Magnésio

PUBLICIDADE

magnésio é um elemento metálico leve, branco-prateado, moderadamente duro que em forma de fita ou pó queima com uma chama branca brilhante. Obtido principalmente de magnesita, dolomita e corpos de água salgada, é usado em ligas estruturais, processos metalúrgicos, pirotecnia, fotografia com flash e bombas incendiárias, devido à intensa luz branca que produz na queima, e na construção especialmente na forma de ligas leves.

O magnésio ocorre naturalmente apenas em combinação (como em magnesita e dolomita e carnalita e espinélio e olivina)

O magnésio queima com muita intensidade e é usado na fabricação de fogos de artifício.

Na medicina, um mineral usado pelo corpo para ajudar a manter os músculos, nervos e ossos. Também é usado no metabolismo energético e na síntese de proteínas.

O magnésio é encontrado principalmente nos ossos, também nos músculos e outros tecidos: a deficiência pode levar à irritabilidade do sistema nervoso central e neuromuscular, espasmos musculares e fraqueza.

O excesso de magnésio pode resultar em depressão mental e parada cardíaca.

Nunca é encontrado naturalmente em sua forma elementar na Terra por causa de sua reatividade. É sempre encontrado combinado com outros minerais.

O magnésio é essencial na nutrição de animais e plantas. Também é usado como uma liga para combinar com outros metais para torná-los mais leves e mais fáceis de soldar, para fins na indústria aeroespacial, juntamente com outras indústrias. Também é usado na medicina, na forma de hidróxidos, sulfatos, cloretos e citratos de magnésio.

O que é magnésio?

magnésio é um elemento químico metálico abundante que tem várias aplicações industriais, além de ser vital para muitos organismos vivos, incluindo humanos.

Seu número atômico é 12, e o elemento é identificado com o símbolo Mg na tabela periódica dos elementos.

É classificado como um elemento alcalino-terroso, junto com o cálcio e o bário, entre outros. Um dos usos mais distintos do magnésio é uma fonte de iluminação, uma vez que ele queima com um branco brilhante quando aceso.

Sir Humphry Davy é geralmente creditado com a descoberta do magnésio, em 1808. Suspeita-se que Davy realmente descobriu um óxido do metal, inferindo em última análise a existência do elemento, mas em ambos os casos o elemento estava sendo prontamente extraído em meados 1800. Uma forma, os sais de Epsom, já eram usados desde o século 17 e continuam disponíveis como banho de imersão.

O leite de magnésia, outro remédio popular, também contém magnésio.

Na natureza, esse elemento é sempre encontrado em compostos com outras substâncias, pois é reativo e se mistura facilmente com uma grande variedade de coisas. A água do mar é uma excelente fonte de magnésio, já que o elemento é encontrado em altas concentrações. Várias empresas extraem o elemento da água do mar para uma variedade de usos industriais. Quando isolado, é um metal branco prateado extremamente leve.

Na forma elementar, o magnésio é essencialmente não tóxico, embora aparas ou poeira sejam potencialmente explosivas. Quando aquecido, pode desencadear reações tóxicas, portanto, deve-se usar proteção facial ao trabalhar com magnésio quente.

Embora o magnésio seja extremamente leve, também é muito forte. Isso o torna altamente adequado para ligas, especialmente na indústria aeroespacial. Alguns automotivos de ponta também usam essas ligas, já que o metal pode aliviar o peso geral de um carro, tornando-o mais rápido e eficiente. O magnésio também é usado em instrumentos de iluminação.

Alguns professores de química gostam de colocar fogo nas aparas para demonstrar as qualidades explosivas brilhantes do elemento para os alunos.

No corpo humano, o magnésio está entre os cinco elementos mais abundantes. Aproximadamente metade do corpo está concentrada nos ossos, e o elemento contribui para uma série de reações bioquímicas vitais.

Geralmente, uma dieta saudável fornece uma quantidade suficiente desse mineral. Um excesso causará diarreia, enquanto uma deficiência causará problemas neuromusculares. Vegetais com folhas verdes são uma ótima fonte, junto com outros minerais vitais.

História

A primeira pessoa a reconhecer que o magnésio era um elemento era Joseph Black em Edimburgo em 1755.

Distinguiu o magnésio (óxido de magnésio, MgO) a partir de cal (óxido de cálcio, CaO), embora ambos foram produzidos pelo aquecimento de tipos semelhantes de rochas carbonáticas, magnesita e calcário respectivamente.

Outro mineral de magnésio chamada espuma do mar (silicato de magnésio) foi relatada por Thomas Henry em 1789, que disse que ele era muito usado na Turquia para fazer tubos para fumar tabaco.

Uma forma impura de magnésio metálico foi produzido pela primeira vez em 1792 por Anton Rupprecht que magnésia aquecida com carvão vegetal.

Puro, mas uma pequena quantidade deste metal foi isolado em 1808 por Humphrey Davy pela eletrólise de óxido de magnésio.

No entanto, foi o cientista francês, Antoine-Brutus Alexandre-Bussy que fez uma quantidade considerável deste metal em 1831, fazendo reagir cloreto de magnésio com o potássio, e ele, em seguida, estudou suas propriedades.

Símbolo – Mg

Elemento metálico pertencente ao Grupo II (metais alcalino terrosos) da Tabela Periódica.

