Peptídeos

Peptídeos – O que é

PUBLICIDADE

Os péptidos são compostos que são formados por ligação de um ou mais aminoácidos com uma ligação covalente.

Estes compostos são classificados como polímeros, porque tipicamente ligar entre si em cadeias longas.

Todos os animais na Terra tem em seu corpo, e de uma forma, eles são um dos blocos de construção da vida. Quando uma cadeia fica especialmente longa, ele se transforma em uma proteína.

Peptídeos e proteínas representam um amplo mundo de possibilidades, e muitos biologistas moleculares despendem anos pesquisando as funções dos indivíduos para aprender mais sobre como o corpo funciona.

Quando se discute peptídeos, uma grande quantidade de terminologia científica tende a ficar jogado ao redor, e ele pode ajudar a saber o que vários termos significam.

Uma ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre quando os átomos compartilham elétrons. O tipo específico de ligação covalente formada nestes compostos é conhecido como uma ligação peptídica ou ligação amida, e que se forma quando o grupo carboxil do um aminoácido atribui ao outro.

Os grupos carboxilo são aglomerados de carbono, oxigênio e moléculas de hidrogênio.

A classificação destes compostos como polímeros algumas vezes é confuso para as pessoas que não estão familiarizados com o uso do termo. Enquanto muitas pessoas significa “plásticos” quando eles usam esta palavra, em química, um polímero é qualquer tipo em repetir cadeia conectados com ligações covalentes. Os polímeros podem ficar extremamente complexa, como se poderia imaginar.

Um péptido pode executar uma vasta gama de funções no corpo, dependendo de quais os aminoácidos estão envolvidos. Alguns pode regular as hormonas, por exemplo, enquanto outros podem ter uma função de antibiótico. O corpo também está equipado para quebrar e reutilizar esses compostos; Se uma pessoa come carne, por exemplo, as enzimas em seus intestinos quebrar a proteína nas suas ligações amida para criar uma variedade do péptidos que podem ser digeridos ou excretados, dependendo das necessidades do corpo.

A linha divisória entre um péptido e uma proteína é um pouco de fluido. As proteínas são muito mais complexa, porque eles são muito mais tempo, e a maioria das proteínas são dobradas em estruturas complexas para acomodar todos os seus aminoácidos. Como uma regra geral, se mais do que 50 aminoácidos estão envolvidos, o composto é uma proteína, enquanto as cadeias mais curtas são considerados os péptidos.

Peptídeos – Definição

Uma molécula de peptídeos consiste de 2 ou mais aminoácidos.

Os péptidos são menores do que as proteínas, as quais são também cadeias de aminoácidos. Moléculas pequenas o suficiente para serem sintetizados a partir dos aminoácidos constituintes são, por convenção, chamados péptidos, em vez de proteínas. A linha de separação é de cerca de 50 aminoácidos.

Dependendo do número de aminoácidos, péptidos são chamados dipéptidos, tripéptidos tetrapéptidos, e assim por diante.

Peptídeos – Proteínas

Os péptidos são cadeias mais curtas de aminoácidos.

Alguns se referem a eles como “pequenas proteínas” Porque, se houver menos de 50 aminoácidos dentro de uma cadeia de proteína., Eles são, em última análise renomeado e conhecido como peptídeos.

O que são hormônios peptídicos?

Hormônios peptídicos são proteínas que possuem funções endócrinas (hormonais). Alguns criam melhorias de desempenho metabólicos através da comunicação com o corpo para provocar a libertação do Hormônio de Crescimento (GH) para o sangue. Quando isso ocorre o benefício mostra em nossa capacidade de construir rapidamente massa muscular e liberar a gordura armazenada.

Peptídeos – Compostos

Os peptídeos são compostos resultantes de união entre dois ou mais aminoácidos.

Esta união se dá entre o grupo carboxila de um aminoácido com o grupo amina do outro aminoácido, ocorrendo liberação de uma molécula de água (Reação de Condensação).

Peptídeos (proteínas) estão presentes em todas as células vivas e possuem uma variedade de atividades bioquímicas. Alguns peptídeos são sintetizados nos ribossomos das células pela tradução do mRNA (RNA mensageiro) em hormônios e moléculas de sinalização por exemplo. Outros peptídeos são montados (em vez de síntese) e se tornam enzimas com uma grande variedade de funções. Peptídeos também compõem a estrutura dos receptores que aguardam ligação dos hormônios e moléculas sinalizadoras.

