PUBLICIDADE
Anemia ferropriva – Definição
A anemia é uma condição na qual o sangue não tem hemoglobina suficiente em seus glóbulos vermelhos. É um sinal de um processo de doença de algum tipo, em vez de uma doença por si só.
A anemia é o distúrbio sanguíneo mais comum na população em geral. Existem muitos tipos diferentes de anemias. Alguns resultam da perda de sangue, alguns da destruição excessivamente rápida dos glóbulos vermelhos (RBCs) e alguns da falha do corpo em produzir eritrócitos suficientes.
A anemia por deficiência de ferro (Anemia ferropriva) é a forma mais comum de anemia. Ocorre quando as pessoas não recebem ferro suficiente em suas dietas, quando seus corpos não absorvem ferro suficiente da dieta ou quando ocorre perda de sangue.
O ferro é necessário para a produção de hemoglobina, uma substância encontrada nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo.
Quando não há hemoglobina suficiente no sangue, os tecidos e órgãos do corpo ficam sem oxigênio, levando ao cansaço, perda de uma cor saudável na pele, dores de cabeça e outros sintomas.
Na anemia por deficiência de ferro, as células vermelhas parecem anormais e são extraordinariamente pequenas (microcíticas) e pálidas (hipocrômicas).
A palidez das células vermelhas reflete seu baixo teor de hemoglobina.
Anemia ferropriva – O que é
A anemia por deficiência de ferro (Anemia ferropriva) varia em gravidade de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem não apresentar nenhum sintoma – principalmente se a perda de ferro ocorrer gradualmente durante um longo período de tempo – e podem ser diagnosticadas durante um exame de sangue de rotina. Outros podem se cansar facilmente, sentir-se fracos, perder peso ou ter dores de cabeça frequentes. Crianças pequenas e mulheres grávidas podem desenvolver sérios problemas de saúde como resultado da anemia por deficiência de ferro.
Crianças com anemia podem desenvolver sopros cardíacos ou apresentar atrasos no crescimento e desenvolvimento.
As mulheres grávidas com anemia por deficiência de ferro têm um risco maior de dar à luz prematuramente ou ter bebês com baixo peso ao nascer.
Outro problema de saúde que pode surgir como resultado da anemia por deficiência de ferro é um batimento cardíaco rápido ou irregular.
Quando o sangue não está transportando oxigênio suficiente para atender às necessidades do corpo, o coração acelera para bombear mais sangue para os tecidos. Com o tempo, o aumento da carga de trabalho no coração pode levar ao aumento do coração, dor no peito e até insuficiência cardíaca.
A deficiência de ferro é uma falta de ferro suficiente no sangue.
As pessoas precisam de ferro para ajudar a transportar oxigênio por todo o corpo.
Quando há falta de ferro no sangue, resultante de deficiências nutricionais ou perda de sangue, podem aparecer sintomas, causados pela redução da quantidade de oxigênio que chega aos tecidos e órgãos do corpo.
Se não for tratada, pode levar a complicações graves, como problemas cardíacos e de crescimento.
No corpo humano, o ferro é usado pelos glóbulos vermelhos para ajudar as células a criar hemoglobina.
A palavra hemoglobina literalmente significa proteína de ferro do prefixo hemo – que significa ferro e – globina, uma proteína. Esta proteína é o que torna as células vermelhas do sangue vermelhas, e quantidades insuficientes de hemoglobina são provavelmente devido à anemia por deficiência de ferro.
Aqueles deficientes em ferro geralmente apresentam sintomas leves, como fadiga, palidez, falta de ar, tontura, unhas quebradiças e perda de apetite.
Nestes casos leves, a deficiência de ferro é facilmente tratada com um suplemento. Uma consulta é sempre melhor para determinar se a verdadeira causa desses sintomas é a deficiência de ferro, uma vez que existem muitas outras doenças e deficiências de vitaminas e minerais que podem produzir sintomas semelhantes.
A única maneira real de determinar se a anemia é causada por falta de ferro é através de um exame de sangue.
Depois de examinar os resultados desse exame de sangue, o médico pode prescrever o tipo adequado de suplemento de ferro a ser tomado. As mulheres são mais propensas a ter deficiência de ferro, já que perdem sangue mensalmente por meio da menstruação.
Anemia ferropriva
O ferro é armazenado no corpo e quem não é deficiente não deve tomar suplementos.
Um excesso de ferro pode causar sintomas semelhantes aos da anemia. É por isso que apenas um médico deve prescrever suplementos de ferro.
Existem muitas causas de anemia por deficiência de ferro, algumas resultantes do estilo de vida, e outras como efeitos colaterais de medicamentos ou doenças.
