Bócio

PUBLICIDADE

Bócio – Definição

Bócio refere-se a qualquer aumento visível da glândula tireoide.

Bócio é uma glândula tireoide normalmente alargada; pode resultar da superprodução ou superprodução de hormônio ou de uma deficiência de iodo na dieta.

Tem várias causas possíveis e pode ou não estar associada a níveis anormais de hormônios tireoidianos. É tratável.

Bócio – O que é

Bócio é a ampliação ou inchaço da tireoide, uma glândula pequena encontrado perto do pomo de Adão no pescoço. A área inchada pode estar dolorida e macia ou pode não ser dolorosa. Em alguns casos, pode exercer pressão sobre o esôfago, o que pode resultar em uma sensação apertada ao redor da garganta, causando falta de ar ou sensação de asfixia. Existem diferentes tipos de bócios, sendo os mais comuns coloides, tóxicos nodulares e não tóxicos.

Colóide refere-se a um bócio causado por hipotiroidismo, ou diminuição da produção de hormonas da tiróide. Nesse caso, a glândula tireoide aumenta de tamanho porque está tentando produzir uma quantidade maior de hormônios.

O aumento de peso ou a incapacidade de perder peso podem ser um problema para as pessoas que sofrem desta condição, porque os hormônios feitos pela tireóide são essenciais para o metabolismo saudável.

O metabolismo lento faz com que as pessoas queimem calorias em uma taxa diminuída.

Um bócio nodular tóxico geralmente se refere ao hipertireoidismo ou ao excesso de produção de hormônios tireoidianos, bem como outras inconsistências – incluindo neoplasias malignas – nos nódulos da tireóide.

Pessoas com essa condição podem ter dificuldade em ganhar peso. Um bócio não tóxico não inclui neoplasias malignas.

Este tipo de inchaço é pensado para ser causado por deficiência de iodo em muitos casos, embora com o advento de produtos iodados como sal de mesa, os problemas de tireóide relacionados com iodo tenham diminuído em grande número nos Estados Unidos e em muitos outros países. Outras causas incluem câncer de tireóide e cistos de tireóide não malignos.

Alterações hormonais no corpo, como gravidez ou puberdade, bem como certos alimentos, também podem causar inchaço, mas geralmente são pequenas e não são problemáticas.

Existem muitas opções de tratamento disponíveis, embora um bócio muito pequeno ou não problemático possa ser observado por algum tempo antes do tratamento ser indicado.

Um que requer atenção médica pode ser tratado com terapia de reposição hormonal, embora em alguns casos, a cirurgia seja necessária. Se o inchaço causar muita pressão sobre a traqueia, evita a deglutição ou respiração adequada, ou apresenta incertezas quanto a uma natureza maligna, por exemplo, a cirurgia pode ser aconselhável.

Bócio – Tipos

bócio pode ser classificado de algumas maneiras diferentes, incluindo a maneira como cresce e se os níveis de hormônio da tireóide são irregulares ou não.

Classificações para bócio com base em como ele aumenta incluem:

Bócio simples (difuso): Este tipo de bócio acontece quando toda a sua glândula tireoide incha e é suave ao toque.
Bócio nodular: Este tipo de bócio acontece quando um nódulo sólido ou cheio de líquido chamado nódulo se desenvolve dentro da tireoide e faz com que pareça irregular.
Bócio multinodular: Este tipo de bócio acontece quando há muitos nódulos (nódulos) na tireoide. Os nódulos podem ser visíveis ou apenas descobertos através de exames ou varreduras.

As classificações de bócio com base nos níveis de hormônio da tireoide incluem:

Bócio tóxico: Este bócio acontece quando sua tireoide está aumentada e produz muito hormônio tireoidiano.
Bócio não tóxico: Se você tem uma tireoide aumentada, mas níveis normais de tireoide (eutireóide), é um bócio não tóxico. Em outras palavras, você não tem hipertireoidismo (tireoide hiperativa) ou hipotireoidismo (tireoide hipoativa).

Os profissionais de saúde combinam esses descritores para classificar certos tipos de bócio ao diagnosticá-los. Por exemplo, um bócio multinodular tóxico acontece quando há mais de um nódulo na tireoide – geralmente vários – produzindo uma quantidade extra de hormônio tireoidiano.

Bócio – Glândula tireoide


Glândula 
tireoide

glândula tireoide fica montada na traqueia (traqueia) e tem a forma de uma borboleta. Faz tiroxina, um hormônio que regula a atividade metabólica do corpo, como o pedal do acelerador em um carro.

