Definição de Salicilato de metila
PUBLICIDADE
Éster de benzoato que é o éster metílico do ácido salicílico.
O éster metílico do ácido salicílico, C8H8O3, um óleo essencial derivado da bétula ou gaultéria ou feito sinteticamente, usado como contra-irritante em pomadas para tratar dores musculares.
O salicilato de metila é um éster de ácido salicílico que atua em formulações cosméticas e de cuidados pessoais como desnaturante, analgésico externo, agente aromatizante e ingrediente de fragrância com qualidades perfumantes e calmantes.
Pode ser usado como um agente anti-inflamatório em cremes tópicos de alívio da dor para músculos e articulações.
Apresenta-se como um líquido incolor ou ligeiramente amarelado com um odor forte persistente característico e aromático.
Salicilato de metila – Composto químico
O salicilato de metila é um éster benzoato que é o éster metílico do ácido salicílico.
Tem a função de agente aromatizante, metabólito e atrator de insetos. É um éster benzoato e membro dos salicilatos.
É derivado de um ácido salicílico.
O salicilato de metila (óleo de gaultéria ou óleo de gaultéria) é um éster orgânico produzido naturalmente por muitas espécies de plantas, particularmente gaultéria.
O composto foi extraído e isolado da espécie vegetal Gaultheria procumbens em 1843. Pode ser fabricado sinteticamente e usado como fragrância, em alimentos, bebidas e linimentos.
Forma um líquido incolor a amarelo ou avermelhado e exibe um odor e sabor característicos de gaultéria.
Para dores articulares e musculares agudas, o salicilato de metila é usado como rubefaciente e analgésico em linimentos de aquecimento profundo.
É usado como agente aromatizante em gomas de mascar e balas em pequenas concentrações e adicionado como anti-séptico em soluções de enxaguatório bucal.
Fórmula Molecular: C8H8O3
O que é salicilato de metila?
O salicilato de metila é um éster orgânico ou óleo produzido naturalmente por várias espécies de plantas, com forte odor de menta, usado como aditivo farmacêutico, alimentício e cosmético.
O óleo aromático é produzido pelas plantas como parte de seu mecanismo de defesa contra insetos herbívoros e patógenos. Suas aplicações industriais incluem aromatizantes de alimentos, como aditivo de fragrâncias cosméticas e como rubefaciente em preparações farmacêuticas, como linimentos e cremes. Embora considerado seguro para uso humano, foram registrados alguns casos fatais de sobredosagem.
Wintergreen é o nome genérico mais comumente usado para salicilato de metila e é derivado de um grupo de plantas que contêm fortes concentrações do óleo. Essas verduras de inverno, que incluem famílias de arbustos como a Eastern Teaberry, estão entre vários grupos de plantas que produzem salicilato de metila. Outras fontes vegetais do óleo incluem os gêneros Pyrolaceae, Betulaceae e Spiraea.
Acredita-se que todas essas plantas produzem óleo de forte odor como um atrativo para insetos benéficos que se alimentam de insetos-praga herbívoros.
A produção de salicilato de metila nessas espécies de plantas também pode servir como um ferenoma de alerta para outras pessoas sobre a presença de certos patógenos.
No passado, a produção comercial da substância era obtida destilando o éster de plantas como Bétula doce e Gualtéria (Eastern Teaberry).
Os métodos modernos de produção sintética envolvem um processo de esterificação de ácido salicílico e metanol. Wintergreen é usado como aditivo e agente de laboratório em uma seleção diversa de aplicações com base em seu odor aromático e forte rubefaciente ou qualidades dilatadoras de vasos sanguíneos.
Como aromatizante, a gaultéria é adicionada à pasta de dente, doces e refrigerantes como uma alternativa a outros sabores de menta, como hortelã e hortelã-pimenta.
O odor aromático do óleo também é útil como fragrância em muitas preparações cosméticas.
O óleo também é usado frequentemente como um agente de laboratório para limpar amostras de tecido de cores para trabalhos de microscopia e imunohistoquímica.
Uma vez que as amostras de tecido foram desidratadas em álcool, o salicilato de metila remove todos os vestígios de pigmentos bloqueadores de luz.
Wintergreen também é usado como um agente de simulação para produtos químicos letais de guerra química, como mostarda de enxofre.
Entomologistas que estudam insetos como as abelhas das orquídeas utilizam a gaultéria como isca para coletar os insetos que usam o óleo para produzir feremonas.
O salicilato de metila também é um agente anticongelante para o transporte de produtos químicos em climas frios.
No entanto, são as loções e cremes para tratar dores musculares e articulares que são a aplicação mais conhecida de gaultéria.
O óleo causa dilatação capilar localizada, resultando em um aumento da temperatura na área de aplicação, o que por sua vez alivia a dor muscular.
Embora o uso de gaultéria em todos esses produtos seja considerado seguro, houve casos de sobredosagem acidental, vários dos quais foram fatais.
O salicilato de metila em sua forma pura é tóxico e o uso excessivo de qualquer produto que contenha níveis terapêuticos do óleo pode levar ao envenenamento.
Como acontece com todos os produtos que contêm gaultéria, eles devem ser usados estritamente de acordo com as instruções do fabricante.
Salicilato de metila – Tópico
Salicilato de metila tópico (para a pele) é usado para alívio temporário de dores musculares ou articulares causadas por distensões, entorses, artrite, hematomas ou dores nas costas.
O salicilato de metila tópico também pode ser usado para fins não listados neste guia de medicamentos.
O salicilato de metila é um analgésico externo disponível em medicamentos de venda livre que aliviam temporariamente dores menores no corpo e dores musculares e articulares associadas a dores nas costas, artrite, distensões, entorses e contusões.
O salicilato de metila pode ser encontrado em medicamentos tópicos para a dor (por exemplo, cremes ou pomadas) que contêm mais de um ingrediente analgésico externo.
Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.ebi.ac.uk/www.ebi.ac.uk/www.drugs.com/go.drugbank.com/echa.europa.eu/www.wisegeek.org/www.mskcc.org/www.mattilsynet.no/www.knowyourotcs.org
Redes Sociais