Uma causa comum de anemia é uma ingestão insuficiente de ferro na dieta ou uma eficiência reduzida no corpo absorvendo e usando esse ferro.
Uma dieta bem equilibrada e nutricionalmente sólida é fundamental para prevenir a anemia por deficiência de ferro. Se não houver ferro suficiente no corpo, a medula óssea não terá os materiais necessários para fabricar hemoglobina.
Suplementos de ferro são mais eficazes se a anemia é apenas devido à falta de ferro na dieta.
O tratamento é diferente se houver uma incapacidade do corpo de absorver e usar o ferro, como pode ser o caso de algumas formas de Síndrome do Cólon Irritável, doença celíaca ou de Crohn, ou aquelas que tomam redutores de ácido estomacal. O uso de suplementos de ferro, que são absorvidos no intestino delgado, ou o tratamento de doenças intestinais, pode permitir que o corpo use mais eficazmente o ferro da dieta.
Uma perda de sangue pode levar à anemia, e se não houver sangramento externo visível e o paciente não for uma mulher menstruada, o médico procurará verificar se há evidência de sangramento interno.
Isto será determinado somente após garantir que o paciente tenha uma nutrição adequada para apoiar a produção de hemoglobina. Tratar a causa subjacente será a cura definitiva para a deficiência de ferro, mas nesse ínterim, suplementos podem ser administrados, no entanto, isso levará pelo menos duas semanas antes que o alívio dos sintomas de anemia por deficiência de ferro seja aliviado. Se a anemia for grave, uma transfusão de sangue pode ser solicitada para fornecer alívio imediato.
O resultado líquido de uma deficiência de ferro em um indivíduo é menos oxigênio indo para músculos e órgãos. O sistema circulatório do corpo usa o poder do coração para bombear o sangue através dos pulmões, a fim de permitir que a hemoglobina nas células vermelhas do sangue capte moléculas de oxigênio nos pulmões. As artérias do corpo levam o sangue oxigenado para os tecidos, enquanto as veias liberam sangue pobre em oxigênio de volta para os pulmões. A hemoglobina é feita na medula óssea a partir de glóbulos vermelhos velhos e ferro da dieta.
A falta de ferro pode levar a uma redução na quantidade de hemoglobina produzida. Isso desencadeia uma reação em cadeia.
Uma quantidade reduzida de hemoglobina significa que o sangue não consegue captar tanto oxigênio dos pulmões. Os tecidos, então, não podem obter tanto oxigênio quanto antes, e suas funções são reduzidas em eficiência.
Aliviar este ciclo leva tempo, e qualquer um que comece um curso de suplementos de ferro deve permitir pelo menos duas semanas para reconstruir as reservas de ferro no corpo.
Qualquer pessoa que suspeite de anemia por deficiência de ferro deve discutir o assunto com um médico que possa fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento adequado.
Anemia ferropriva – Sintomas
Embora os sintomas da deficiência de ferro variem, a anemia por deficiência de ferro é um dos mais conhecidos – e talvez o mais crítico – sintoma. Quando a medula óssea não tem ferro suficiente, não pode produzir a hemoglobina necessária para manter os glóbulos vermelhos saudáveis, o que pode causar anemia por deficiência de ferro.
Como resultado, a medula óssea produz menos glóbulos vermelhos do que a de uma pessoa saudável. Eventualmente, isso pode levar a uma redução no suprimento de oxigênio para os órgãos, o que pode resultar em falência de órgãos e, em alguns casos, morte.
Anemia ferropriva – Sintomas comuns
Além da anemia por deficiência de ferro, alguns outros sintomas da deficiência de ferro são fadiga, tontura, fraqueza muscular, irritabilidade, uma aparência muito pálida e pica – um distúrbio alimentar no qual o doente anseia por itens não alimentícios como argila ou giz.
Além desses sintomas, a anemia também pode causar perda de cabelo, falta de ar, desmaios, constipação, palpitações cardíacas, zumbidos nos ouvidos, alucinações visuais, sensação de dormência ou ardor e, raramente, apneia do sono.
Anemia ferropriva – Causas e Tratamento
Anemia ferropriva
A deficiência de ferro pode ser causada por sangramento excessivo, não comer alimentos suficientes que contenham ferro, ou uma dieta ou problema médico que interfira na absorção do mineral pelo corpo.
Em média, as mulheres são dez vezes mais propensas que os homens a desenvolver essa condição devido ao sangue perdido durante a menstruação.
A anemia é o estágio final da deficiência de ferro, mas sintomas problemáticos podem surgir antes mesmo de a anemia se manifestar. Qualquer sintoma de baixo teor de ferro deve sempre ser levado a sério, pois a anemia por deficiência de ferro pode ser fatal, mas pode ser evitada com o tratamento precoce.
Muitos sintomas de deficiência de ferro podem ser evitados com uma dieta adequada ou com o uso de suplementos de ferro, a menos que seja devido à má absorção.
Alimentos ricos em ferro incluem carnes de todos os tipos, vegetais de folhas verdes, feijão e tofu.
As pessoas que têm algum problema de saúde ou que estão planejando mudanças em sua dieta devem discutir isso com um profissional de saúde.
O tratamento usual para a anemia por deficiência de ferro causada por uma dieta pobre em ferro é uma combinação da adição de alimentos ricos em ferro à dieta do paciente e suplementos dietéticos contendo ferro.
A carne vermelha, especialmente a bovina e o fígado, é a melhor fonte de ferro na dieta. Outros alimentos ricos em ferro incluem frango, peru, porco, peixe e marisco; ovos; massas ou cereais fortificados com ferro; feijão e nozes; Frutas secas; e vegetais de folhas verdes como espinafre. O médico também pode recomendar a adição de frutas cítricas e outras frutas e vegetais ricos em vitamina C (manga, damasco, morango, melão, melancia, brócolis, tomate, pimentão, repolho e batata) ao cardápio diário. A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro presente na carne e em outros alimentos.
Os suplementos dietéticos podem incluir multivitaminas contendo ferro e vitamina C, ou compostos de ferro em forma de pílula ou cápsula para serem tomados com as refeições.
Como os suplementos de ferro podem causar constipação ou azia, os pacientes podem precisar fazer alguns ajustes na hora das refeições (veja a barra lateral).
Os pacientes cuja anemia é causada por parasitas intestinais receberão medicamentos para matar os parasitas.
Aqueles com câncer colorretal ou outros distúrbios do intestino delgado geralmente são tratados com cirurgia.
As úlceras pépticas são tratadas com uma combinação de antibióticos e Pepto-Bismol ou medicamentos que bloqueiam a produção de ácido estomacal.
Pacientes com anemia grave podem necessitar de tratamento hospitalar, incluindo transfusões de sangue e injeções de ferro.
Anemia ferropriva – Prognóstico
A anemia ferropriva é facilmente tratada e tem excelente prognóstico quando o único problema do paciente é a falta de ferro na dieta.
O hematócrito da maioria das pessoas voltará ao normal após dois meses de terapia com ferro. Suplementos de ferro devem ser continuados por mais seis a doze meses, no entanto, para aumentar as reservas de ferro do corpo na medula óssea. Em geral, os idosos levam mais tempo para recuperar os níveis normais de hemoglobina e hematócrito do que os mais jovens.
Os pacientes com pior prognóstico são aqueles cuja anemia é causada pelo câncer colorretal.
Anemia ferropriva – Prevenção
A anemia por deficiência de ferro geralmente pode ser prevenida simplesmente com uma dieta bem balanceada que inclua alimentos ricos em ferro e alimentos que contenham vitamina C.
Outras medidas preventivas incluem:
Tomar suplementos de ferro se seguir uma dieta vegetariana.
Evitar dietas extremas de redução de peso ou modismos alimentares.
Amamentar um bebê no primeiro ano de vida em vez de dar leite de vaca.
Mulheres grávidas ou menstruadas muito devem consultar seu médico sobre a possível necessidade de suplementos de ferro, bem como uma dieta rica em ferro.
Os adultos mais velhos também devem fazer exames de sangue periódicos, principalmente se tomarem altas doses de aspirina ou outros analgésicos de venda livre para artrite, ou se estiverem perdendo o apetite por comida.
Anemia ferropriva – Diagnóstico
A anemia por deficiência de ferro é frequentemente diagnosticada como resultado de um exame de sangue de rotina durante a doação de sangue ou um check-up médico anual.
O exame de sangue pode revelar que há um baixo nível de hemoglobina nas células do sangue da pessoa ou que o sangue tem um hematócrito baixo (uma medida da proporção de glóbulos vermelhos para soro líquido no sangue da pessoa). Os níveis normais de hemoglobina para a população geral estão entre 12 e 16 gramas por decilitro (g/dL) de sangue.
Um nível normal de hematócrito está entre 36 e 46 por cento para mulheres e 46 a 56 por cento para homens. Um paciente com nível de hemoglobina abaixo de 12 g/dL ou hematócrito abaixo de 36 em mulheres ou 46 em homens será diagnosticado como tendo anemia ferropriva.
