Aracnofobia

PUBLICIDADE

Aracnofobia – O que é

Imagine que você está em casa assistindo televisão, e você vê uma aranha andando pelo chão.

Como você responderia?

Uma resposta normal seria pegar a aranha e largá-la do lado de fora da porta da frente.

Outra resposta normal seria esmagar a aranha e jogá-la no vaso sanitário ou colocá-la na lata de lixo. No entanto, se você está tendo um ataque de pânico e fugindo da aranha, você pode ter aracnofobia.

Na raiz da palavra é arachno, que vem da palavra grega para aranha.

Uma fobia é um medo excessivo e irracional de alguma coisa. Se você combinar as duas palavras, terá “aracnofobia”, que é o medo excessivo e irracional das aranhas.

aracnofobia é o tipo mais comum de fobia animal.

Adultos que sofrem de aracnofobia são capazes de reconhecer que o medo de aranhas é excessivo, enquanto as crianças podem não ser capazes de fazer essa distinção.

Uma fobia em si é mais do que apenas medo. É uma emoção intensa e avassaladora que pode fazer você sentir que está sob uma séria ameaça.

aracnofobia pode impedi-lo de participar de certos eventos ou situações porque sua mente diz que você está em perigo de aranhas.

Como outros tipos de fobias, a aracnofobia pode ser debilitante e interferir em sua vida. Mas não precisa. Depois de identificar a fobia de aranha, é possível trabalhar com ela para que seus medos não interfiram em sua vida cotidiana.

Aracnofobia (medo de aranhas)

Aracnofobia

Aracnofobia é o medo de aracnídeos – um grupo de artrópodes que inclui aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros.

Da palavra grega arachne, que significa aranha, e phobos, que significa medo, aracnofobia pode ser uma condição debilitante para alguns.

medo de aranhas se torna uma fobia quando consome seus pensamentos, interfere em suas atividades diárias e o impede de socializar com sua família e amigos.

Os sintomas da aracnofobia incluem sudorese ou tremores e aperto no peito ou batimentos cardíacos acelerados.

Terapias comportamentais juntamente com exercícios de relaxamento e respiração são as principais opções de tratamento.

Em síntese:

Aracnofobia é um medo intenso de aranhas.

Muitos medos parecem razoáveis. Todos nós tentamos evitar coisas que nos fazem sentir desconfortáveis.

A diferença entre um medo e uma fobia é que uma fobia é um medo intenso e irracional em relação a uma ou mais coisas ou situações. Além disso, com fobias, o nível do seu medo não corresponde ao perigo real apresentado pelo objeto ou situação temida.

As fobias tornam-se um problema de saúde quando o medo interfere na sua capacidade de realizar atividades diárias. As fobias podem limitar sua capacidade de trabalhar com eficiência, sobrecarregar seus relacionamentos e reduzir sua auto-estima. Nesse caso, por exemplo, você pode evitar propositalmente atividades ao ar livre (caminhadas, piqueniques, ciclismo) ou atividades sazonais (Halloween) com a família ou amigos por causa do medo de que as aranhas possam estar presentes.

Aracnofobia – Significado

Se você não ouviu falar dessa fobia específica, é um medo intenso e irracional de aranhas. Embora muitas pessoas achem as aranhas assustadoras, a maioria de nós pode lidar com elas sem experimentar um nível de medo que afeta negativamente nossas vidas. No entanto, para quem tem aracnofobia, as coisas são diferentes.

Ver ou mesmo pensar em uma aranha pode causar uma resposta emocional avassaladora, fazendo com que se sintam em perigo iminente.

Aracnofobia, também conhecida como fobia de aranha, é o medo intenso de aranhas e outros aracnídeos.

Classificada como uma fobia específica, a aracnofobia causa sofrimento clinicamente significativo que pode afetar a qualidade de vida de um indivíduo. Quando em contato ou pensando em aracnídeos, os indivíduos provavelmente sentirão medo e experimentarão sintomas de ansiedade quase que imediatamente.

aracnofobia vem da combinação das palavras gregas para “aranha” ou “arachno” e “medo” “fobos”.

Mas para muitas pessoas, o medo não se limita a apenas aranhas. Às vezes são todos os tipos de pesadelos com muitas patas, como escorpiões ou carrapatos.

Aracnofobia – Causas

Aracnofobia

Fobias específicas, como aracnofobia, tendem a se desenvolver na infância. Embora não haja um gatilho único para a aracnofobia, existem teorias que sugerem por que ela pode se desenvolver.

Alguns destes são:

Evolucionário

teoria evolucionária sugere que as pessoas desenvolvem aracnofobia devido a uma preparação evoluída para lidar com ameaças potenciais.

Um estudo testou isso para ver se a aracnofobia é inerente à nossa natureza. Os pesquisadores apresentaram a um grupo de bebês de 6 meses imagens de flores, pássaros, aranhas e cobras.

Ao ver as fotos de aranhas e cobras, as pupilas dos bebês se dilataram, o que indicava que suas respostas de medo haviam sido ativadas.

Teorias sociais

Outra teoria é que o medo das pessoas de aranhas é aprendido. Por exemplo, a mídia geralmente retrata as aranhas como assustadoras e potencialmente perigosas.

Além disso, se uma pessoa cresce em um ambiente onde seus pais têm medo de aranhas, isso pode se tornar um comportamento aprendido, e a criança também pode desenvolver o mesmo medo.

Experiência passada: Se uma pessoa tiver uma experiência anterior desagradável ou traumática com uma aranha, isso pode causar o desenvolvimento de aracnofobia.

Aracnofobia – Sintomas

Aracnofobia

Existem vários sintomas que acompanham a aracnofobia e geralmente são semelhantes aos de um ataque de pânico.

Alguns dos sinais físicos incluem:

Tontura
Náusea
Sudorese
Tremendo
Aumento da frequência cardíaca
Desmaio
Dificuldade respiratória

Uma pessoa com aracnofobia também pode apresentar alguns dos seguintes comportamentos:

Evitando situações em que as aranhas possam estar, como programas de televisão, florestas ou galpões
Superestimando as chances de encontrar uma aranha
Correndo, gritando ou chorando se virem uma aranha
Ficando com tanto medo, eles congelam no lugar

Fonte: Colégio São Francisco

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.