Excesso de tiroxina aumenta o metabolismo, causando perda de peso, elevação da temperatura, nervosismo e irritabilidade. Pouca tiroxina retarda o metabolismo, aprofunda a voz, causa ganho de peso e retenção de água e retarda o crescimento e o desenvolvimento mental das crianças. Ambas as condições também alteram o crescimento do cabelo e da pele, a função intestinal e o fluxo menstrual.

Curiosamente, a glândula tireoide é muitas vezes aumentada, quer esteja produzindo muito hormônio, muito pouco ou, às vezes, mesmo quando está funcionando normalmente.

A tireoide é controlada pela glândula pituitária, que secreta o hormônio estimulante da tireoide (TSH) em resposta à quantidade de tiroxina encontrada no sangue.

O TSH aumenta a quantidade de tiroxina secretada pela tireoide e também faz com que a glândula tireoide cresça.

Bócio hipertireoidiano – Se a quantidade de hormônio estimulante for excessiva, a tireoide aumentará e secretará muita tiroxina. O resultado — hipertireoidismo com bócio. A doença de Graves é a forma mais comum desta doença.
Bócio eutireoidiano – A tireoide é o único órgão do corpo a usar iodo. Se o iodo da dieta for ligeiramente inadequado, muito pouca tiroxina será secretada e a hipófise sentirá a deficiência e produzirá mais TSH. A glândula tireoide aumentará o suficiente para produzir tiroxina suficiente.
Bócio hipotireoidiano – Se o iodo da dieta for severamente reduzido, mesmo uma glândula aumentada não será capaz de produzir tiroxina suficiente. A glândula continuará crescendo sob a influência do TSH, mas pode nunca ser capaz de produzir tiroxina suficiente.

Um bócio é um aumento anormal da glândula tireoide. Sua tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na base do pescoço, logo abaixo da maçã de Adão. Embora os goitros geralmente sejam indolores, um bócio grande pode causar tosse e dificultar a ingestão ou respiração.

A causa mais comum de bócios em todo o mundo é a falta de iodo na dieta.

O tratamento depende do tamanho do bócio, dos sintomas e da causa subjacente.

Bócios pequenos que não são perceptíveis e não causam problemas geralmente não precisam de tratamento.

Bócio – Sintomas

Quando há um problema com a tireoide, podem surgir sintomas de bócio. Se os sintomas do bócio interferirem com a capacidade de uma pessoa respirar ou engolir, ou quando houver inchaço visível, um médico deve ser consultado.

Às vezes, a glândula tireoide aumenta em uma tentativa de aumentar a produção hormonal, levando à formação de um bócio. Se isso for grande o suficiente, os sintomas do goitre podem ser experimentados, como uma voz rouca, tosse e problemas de deglutição e respiração.

Nem todos os bócios causam sinais e sintomas.

Quando ocorrem sinais e sintomas, eles podem incluir:

Um inchaço visível na base do pescoço que pode ser particularmente óbvio quando você se barbear ou se máquina
Um sentimento apertado na garganta
Tosse
Rouquidão
Dificuldade de deglutição
Dificuldade ao respirar

O alargamento generalizado de sua tireoide pode expandir a glândula bem além do tamanho normal (contorno) e pode causar uma protuberância visível no pescoço.

Bócio – Causas


Bócio

Sua glândula tireoidea produz dois hormônios principais – tiroxina (T-4) e triiodotironina (T-3). Esses hormônios circulam na corrente sanguínea e ajudam a regular seu metabolismo.

Eles mantêm a taxa em que seu corpo usa gorduras e carboidratos, ajudam a controlar a temperatura do seu corpo, influenciam a frequência cardíaca e ajudam a regular a produção de proteínas.

Sua glândula tireoidiana também produz calcitonina – um hormônio que ajuda a regular a quantidade de cálcio no sangue.

Sua glândula pituitária e seu hipotálamo controlam a taxa em que esses hormônios são produzidos e liberados.

O processo começa quando o hipotálamo – uma área na base do cérebro que atua como um termostato para todo o sistema – sinaliza sua glândula pituitária para fazer um hormônio conhecido como hormônio estimulador da tireoide (TSH). Sua glândula pituitária – também localizada na base do seu cérebro – libera uma certa quantidade de TSH, dependendo da quantidade de tiroxina e T-3 no seu sangue. Sua glândula tireoidiana, por sua vez, regula a produção de hormônios com base na quantidade de TSH que recebe da glândula pituitária.