Número atômico: 12
Configuração eletrônica:
 [Ne] 3s2
MA = 
24,312
d = 
1,74 g.cm-3
PF = 
651°C
PE = 
1107°C.
Número de prótons/Elétrons:
 12
Número de nêutrons: 12
Classificação: Alcalinoterrosos
Cristal Estrutura: Hexagonal
Densidade @ 293 K: 1,738 g/cm 3
Cor: acinzentado.
Data da descoberta:
 1808
Descobridor: Humphrey Davy Sir
Nome de Origem: Magnésia (Cidade)
Usos: aviões, mísseis
Obtido a partir de: água do mar.

O elemento é encontrado em vários minerais incluindo magnesita (MgCO3), dolomita (MgCO3. CaCO3) e carnalita (MgCl2 . KCl . 6H2O).

Também está presente na água do mar e é um elemento essencial aos organismos vivos.

A extração é feita por eletrólise do cloreto fundido.

O elemento é usado em várias ligas metálicas leves, por exemplo, para construção de aviões.

Quimicamente é muito reativo.

No ar forma uma camada protetora de óxido, mas queima por ignição, formando chama intensa e branca.

MagnésioMagnesita

MagnésioMagnesita

Amostras do mineral de MgCO3, chamado magnesita.

Ocorre em várias cores. Tem brilho vítreo e varia de transparente a translúcida.

Utilizada na fabricação de cerâmicas.

MagnésioDolomita

Dolomita, CaMgCO3.

Tem brilho vítreo, translúcido e pode apresentar várias cores.

Apresenta efervescência quando em contato com ácido clorídrico diluído.

Ocorre em veios, geralmente associada à calcita (CaCO3).

Estrutura atômica

Magnésio

Número de níveis de energia: 3

Primeiro Nível de energia: 2
Segundo Nível de Energia: 8
Terceiro Nível de energia: 2

Utilização

O magnésio é utilizado na fabricação de ligas leves, em bombas incendiarias, peças de avião, fogos de artifícios, lâmpadas descartáveis de flashs de máquinas fotográficas.

Além disso, compostos de magnésio também podem ser usados como material refratário, antiácido e laxante (leite de magnésia – suspensão aquosa de hidróxido de magnésio, Mg(OH)2).

Usos

O magnésio é um terço menos denso do que o alumínio. Além disso, melhora a fabricação, e as características mecânicas de soldadura de alumínio, quando utilizado como um agente de liga. Estas ligas são úteis na construção de automóveis e aviões.

O magnésio é utilizado em produtos que se beneficiam de ser leve, como assentos de carro, bagagem, laptops, câmeras e ferramentas eléctricas. Além disso, é adicionado ao ferro fundido e de aço para remover o enxofre.

Como o magnésio inflama facilmente no ar e queima com uma luz brilhante, ele é usado em sinalizadores e fogos de artifício.

O sulfato de magnésio é usado às vezes como mordente para corantes.

O hidróxido de magnésio é adicionado a plásticos para torná-los retardadores de fogo.

O óxido de magnésio é usado para fazer tijolos resistentes ao calor para lareiras e fornos. Além disso, é adicionado ao alimento para o gado e fertilizantes.

O hidróxido de magnésio (leite de magnésia), sais de Epsom (sulfato), cloreto e citrato são todos utilizados na medicina.

Propriedades físicas

O magnésio é um moderadamente difícil, metal branco-prateado.

Ele é o mais leve de todos os metais estruturais.

Estes metais são fortes o suficiente para ser usado para construir edifícios, pontes, automóveis e aviões.

O magnésio é facilmente fabricado. Fabricação significa moldar, ligas, dobra, corte e trabalhando com um metal. Os metais devem ser fabricados antes que possam ser transformadas em produtos úteis. Metais que são fortes, resistente, duro ou não são facilmente fabricado. Eles devem ser convertidos para uma liga.

Um metal que é mais facilmente fabricada (por exemplo, magnésio) é combinado com eles.

O ponto de fusão é de magnésio 651 ° C (1200 ° F) e o seu ponto de ebulição é de 1.100 ° C (2.000 ° F).

A sua densidade é de 1,738 gramas por centímetro cúbico.

Propriedades quimicas

O magnésio é um metal bastante ativa.

Ele reage lentamente com água fria e mais rapidamente com água quente. Combina-se com o oxigênio, à temperatura ambiente para formar uma película fina de óxido de magnésio. Ele queima com uma luz branca ofuscante em temperaturas mais altas.

De magnésio reage com a maioria dos ácidos e com alguns alcalis. Uma alcalino é um produto químico com propriedades opostas às de um ácido.

O hidróxido de sódio (soda cáustica comum tal como Drano) e cal em água são exemplos de substâncias alcalinas.

O magnésio também combina facilmente com muitos não-metais, tais como azoto, enxofre, fósforo, cloro, flúor, bromo, e iodo.

É também reage facilmente com um número de compostos, tais como o monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO 2, o dióxido de enxofre (SO 2, e óxido nítrico (NO).

Fonte:www.rsc.org/ods.od.nih.gov/medlineplus.gov/www.cdcc.sc.usp.br/www.cancer.gov/chem.libretexts.org/www.wisegeek.org/www.chemicalelements.com/www.eatright.org/www.chemistryexplained.com

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.