Alcalose Metabólica

PUBLICIDADE

Alcalose Metabólica – Definição

alcalose metabólica é um desequilíbrio de pH em que o corpo tem acumulado demasiado de uma substância alcalina, tal como bicarbonato, e não tem ácido suficiente para neutralizar eficazmente os efeitos do alcalino.

Alcalose Metabólica – O que é

alcalose metabólica é um desequilíbrio no sistema ácido/base do corpo, pode ser uma condição leve, provocada por vômitos, uso de esteroides ou diuréticos ou uso excessivo de antiácidos ou laxantes.

alcalose metabólica também pode indicar um problema mais sério com um órgão importante, como os rins.

termo pH refere-se ao nível de acidez ou alcalinidade de uma substância, com uma leitura de 7.0 indicando neutralidade.

O pH normal do corpo é ligeiramente alcalino, com uma faixa de pH de 7,36 a 7,44. O corpo é projetado para funcionar de forma ideal dentro desse intervalo, então, quando os fatores fazem com que o sangue se torne mais base do que ácido, ocorrerão efeitos adversos.

A gravidade dos sintomas manifestados dependerá do grau de alcalinidade presente dentro do corpo.

As causas desta condição podem incluir fatores que diminuem a quantidade de fluido corporal.

Os exemplos incluem o vômito, o uso excessivo de laxantes ou a micção excessiva produzida por medicamentos diuréticos.

A perda de fluidos pode fazer com que os níveis de potássio e sódio diminuam acentuadamente, o que produz sinais de alcalose metabólica. Outras causas incluem o uso de esteroides, ou o uso excessivo de antiácidos ou medicamentos alcalinos, como o bicarbonato.

Existem vários sintomas que irão indicar a alcalose metabólica.

Um dos primeiros sintomas deste distúrbio é a respiração mais lenta.

Os sinais gastrointestinais podem incluir náuseas, vômitos e diarreia.

Os sintomas cardiovasculares envolvem uma frequência cardíaca rápida, uma frequência cardíaca irregular e uma queda na pressão sanguínea.

Confusão, irritabilidade e contração também podem ser manifestadas. A alcalose grave pode causar convulsões e coma.

O objetivo principal do tratamento para a alcalose metabólica é corrigir o desequilíbrio. Uma solução de água salgada e certos medicamentos serão administrados através de uma linha intravenosa.

Os agentes administrados podem incluir medicamentos para normalizar a pressão arterial e a freqüência cardíaca, juntamente com cloreto de potássio para corrigir a hipocalemia, que é baixo teor de potássio no sangue.

Também podem ser dadas drogas que fornecem alívio de náuseas e vômitos. O tratamento de alguns casos pode exigir o uso de ácido clorídrico ou cloreto de amônio.

O prognóstico da alcalose metabólica depende do nível de gravidade da doença e quando a intervenção médica é iniciada. Se o tratamento for iniciado precocemente, o paciente pode se recuperar completamente e não experimentar efeitos adversos persistentes. Nos casos de alcalose grave, a falta de tratamento pode resultar em convulsões, insuficiência cardíaca e coma.

Um bom prognóstico também depende de que os fatores subjacentes sejam identificados e tratados, bem como abordar os sintomas de apresentação.

As medidas preventivas podem incluir a observação de pacientes que estão recebendo alimentações por tubo ou alimentação intravenosa.

Essas intervenções médicas têm o potencial de causar desequilíbrios em fluidos e minerais, como potássio e sódio.

Outra estratégia preventiva é que os pacientes tenham cuidado de não usar drogas que podem precipitar essa condição.

Alcalose Metabólica – Causas e Sintomas


Alcalose Metabólica

alcalose metabólica ocorre quando o corpo tem mais base do que ácido no sistema. Os químicos usam o termo “pH” para descrever o quão ácida ou alcalina (também chamada de básica) é uma substância.

Com base em uma escala de 14, um pH de 7,0 é neutro.

Um pH abaixo de 7,0 é um ácido; quanto menor o número, mais forte o ácido. Um pH acima de 7,0 é alcalino; quanto maior o número, mais forte o álcalino.

O pH do sangue é ligeiramente alcalino, com um intervalo normal de 7,36-7,44. Condições que levam a uma quantidade reduzida de líquido no corpo, como vômitos ou micção excessiva devido ao uso de medicamentos diuréticos, alteram o equilíbrio de líquidos e sais. Os níveis sanguíneos de potássio e sódio podem diminuir drasticamente, causando sintomas de alcalose metabólica.

Em casos de alcalose metabólica, a respiração lenta pode ser um sintoma inicial. O paciente pode ter episódios de apnéia (não respirar) que podem durar 15 segundos ou mais. A cianose, uma coloração azulada ou arroxeada da pele, também pode se desenvolver como um sinal de ingestão inadequada de oxigênio. Náuseas, vômitos e diarreia também podem ocorrer.

Outros sintomas podem incluir irritabilidade, espasmos, confusão e mexer na roupa de cama. Frequência cardíaca rápida, batimentos cardíacos irregulares e queda da pressão arterial também são sintomas.

Casos graves podem levar a convulsões e coma.