Ter um bocio não significa necessariamente que sua glândula tireoide não está funcionando normalmente. Mesmo quando é ampliada, sua tireoide pode produzir quantidades normais de hormônios. Pode também, no entanto, produzir muito ou muito pouco tiroxina e T-3.

Uma série de fatores podem fazer com que sua glândula tireoide se aumente.

Entre os mais comuns estão:

Deficiência de iodo. O iodo, que é essencial para a produção de hormônios tireoidianos, é encontrado principalmente na água do mar e no solo nas áreas costeiras. No mundo em desenvolvimento, as pessoas que vivem no interior ou em elevação elevada são muitas vezes deficientes em iodo e podem desenvolver goitros quando a tireoide aumenta em um esforço para obter mais iodo. A deficiência inicial de iodo pode ser ainda pior por uma dieta rica em alimentos que inibem hormônios, como repolho, brócolis e couve-flor.
Embora a falta de iodo dietético seja a principal causa de bócio em muitas partes do mundo, isso geralmente não é o caso em países onde o iodo é rotineiramente adicionado ao sal de mesa e outros alimentos.
Doença de Graves. 
Um bócio às vezes pode ocorrer quando a glândula tireoide produz muito hormônio da tireoideia (hipertireoidismo). Na doença de Graves, os anticorpos produzidos por seu sistema imune atacam erroneamente sua glândula tireoide, fazendo com que ele produza excesso de tiroxina. Essa superestimulação faz com que a tireoide se inveja.
Doença de Hashimoto. 
Um bócio também pode resultar de uma tireoide insuficiente (hipotireoidismo). Como a doença de Graves, a doença de Hashimoto é uma doença autoimune. Mas em vez de fazer com que sua tireoide produza muito hormônio, os danos de Hashimoto são sua tireoide para que ela produza muito pouco.
Percebendo um nível hormonal baixo, sua glândula pituitária produz mais TSH para estimular a tireoide, o que então faz com que a glândula se aumente.
Bócio multinultural.
 Nesta condição, vários pedaços sólidos ou cheios de líquido chamados nódulos se desenvolvem em ambos os lados da tireoide, resultando em aumento geral da glândula.
Nódulos de tireóide solitários. 
Neste caso, um único nódulo se desenvolve em uma parte da glândula tireoidea. A maioria dos nódulos é não cancerígena (benigna) e não leva ao câncer.
Câncer de tireoide.
 O câncer de tireoide é muito menos comum do que os nódulos tireoidianos benignos. A biópsia de um nódulo tireoidiano é muito precisa para determinar se é cancerígena.
Gravidez. 
Um hormônio produzido durante a gravidez, a gonadotrofina coriônica humana (HCG), pode fazer com que sua glândula tireoidiana se aumente ligeiramente.
Inflamação.
 A tireoidite é uma condição inflamatória que pode causar dor e inchaço na tireoide. Também pode causar uma sobre ou subprodução de tiroxina.

Bócio – Fatores de risco

Bócios podem afetar qualquer pessoa. Eles podem estar presentes no nascimento e ocorrer em qualquer momento ao longo da vida.

Alguns fatores comuns de risco para bócio incluem:

Falta de iodo dietético. As pessoas que vivem em áreas onde o iodo é escasso e que não têm acesso a suplementos de iodo estão em alto risco de bócio.
Ser feminino.
 Como as mulheres são mais propensas a distúrbios da tireoideia, eles também são mais propensos a desenvolver bócio.
Sua idade. Os bócios são mais comuns depois dos 40 anos.
Histórico médico.
 Um histórico pessoal ou familiar de doença auto-imune aumenta seu risco.
Gravidez e menopausa
. Por razões que não são inteiramente claras, os problemas da tiróide são mais prováveis de ocorrer durante a gravidez e a menopausa.
Certos medicamentos.
 Alguns tratamentos médicos, incluindo o medicamento para o coração da amiodarona (Cordarone, Pacerone, outros) e a droga psiquiátrica do lítio (Lithobid, outros), aumentam seu risco.
Exposição à radiação. 
Seu risco aumenta se você teve tratamentos de radiação no pescoço ou área do peito ou esteve exposto a radiação em uma instalação nuclear, teste ou acident.

Bócio – Complicações


Bócio

Bócios pequenos que não causam problemas físicos ou cosméticos não são uma preocupação. Mas grandes dos bócios podem dificultar a respiração ou a ingestão e podem causar tosse e rouquidão.

Os bócios que resultam de outras condições, como o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo, podem ser associados a uma série de sintomas que variam de fadiga e ganho de peso para perda de peso, irritabilidade e problemas para dormir.