Outras medidas que podem ser tomadas de uma amostra de sangue são a quantidade de ferro em si no soro sanguíneo; a quantidade de ferritina, uma proteína que ajuda o corpo a armazenar ferro; e o nível de transferrina, uma proteína que transporta ferro no sangue. Um baixo nível de ferritina e um alto nível de transferrina apontam para um diagnóstico de anemia ferropriva.
Uma colonoscopia ou um estudo de ultra-som podem ser solicitados se o médico suspeitar que a anemia do paciente é causada por perda de sangue através do sistema digestivo.
Anemia ferropriva – O papel do ferro
Anemia ferropriva
O ferro é um nutriente essencial para os seres humanos, assim como para muitas outras formas de vida.
Em humanos, ajuda a regular a respiração celular, fornecendo a principal fonte de energia para muitos tipos diferentes de células no corpo para realizar seu trabalho.
É também um componente importante dos glóbulos vermelhos, que fornecem oxigênio a todas as partes do corpo e devolvem dióxido de carbono aos pulmões para expiração.
O ferro também ajuda a armazenar oxigênio nas células musculares.
O tratamento de anemia por deficiência de ferro aborda o tipo de anemia caracterizada por uma falta de ferro no organismo. O ferro é necessário para produzir hemoglobina, que transporta oxigênio para as células.
Alguns sintomas da anemia por deficiência de ferro incluem pele pálida, tontura frequente e fadiga extrema.
As pessoas muitas vezes desenvolvem anemia gradualmente e sem perceber nenhum sintoma até se tornarem sérias.
Uma vez que eles não sabem que eles têm, eles podem não saber como tratá-lo. Exemplos de tratamento de anemia por deficiência de ferro incluem mudanças na dieta, suplementos de ferro e outros tratamentos baseados na causa da doença.
Algumas condições que podem resultar em anemia por deficiência de ferro incluem a doença de Crohn e vários tipos de câncer.
Uma falta básica de ferro na dieta é uma causa comum de anemia.
As mulheres são especialmente propensas à anemia por deficiência de ferro durante a gravidez, quando precisam de ferro suficiente para si e para o feto.
Uma deficiência de ferro também pode ocorrer devido à perda de sangue devido à menstruação, miomas uterinos ou úlceras sangrantes. O corpo de algumas pessoas simplesmente não tem capacidade de absorver ferro.
Os médicos geralmente diagnosticam anemia por deficiência de ferro com exames de sangue, incluindo um para medir os níveis de hemoglobina.
O médico pode pedir exames diagnósticos adicionais se os exames de sangue do paciente revelarem anemia e ele quiser identificar uma causa subjacente.
As opções de tratamento da anemia ferropriva baseiam-se na causa exata e nos fatores de risco do paciente. Os tratamentos mais comuns incluem modificação dietética, suplementos de ferro ou tratamento da causa subjacente.
A anemia por deficiência de ferro devido à falta de ferro na dieta geralmente pode ser corrigida pela ingestão de mais alimentos ricos em ferro.
A modificação dietética sozinha pode não ser o tratamento mais eficaz para a anemia por deficiência de ferro, mas é um passo na direção certa.
Alimentos ricos em ferro incluem carne vermelha, peru, legumes, gema de ovo, feijão e pães e cereais enriquecidos com ferro e grãos inteiros. Certas frutas e vegetais, assim como a maioria dos tipos de carne, aves e peixes, também podem ajudar na absorção de ferro quando ingeridos com outros alimentos ricos em ferro.
Os médicos geralmente prescrevem pílulas de ferro em conjunto com ajustes na dieta.
Os pacientes devem consultar seus profissionais de saúde sobre suplementos de ferro em vez de tentar corrigir a deficiência por conta própria.
Muitas vezes, as pílulas de ferro podem resolver o problema, mas especialistas médicos alertam contra automedicação ou excesso de medicamentos com ferro, o que pode ser perigoso em grandes quantidades.
Tiros de reposição de ferro são um tratamento alternativo de anemia por deficiência de ferro se o paciente preferir não tomar pílulas.
Em muitos casos, o médico também pode optar por fornecer tratamento para a causa subjacente da anemia, pois pode indicar um problema de saúde mais grave, como uma úlcera, uma de várias doenças ou vários tipos de câncer.
Em casos graves, quando todos os outros tratamentos de anemia por deficiência de ferro são ineficazes, pode ser necessária uma transfusão de sangue para restaurar o ferro.
Fonte: www.nhlbi.nih.gov/www.mayoclinic.org/www.wisegeek.org/www.hematology.org/www.nhs.uk/www.nhsinform.scot/www.womenshealth.gov/medlineplus.gov/familydoctor.org/ods.od.nih.gov