Alcalose Metabólica – Causas


Alcalose Metabólica

Diferentes causas da alquose metabólica

alcalose metabólica é uma condição em que o equilíbrio de ácidos e bases no corpo está desligado e caracteriza-se por um aumento do nível de pH sanguíneo e um aumento do nível de bicarbonato de sangue.

Uma das causas da alcalose metabólica é a perda de fluido do corpo, seja por vômitos ou outros meios.

Anormalidades endocrinológicas, incluindo condições conhecidas como síndrome de Cushing e doença de Conn, podem causar essa condição.

Outras causas podem incluir anormalidades eletrolíticas e ingestão de alcaçuz.

Determinar a causa da alcalose metabólica em um determinado paciente depende da obtenção de uma história detalhada e da interpretação de diferentes estudos laboratoriais.

As condições em que o corpo perde fluido podem ser causas de alcalose metabólica. Por vômito, os pacientes perdem o fluido ácido normalmente encontrado no estômago, e isso pode transformá-los em um estado alcalóxico. Da mesma forma, a perda dos líquidos do estômago pelo uso de um tubo nasogástrico que esvazia o conteúdo do estômago também pode causar alcalose.

O uso de diuréticos – medicamentos que aumentam a produção de urina – pode diminuir o volume sanguíneo do corpo e causar um aumento efetivo na concentração de bicarbonato no sangue, levando a uma alcalose metabólica.

Outra das causas da alcalose metabólica são desordens do sistema endócrino. Níveis elevados de hormônios com aldosterona ou cortisol podem levar ao aumento da excreção renal de íons de hidrogênio, que são ácidos, levando a uma alcalose. Pacientes com estas condições também tipicamente têm pressão arterial elevada. Quando os pacientes têm um estreitamento do vaso sanguíneo que leva ao rim, eles podem desenvolver uma imagem similar porque esta condição causa níveis aumentados de aldosterona no corpo.

Há uma série de outras causas de alcalose metabólica. Ter níveis baixos de magnésio ou potássio no sangue pode levar a essa condição. Uma desordem hereditária rara que afeta a função do rim, conhecida como síndrome de Bartter, é outra causa. O excesso de ingestão de alcaçuz também pode causar alcalose metabólica.

Determinar qual das causas da alcalose metabólica está presente em um dado paciente envolve a obtenção de uma história médica completa e a interpretação de vários estudos laboratoriais.

A história recente do paciente, incluindo o uso de medicamentos e os sintomas experimentados, muitas vezes é muito útil para fazer um diagnóstico.

Verificando a concentração de cloreto na urina também ajuda a distinguir entre diferentes causas de alcalose metabólica.

Pacientes com baixo teor de urina são susceptíveis de ter uma condição em que o corpo está perdendo fluido. O alto teor de urina aponta para uma desordem do sistema endócrino.

Alcalose Metabólica – Sintomas

Sintomas iniciais

Os sintomas da alcalose podem variar.

Nos estágios iniciais da condição, você pode ter:

Náusea
Entorpecimento
Espasmos musculares prolongados
Espamos musculares
Tremores nas mãos

Sintomas graves

Se a alcalose não é tratada imediatamente, podem ocorrer sintomas graves.

Estes sintomas podem levar a choque ou coma:

Tontura
Dificuldade ao respirar
Confusão
Estupor
Coma

Alcalose Metabólica – Diagnóstico


Quadro de interpretação rápida de Gasometria

alcalose metabólica pode ser suspeita com base nos sintomas, mas muitas vezes pode não ser perceptível. A condição geralmente é confirmada por exames laboratoriais em amostras de sangue e urina.

O pH do sangue acima de 7,45 confirma a condição. Os níveis de outros componentes do sangue, incluindo sais como potássio, sódio e cloreto, caem abaixo dos limites normais.

O nível de bicarbonato no sangue será alto, geralmente maior que 29 mEq/L. O pH da urina pode subir para cerca de 7,0 na alcalose metabólica.

Alcalose Metabólica – Tratamento

O tratamento se concentra primeiro na correção do desequilíbrio. Uma linha intravenosa pode ser iniciada para administrar fluidos (geralmente solução salina normal, uma solução de água salgada) e permitir a injeção rápida de outros medicamentos que possam ser necessários. Cloreto de potássio será administrado. Medicamentos para regular a pressão arterial ou frequência cardíaca, ou para controlar náuseas e vômitos, podem ser administrados. Sinais vitais como pulso, respiração, pressão arterial e temperatura corporal serão monitorados.

A causa subjacente da alcalose metabólica também deve ser diagnosticada e corrigida.

Alcalose Metabólica – Prognóstico

Se a alcalose metabólica for reconhecida e tratada prontamente, o paciente pode não apresentar complicações a longo prazo; no entanto, a condição subjacente que causou a alcalose precisa ser corrigida ou controlada.

alcalose metabólica grave que não for tratada levará a convulsões, insuficiência cardíaca e coma.

Alcalose Metabólica – Prevenção

Os pacientes que recebem alimentação por sonda ou alimentação intravenosa devem ser monitorados para evitar um desequilíbrio de fluidos e sais, particularmente potássio, sódio e cloreto.

O uso excessivo de alguns medicamentos, incluindo diuréticos, laxantes e antiácidos, deve ser evitado.

Fonte: Portal São Francisco/my.clevelandclinic.org/www.msdmanuals.com/litfl.com/medlineplus.gov

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.