PUBLICIDADE
Noradrenalina – Definição
Produto químico produzido por algumas células nervosas e na glândula adrenal. Ele pode atuar como um neurotransmissor (um mensageiro químico usado pelas células nervosas) e um hormônio (uma substância química que viaja no sangue e controla as ações de outras células ou órgãos).
A noradrenalina é liberada pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à pressão arterial baixa.
Também chamada de norepinefrina.
Fórmula molecular: C8H11NO3
O que é Noradrenalina?
A noradrenalina é um neurotransmissor e um hormônio do tipo catecolamina que é fabricado como uma droga e produzido naturalmente no corpo humano.
Também chamado de norepinefrina, especialmente por aqueles da área médica, esse hormônio atua nas partes do cérebro envolvidas com a capacidade de resposta e o medo. Esse neurotransmissor é liberado no sangue pela medula adrenal e pelos nervos chamados nervos adrenérgicos.
Como medicamento, o controle da noradrenalina catecolamina é comumente usado para tratar a pressão arterial baixa e a depressão crônica.
Como outros neurotransmissores, a substância química noradrenalina aciona uma cadeia de neurônios quando o corpo precisa entrar em ação. Quando o corpo precisa reagir rapidamente a um estressor, esse neurotransmissor aumenta a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, e deixa os músculos prontos para escapar ou lutar.
Muito pouco desta substância química no corpo pode fazer com que uma pessoa se torne letárgica e sonolenta. Aqueles com baixos níveis de noradrenalina geralmente têm dificuldade em permanecer acordados, concentrados e prestando atenção às tarefas.
Altos níveis dessa substância química no corpo podem refletir os sintomas de overdose, incluindo nervosismo, pensamentos acelerados, mãos e pés frios e hipertensão.
Os neurotransmissores são moléculas que transportam sinais através das junções nervosas, ou sinapses
Os neurotransmissores são substâncias químicas liberadas pelos neurônios nas sinapses – o espaço entre os nervos. Quando liberado, esse produto químico se liga aos receptores receptores de neurotransmissores para desencadear uma resposta no próximo nervo adrenérgico da cadeia.
Os nervos que funcionam como nervos adrenérgicos agem sobre a noradrenalina e neurotransmissores relacionados.
Neurônios adrenérgicos e neurotransmissores estão presentes em todo o corpo e controlam predominantemente os processos involuntários que mantêm o corpo vivo, como frequência cardíaca e respiração.
A noradrenalina faz parte de uma classe de hormônios chamados catecolaminas, que regulam a resposta do corpo ao estresse. Outras catecolaminas incluem epinefrina, também chamada de adrenalina, e dopamina.
Os hormônios relacionados à adrenalina estão implicados nos mecanismos de resposta de luta ou fuga do corpo que são acionados quando confrontado com uma ameaça.
As catecolaminas controlam a resposta e a reação ao estresse, portanto, esses tipos de hormônios costumam ser chamados de hormônios do estresse.
Para pacientes com diagnóstico de depressão crônica causada por deficiência adrenérgica, os médicos às vezes prescrevem noradrenalina ou drogas que controlam os níveis de neurotransmissores e afetam a reação do corpo à substância química.
Os medicamentos que aumentam esse hormônio neurotransmissor no corpo incluem os medicamentos de marca Adderall ™, Ritalin ™ e Dexedrine ™.
Levophed ™ é a versão de marca da noradrenalina, que pode ser administrada por via oral ou intravenosa. Os efeitos colaterais do uso de medicamentos que afetam esse hormônio podem incluir dores de cabeça, soluços, ataque cardíaco ou hipertensão.
Este medicamento não é recomendado para crianças.
O que é norepinefrina?
A norepinefrina é um tipo de neurotransmissor, uma substância química responsável por mover os impulsos nervosos entre os neurônios. É encontrada nos sistemas nervosos central e simpático e é produzida pela glândula adrenal. Além de atuar como um neurotransmissor, essa substância química também atua como um hormônio do estresse.
Ele tem um papel a desempenhar na resposta de luta ou fuga de uma pessoa, trabalhando em conjunto com a epinefrina. Nesta função, aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo de uma pessoa para os músculos; também estimula a liberação de açúcar no sangue e muitas vezes é comparado à adrenalina.
Às vezes, a norepinefrina é usada como medicamento. É frequentemente usado para tratar pacientes com pressão arterial baixa, especialmente o tipo que é considerado potencialmente fatal. Por exemplo, pode ser usado em situações em que uma condição médica ou emergência médica fez com que a pressão arterial de uma pessoa se tornasse perigosamente baixa.
Pode ser utilizado quando for necessária a realização de Reanimação cardiopulmonar (RCP), por exemplo.
Normalmente, este produto químico é injetado no corpo do paciente através de uma grande veia. Geralmente é administrado em um hospital, mas também pode ser usado em outro lugar em uma situação médica de emergência. Dependendo da rapidez com que o paciente responde à injeção, o medicamento pode ser usado apenas por um curto período, mas algumas pessoas precisam tomá-lo por uma semana ou mais. A maioria dos pacientes não precisa se preocupar em perder doses acidentalmente, já que um profissional médico geralmente administra as injeções e os pacientes não precisam se lembrar quando é hora de receber uma nova dose.
Embora este medicamento possa salvar vidas, ele tem o potencial de causar alguns efeitos colaterais. Por exemplo, uma pessoa pode ter urticária e problemas respiratórios, ou pode ter inchaço facial, da boca ou da garganta. Qualquer um desses efeitos colaterais deve receber atenção médica imediata.
Outros efeitos colaterais potenciais graves da norepinefrina incluem dor ou fraqueza nos músculos, dormência nas extremidades, lábios e unhas azulados e pele que parece descolorida e irritada.
Algumas pessoas podem sentir náuseas e vômitos, e a falta de uma quantidade normal de urina é outro efeito colateral potencial.
Também entre os efeitos colaterais graves desse medicamento estão as dores de cabeça que surgem repentinamente, desorientação, problemas de fala e alterações na visão.
O paciente deve informar um profissional médico imediatamente se sentir algum desses sintomas durante o uso deste medicamento.
Fonte: www.hormone.org/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeekhealth.com/www.cancer.gov/www.caam.rice.edu
Redes Sociais