Um peptídeo é uma molécula criada pela junção de dois ou mais aminoácidos. Em geral, se o número de aminoácidos é inferior a cinqüenta, essas moléculas são chamadas de peptídeos, enquanto as seqüências maiores são chamadas de proteínas.

Assim, os peptídeos podem ser pensados como pequenas proteínas. Eles são apenas correntes de aminoácidos.

A ligação que une dois aminoácidos, denomina-se ligação peptídica ou amídica.

Observa-se, abaixo, o que foi descrito:

Peptídeos

O número de ligações peptídicas existentes numa seqüência de amínoácidos, será sempre o número de aminoácidos que formam a cadeia, menos 1.

Classificação: é feita de acordo com o número de aminoácidos.

2 aminoácídos – dipeptídeo
3 aminoácídos – tripeptídeo
4 aminoácidos – tetrapeptídeo
n aminoácidos – polipeptídeo

O produto formado quando dois aminoácidos se ligam é chamado dipeptídeo.

O tripeptídeo e a tetrapeptídeo são formados, respectivamente, de três e quatro aminoácidos. Quando na molécula ocorre um maior número de aminoácidos, fala-se em polipeptídeo. Geralmente, usamos o termo proteína para designar certas moléculas com um número superior a 100 aminoácidos.

lmportância: constituem um sistema tampão (impedem grandes variações de pH)

Alguns funcionam como hormônios.

Exemplos: oxitocina e vasopressina ou HAD (Hormônio anti-diurético).

Peptídeos – Aminoácidos

Dentro do corpo humano há vinte aminoácidos padrão utilizado pelas células na biossíntese dos peptídeos (ou seja, a criação celular de peptídeos a partir de aminoácidos). Nosso código genético especifica como sintetizar peptídeos e proteínas a partir desses aminoácidos.

Os aminoácidos são classificados em dois grupos: os aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais.

Um aminoácido essencial, é um ácido aminado indispensável que não pode ser feita pelo corpo e devem ser fornecidos pelos alimentos. Estes incluem a leucina, isoleucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano, valina e isoleucina. Outro aminoácido – histidina é considerado semi-essencial porque o corpo nem sempre necessita de fontes fornecidas por alimentos.

Aminoácidos não-essenciais são feitos pelo corpo a partir dos aminoácidos essenciais ou da quebra rotineira de proteínas. Os ácidos aminados não essenciais são arginina, alanina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, glutamina, ácido glutâmico, glicina, prolina, serina e tirosina.
Todos os vinte aminoácidos são igualmente importantes para manter um corpo saudável. Eles são os constituintes primários de peptídeos e proteínas.

As abreviações padrão dos aminoácidos vêm em duas formas: em forma de uma ou três letras.

São elas:

A – Ala – Alanina
C – Cys – Cisteína
D – Asp – Ácido aspártico
E – Glu – Ácido Glutâmico
F – Phe – Fenilalanina
G – Gly – Glicina
H – His – Histidina
I – Ile – Isoleucina
K – Lys – Lisina
L – Leu – Leucina
M – Met – Metionina
N – Asn – Asparagina
P – Pro – Prolina
Q – Gln – Glutamina
R – Arg – Arginina
S – Ser – Serina
T – Thr – Treonina
V – Val – Valina
W – Trp – Tryptophan
Y – Tyr – Tirosina

Os aminoácidos existem tanto na D (dextro) ou forma L (levo). A maioria dos aminoácidos encontrados na natureza (e todos dentro das células humanas) têm a forma L.

Geralmente todos os aminoácidos exceto a glicina têm uma imagem espelho da forma L. Esta imagem espelho é chamada de forma D. É comum quando se refere à forma de L (forma natural) deixarem de fora o “L” e na denominação “D” é sempre explicitamente escrito.

D-aminoácidos são encontrados naturalmente na parede celular bacteriana e utilizado em alguns peptídeos sintéticos para fazer um peptídeo mais estável e mais resistente à degradação.

Fonte: www.medicinenet.com/www.peptideclinics.com.au/www.wisegeek.org/www.colegiosaofrancisco.com.br

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.