas
Suor excessivo
Náusea
Boca seca
Confusão/Incapacidade de articular claramente
Falta de foco
Irritabilidade
Sacudindo
Sentimentos de impotência
Obsessão com o sujeito da fobia
Medo ou sentimentos de perder o controle
Comportamento de levitação
Dores de cabeça
Cacofobia – Causas
Cacofobia
Cacofobia é uma fobia específica (ou “isolada”), centrada em fatores-chave não sociais. Fobias isoladas tendem a ter algum trauma prévio (muitas vezes na infância e muitas vezes fisicamente prejudicial) como causa raiz; o medo das abelhas pode resultar de uma lesão na infância, por exemplo.
A educação também pode desempenhar um papel, como avisos dos pais sobre uma ameaça direta (como “cobras podem morder e matar você”), o que é especialmente notável nos casos em que uma ameaça é mais iminente. (Uma alergia a abelhas ou manteiga de amendoim, por exemplo, naturalmente reforçaria uma preocupação médica real.)
Acredita-se que fatores genéticos e hereditários possam desempenhar um papel em fobias específicas, especialmente aquelas relacionadas ao perigo de lesão. (Um reflexo primal de “luta ou fuga” pode ser mais facilmente desencadeado naqueles com uma predisposição genética, por exemplo).
Por outro lado, as fobias sociais (como o medo do odor corporal ou do toque) são menos bem compreendidas, são impulsionadas pela ansiedade social e são amplamente rotuladas como “transtorno da ansiedade social”.
Em todos os tipos de fobias, experiências externas e/ou relatos podem reforçar ou desenvolver o medo, como ver um membro da família ou amigo afetado. Em casos extremos, as exposições indiretas podem ser tão remotas quanto ouvir uma referência na conversa, ver algo nas notícias, na TV ou nos filmes.
A cacofobia, como a maioria das fobias, deriva de um mecanismo de superproteção subconsciente e, como acontece com muitas fobias, também pode estar enraizada em um conflito emocional não resolvido.
Cacofobia – Diagnóstico
Vivenciar um evento traumático pode levar à cacofobia
Não há testes para diagnosticar medos específicos.
Um profissional de saúde pode diagnosticar a condição com base em discussões com você sobre:
Seus sintomas.
Há quanto tempo estão acontecendo.
Se eles estão interferindo em sua vida.
Um profissional de saúde pode diagnosticar a cacofobia se o seu medo da feiura:
Causa extrema ansiedade.
Leva a estresse significativo ou afeta sua vida diária.
Está acontecendo há pelo menos seis meses.
Leva você a dar passos irracionais na tentativa de parecer mais bonita.
Faz com que você evite situações específicas em que você acha que pode encontrar feiura.
Produz sintomas físicos de ansiedade ou ataques de pânico.
Cacofobia – Tratamento
Cacofobia
Pessoas com cacofobia leve podem não precisar de tratamento. Mas se o medo causar sintomas físicos ou afetar sua vida, você deve conversar com um profissional de saúde.
Possíveis tratamentos para cacofobia incluem:
Terapia cognitivo-comportamental (TCC): a TCC é uma psicoterapia estruturada que pode ajudar uma pessoa a entender e controlar pensamentos e emoções. Essa terapia da conversa pode ajudar as pessoas a desaprender pensamentos negativos que acontecem quando pensam ou encontram a feiura. Um tipo de TCC é a terapia comportamental dialética (DBT). Com DBT, um terapeuta pede que a pessoa pense em algo feio e depois dê um meio sorriso. Com o tempo, isso pode mudar as emoções associadas à feiura percebida.
Terapia de exposição: A terapia de exposição, às vezes chamada de dessensibilização, ajuda as pessoas a enfrentar seus medos. A terapia expõe a pessoa a coisas que ela teme – gradualmente, ao longo do tempo, em um ambiente controlado. A terapia de exposição começa com algo menos assustador, como uma foto de algo levemente feio. Através do aumento da exposição, as pessoas podem aprender a gerenciar a cacofobia.
Hipnoterapia: A hipnoterapia pode colocar uma pessoa em um estado de transe, mas focado. Uma pessoa sob hipnose é mais aberta a sugestões e mudanças. Um hipnotizador pode ser capaz de convencer uma pessoa hipnotizada de que algo que ela pensava ser feio não é. Ou talvez o hipnotizador possa convencer a pessoa de que a feiúra não deve ser temida.
Medicamentos: Medicamentos ansiolíticos podem diminuir a ansiedade e seus sintomas. As drogas não são uma cura para a cacofobia. Mas podem ajudar as pessoas a enfrentar determinadas situações quando necessário.
Fonte: my.clevelandclinic.org/medical-dictionary.thefreedictionary.com/www.wisegeek.org/massivephobia.com/quizzclub.com/www.urbandictionary.com/quizzclub.com