Bócio – Diagnóstico

O tamanho, a forma e a textura da glândula tireoide ajudam o médico a determinar a causa. Uma bateria de exames de sangue são necessários para verificar a doença específica da tireoide.

Estudos de imagens funcionais usando iodo radioativo determinam quão ativa é a glândula e como ela se parece.

Seu médico geralmente diagnostica o bócio quando realiza um exame físico e sente que você tem uma tireoide aumentada. No entanto, a presença de um bócio indica que há um problema com sua glândula tireoide.

Eles precisarão descobrir qual é o problema e avaliar o bócio, incluindo o seguinte:

Exame físico: Seu médico pode saber se sua glândula tireoide está aumentada sentindo a área do pescoço em busca de nódulos e sinais de sensibilidade.
Exame de sangue da tireoide: Este exame de sangue mede os níveis de hormônio da tireoide, que revelam se sua tireoide está funcionando corretamente.
Teste de anticorpos: Este exame de sangue procura certos anticorpos que são produzidos em algumas formas de bócio. Um anticorpo é uma proteína produzida pelos glóbulos brancos. Os anticorpos ajudam na defesa contra invasores (por exemplo, vírus) que causam doenças ou infecções em seu corpo.
Ultrassom da tireoide: O ultrassom é um procedimento que envia ondas sonoras de alta frequência através dos tecidos do corpo. Os ecos são gravados e transformados em vídeo ou fotos. Seu provedor pode “ver” sua tireoide para verificar seu tamanho e se tem nódulos.
Biópsia: A biópsia é a remoção de uma amostra de tecido ou células a serem estudadas em laboratório. Você pode precisar de uma biópsia da tireoide se houver grandes nódulos na glândula tireoide. Uma biópsia é feita para descartar o câncer.
Captação e varredura da tireoide: Este exame de imagem fornece informações sobre o tamanho e a função da tireoide. Neste teste, uma pequena quantidade de material radioativo é injetada em uma veia para produzir uma imagem da sua tireoide na tela do computador. Os provedores não solicitam esse teste com muita frequência, pois só é útil em determinadas circunstâncias.
Tomografia computadorizada ou ressonância magnética (ressonância magnética) da tireoide: se o bócio for muito grande ou se espalhar para o peito, uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética é usada para medir o tamanho e a disseminação do bócio.

Bócio – Tratamento


Bócio

Bócios de todos os tipos regridem com o tratamento da condição subjacente. O iodo dietético pode ser tudo o que é necessário. No entanto, se uma tireoide com deficiência de iodo que cresceu em tamanho para acomodar sua deficiência de repente recebe uma quantidade adequada de iodo, ela pode produzir grandes quantidades de tiroxina e causar uma tempestade na tireoide, o equivalente a acelerar o motor do seu carro em velocidade máxima.

O hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos, doses terapêuticas de iodo radioativo ou redução cirúrgica.

A cirurgia é muito menos comum agora do que costumava ser devido ao progresso dos medicamentos e da radioterapia.

Bócio – Prognóstico

Embora os bócios diminuam de tamanho, a tireoide pode não voltar ao normal. Às vezes, a função da tireoide não retorna após o tratamento, mas a tiroxina é fácil de tomar como pílula.

O prognóstico (perspectiva) para o bócio depende do seu tipo e do que o causou.

O bócio simples tem um bom prognóstico. Se a sua tireóide continuar a aumentar, pode comprimir as estruturas circundantes e causar dificuldade em respirar e engolir e rouquidão.

Se o bócio é um sinal de outra doença da tireoide, como a doença de Graves ou a doença de Hashimoto, o prognóstico depende da causa subjacente do aumento da tireoide.

Bócio – Prevenção

O bócio eutireoidiano e o bócio hipotireoidiano são comuns em todo o mundo porque muitas regiões têm uma dieta inadequada de iodo.

Grupos de ajuda internacional estão fornecendo sal iodado para muitas dessas populações. Como o retardo mental é um resultado comum do hipotireoidismo em crianças, este é um projeto extremamente importante.

Um bócio causado por deficiência de iodo (bócio simples) geralmente é o único tipo de bócio que você pode prevenir. Consumir uma dieta que inclua peixe, laticínios e uma quantidade saudável de sal de mesa iodado previne esses tipos de bócio. Suplementos de iodo e outros suplementos geralmente não são recomendados e podem fazer mais mal do que bem.

Fonte: www.idrc.ca/www.tulane.edu/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.encyclopedia.com/www.people.virginia.edu/www.healthline.com/nhs.uk/medizzy.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.