Etanolamina

PUBLICIDADE

Definição

As etanolaminas são uma família de produtos químicos que atuam como surfactantes e ingredientes emulsificantes em produtos de higiene pessoal e de limpeza.

As etanolaminas comuns incluem monoetanolamina (MEA), dietanolamina (DEA) e trietanolamina (TEA). As etanolaminas são produzidas por meio de uma reação química do óxido de etileno com a amônia.

A etanolamina pode ser usada em algumas tinturas e cores de cabelo permanentes.

A etanolamina apresenta-se como um líquido límpido e incolor com um odor semelhante ao da amônia.

Fórmula e estrutura

A fórmula química da etanolamina é: H2NCH2CH2OH ou NH2CH2CH2OH.

Sua fórmula molecular é: C2H7NO e sua massa molar é 61,08308 g mol-1.

A etanolamina é uma base formada por um grupo amina e um grupo hidroxila.

A estrutura da etanolamina é formada por uma amina primária (-NH2) e um álcool primário (-OH).

O que é etanolamina?

A etanolamina é um composto orgânico que contém grupos químicos amina e álcool, o que o torna útil em uma variedade de aplicações industriais, incluindo na produção de produtos químicos agrícolas, como amônia, para sintetizar produtos farmacêuticos e detergentes.

Também é tóxico e corrosivo quando exposto à pele humana, apesar de ser usado em vários cosméticos, como agentes para ondular os cabelos e sabonetes.

À temperatura ambiente, a etanolamina assume uma forma líquida espessa e transparente que é inflamável e tem um odor parecido com o de amônia. O Centro de Controle de Doenças dos EUA (CDC) classifica a etanolamina como tendo uma classificação Imediatamente Perigosa para a Vida ou Saúde (IDLH) em 1.000 partes por milhão (ppm) de concentração para exposição na pele ou 30 ppm para concentrações inaladas. Há um consenso geral entre muitas nações, no entanto, dos EUA ao Reino Unido, Espanha, Japão e Malásia de que um limite de exposição de 2-3 ppm não deve ser excedido para a etanolamina.

Mais de uma dúzia de outros nomes comerciais químicos existem para etanolamina devido à sua relação com compostos industriais semelhantes, como 2-aminoetanol, monoetanolamina que é conhecida como ETA ou MEA em alguns rótulos, 2-Amino-1-etanol, Glicinol e outros.

Geralmente é classificado como um produto químico de amina primária, mas também pode ser rotulado como um álcool primário, e é mais frequentemente usado como fungicida agrícola e microbicida em países como a Nova Zelândia.

A capacidade da etanolamina de se ligar a vários outros compostos torna-a útil como agente de limpeza para remover gás sulfureto de hidrogênio altamente tóxico, H2S na produção de petróleo bruto ou gás dióxido de carbono, CO2, em várias indústrias. Isso também o torna útil como um agente de ligação em limpeza a seco, tratamento de lã e para melhorar as características de desempenho de várias tintas e polidores.

Uma vez que a etanolamina apresenta sérios riscos à saúde humana devido a queimaduras corrosivas na pele, danos aos olhos ou danos à inalação do trato respiratório, ela deve ser manuseada com cuidado.

A pesquisa mostrou que a ingestão de 150 gramas ou mais de etanolamina é provavelmente fatal. Vapores ou névoas do composto podem causar sérios danos aos olhos, com apenas 0,005 mililitros sendo mostrado para causar sérios danos à visão em testes de laboratório em coelhos.

A exposição humana prolongada a concentrações muito baixas do composto também demonstrou degradar dentes e ossos da mandíbula, bem como levar a doenças respiratórias, como pneumonia brônquica, além de ter efeitos prejudiciais nos órgãos internos do fígado e rins.

A exposição também pode causar reações de asma em indivíduos suscetíveis, e algumas pesquisas com animais também sugerem que ela tem efeitos tóxicos em fetos em baixas concentrações que, de outra forma, não afetariam a mãe grávida.

Devido aos muitos usos da etanolamina, ela foi amplamente estudada por organizações na União Europeia, pela Food and Drug Administration (Administração de Drogas) (FDA) nos Estados Unidos e em outros lugares.

As restrições industriais sobre o composto e seu uso são limitadas, entretanto. Isso se deve ao fato de que seus riscos à saúde são classificados principalmente como risco ocupacional, e a exposição deve ocorrer por meio do contato físico direto ou na forma de aerossol para representar algum perigo à saúde.

Etanolamina
A etanolamina pode causar queimaduras se exposta à pele de uma pessoa

Etanolamina – Composto químico

Etanolamina, o primeiro dos três compostos orgânicos que podem ser derivados da amônia pela substituição sucessiva dos átomos de hidrogênio por radicais hidroxietil (-CH2CH2OH), sendo os outros dietanolamina e trietanolamina.

Os três são amplamente utilizados na indústria, principalmente como absorventes para componentes ácidos (por exemplo, dióxido de carbono) de gás natural e de fluxos de gás de refinaria de petróleo.

Como sais (sabões) com ácidos graxos, são usados como emulsificantes em vários produtos domésticos e industriais.

A trietanolamina é um inibidor de corrosão para soluções anticongelantes automotivas e refrigerantes para motores de aviões.

As etanolaminas são preparadas comercialmente pela reação de amônia e óxido de etileno.

Compostos de etanolamina (MEA, DEA, TEA e outros)

As etanolaminas estão presentes em muitos produtos de consumo, desde cosméticos, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza doméstica. Ambos foram associados a tumores hepáticos.

A Comissão Europeia proíbe a dietanolamina (DEA) em cosméticos, para reduzir a contaminação por nitrosaminas cancerígenas.

Encontrado em: sabonetes, xampus, condicionadores de cabelo e tinturas, loções, cremes de barbear, parafina e ceras, produtos de limpeza doméstica, pomadas farmacêuticas, delineadores, rímel, sombras, blush, bases de maquiagem, bases, fragrâncias, protetores solares

O que procurar no rótulo: trietanolamina, dietanolamina, DEA, TEA, cocamida DEA, cocamida MEA, DEA-cetil fosfato, DEA olet-3 fosfato, lauramida DEA, linoleamida MEA, miristamida DEA, oleamida DEA, estearuramida MEA, TEA- lauril sulfato.

O que são Trietanolamina?

Dietanolamina (DEA) e trietanolamina (TEA) são exemplos-chave de etanolaminas – um grupo químico composto de aminoácidos (os blocos de construção das proteínas) e álcoois. Eles são usados em uma ampla gama de aplicações, incluindo cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Fonte: www.chemicalsafetyfacts.org/cosmeticsinfo.org/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/www.ebi.ac.uk/www.softschools.com/Encyclopaedia Britannica/www.koyotky.co.jp/www.safecosmetics.org

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …