Eletrólito

PUBLICIDADE

Eletrólitos são minerais em seu corpo que possuem uma carga elétrica. Eles estão no seu sangue, urina, tecidos e outros fluidos corporais.

Quimicamente, os eletrólitos são substâncias que se tornam íons em solução e adquirem a capacidade de conduzir eletricidade.

Os eletrólitos estão presentes no corpo humano, e o equilíbrio dos eletrólitos em nossos corpos é essencial para o funcionamento normal de nossas células e órgãos.

O que é

Eletrólitos são substâncias líquidas que atuam como um meio para conduzir eletricidade.

Eles são referenciados em vários contextos diferentes, os mais comuns, incluindo saúde e fitness, e várias disciplinas eletrônicas e automotivas.

Um eletrólito é cheio de íons, que são átomos que possuem algum tipo de carga elétrica líquida, positiva ou negativa.

Um diluído possui uma quantidade relativamente pequena de íons para o seu volume, enquanto um concentrado possui uma quantidade alta de íons.

Nas células de combustível básicas, como as usadas na tecnologia automotiva, um eletrólito atua como o líquido que permite que os íons viajem entre o cátodo e o ânodo para manter o processo de geração de energia em andamento, mantendo o oxigênio e o hidrogênio reativos separados.

No tipo de célula de combustível conhecida como célula de membrana de troca de prótons, a substância move especificamente prótons (íons de hidrogênio com carga positiva) para o cátodo a partir do ânodo em que são produzidos, com o resultado final sendo a produção de água e eletricidade.

As baterias também empregam algum tipo de eletrólito, tanto para conduzir eletricidade entre as placas da bateria quanto para armazenar energia nas próprias placas.

O tipo usado em uma bateria depende do tipo e finalidade da bateria. A maioria das baterias de carro, por exemplo, usa uma que contém ácido sulfúrico, e é por isso que requer um manuseio cuidadoso.

As pilhas alcalinas usam uma solução alcalina.

As baterias de lítio usam um eletrólito orgânico especial que congela a temperaturas muito mais baixas do que as tradicionais à base de água.

Na saúde humana, os eletrólitos auxiliam em vários processos corporais vitais.

Muitas funções cardíacas e nervosas, controle e coordenação muscular e a capacidade do corpo de absorver líquidos dependem de um equilíbrio saudável de eletrólitos.

Os tipos mais comuns encontrados no corpo humano são sódio, potássio, magnésio, cloreto e cálcio. Vários hormônios no corpo ajudam a regular a ingestão dessas substâncias, e os rins os filtram quando atingem níveis excessivos.

Níveis insalubres de consumo de um ou de todos eles podem causar sérios problemas de saúde.

Os desequilíbrios mais comuns são hiper e hiponatremia, ou níveis excessivos e insuficientes de sódio e hiper e hipocalemia, ou níveis excessivos e insuficientes de potássio.

Muitas bebidas esportivas contêm adição de potássio e sódio para ajudar a restaurar o equilíbrio adequado de eletrólitos do corpo após intenso esforço físico. Depois de se exercitar pesadamente, pode ser perigoso ingerir grandes quantidades de água, porque um pouco de sódio e outros sais são perdidos quando a pessoa transpira. A água pode diluir aqueles que permanecem e causar problemas físicos.

Além disso, existem várias bebidas aprimoradas especificamente para crianças, e elas podem ser úteis para uso regular, particularmente para restaurar o equilíbrio eletrolítico de uma criança após uma doença que inclui vômito ou diarréia.

O que é um desequilíbrio eletrolítico?

Eletrólitos são sais que conduzem eletricidade no corpo.

Eles estão presentes nos fluidos e tecidos corporais e devem ser mantidos no corpo em uma proporção correta para preservar o funcionamento adequado dos sistemas do corpo.

O desequilíbrio eletrolítico ocorre quando esse equilíbrio é interrompido. Isso pode incluir ter muito ou pouco eletrólito em particular no corpo.

Existem vários tipos específicos de desequilíbrio eletrolítico que podem ocorrer.

A hipernatremia ocorre quando há muito sódio no organismo. Existem várias causas potenciais de hipernatremia, incluindo diabetes não gerenciado, drogas diuréticas, respiração pesada, como em exercícios, queimaduras graves, diarreia e vômito em excesso.

O problema oposto, hiponatremia, é quando o corpo tem muito pouco sódio. A causa mais comum de hiponatremia é insuficiência renal.

A hipercalemia é outro tipo de desequilíbrio eletrolítico. A hipercalemia é o resultado quando o corpo tem excesso de potássio.

É mais freqüentemente causada por insuficiência renal ou por drogas que causam retenção de potássio no organismo. A hipocalemia, quando o corpo não possui potássio suficiente, é freqüentemente causada por diuréticos, porque fazem com que o corpo excrete mais potássio.

Excesso ou deficiência de cálcio é o terceiro tipo comum de desequilíbrio eletrolítico.

Muito cálcio é chamado hipercalcemia. A hipercalcemia é freqüentemente causada por problemas com a tireoide, que controla a quantidade de cálcio no corpo ou por certos tipos de câncer.

Quando o corpo não tem cálcio suficiente, é chamado de hipocalcemia.

A hipocalcemia também é freqüentemente causada por problemas com a glândula tireoide, uma infecção em todo o corpo chamada sepse ou por uma deficiência de vitamina D.

Existem vários sintomas de desequilíbrio eletrolítico. A natureza dos sintomas dependerá do tipo de desequilíbrio.

Os dois sintomas comuns a todos os tipos de desequilíbrio eletrolítico são fraqueza e confusão.

Níveis altos ou baixos de sódio podem produzir convulsões e paralisia. Ter altos níveis de potássio geralmente produz um ritmo cardíaco anormal. Muito cálcio pode produzir desidratação, perda de apetite, náusea e vômito.

Existem vários tratamentos disponíveis para o desequilíbrio eletrolítico, dependendo do tipo de desequilíbrio presente.

Na maioria das vezes, um nível baixo de um eletrólito específico exige que a pessoa receba um suplemento do eletrólito necessário. O excesso de eletrólito é frequentemente tratado com fluidos intravenosos (IV) para diluir a quantidade de eletrólito no corpo da pessoa.

Os desequilíbrios eletrolíticos podem ser leves e sem problemas, ou podem ser um problema grave. Qualquer desequilíbrio eletrolítico grave deve ser tratado imediatamente.

Em muitos casos, o tratamento do desequilíbrio eletrolítico deve ser seguido pelo tratamento da causa subjacente.

O que é um teste eletrolítico?

Um teste de eletrólito normalmente mede os níveis de potássio, sódio, bicarbonato e cloreto no sangue. Esses eletrólitos, especialmente o sódio, podem desempenhar um papel importante na regulação dos níveis de fluidos do corpo. O cloreto normalmente ajuda a equilibrar os níveis de ácido no sangue, e o bicarbonato ajuda a equilibrar os níveis de ácido nos tecidos do corpo.

O potássio geralmente ajuda a estabilizar a freqüência cardíaca e também pode contribuir geralmente para ajudar o corpo a manter um nível adequado de força muscular.

Várias condições médicas podem causar desequilíbrio eletrolítico; portanto, geralmente é solicitado um teste de eletrólito quando um paciente está sofrendo dessa doença ou quando apresenta sintomas que podem indicar desequilíbrio eletrolítico.

A medição dos níveis de eletrólitos no corpo é geralmente realizada como parte de um exame de sangue. A maioria dos exames de sangue inclui um exame eletrolítico, uma vez que os médicos geralmente se preocupam com o fato de os sintomas de um paciente serem, pelo menos em parte, devidos ao desequilíbrio eletrolítico.

A maioria das pessoas que procuram atendimento médico recebe um teste eletrolítico, para que o médico possa confirmar que um desequilíbrio nos níveis de eletrólitos não é a causa de seus sintomas.

Um teste eletrolítico também é frequentemente realizado como parte da maioria dos exames físicos de rotina.

O teste eletrolítico pode ser realizado de forma exclusiva ou como parte de um painel sanguíneo mais abrangente.

Pacientes com apenas um eletrólito desequilibrado podem ser monitorados para verificar se o desequilíbrio desaparece. Vários fatores podem influenciar o equilíbrio de eletrólitos, incluindo dieta e consumo de água.

A desidratação é uma causa comum de desequilíbrio eletrolítico, embora outras causas possam incluir mau funcionamento renal e diabetes.

Os sintomas que geralmente podem indicar um desequilíbrio nos níveis de eletrólitos geralmente incluem fraqueza, confusão mental, batimento cardíaco anormal e retenção de líquidos. Alguns medicamentos prescritos, incluindo esteróides, supressores da tosse e contraceptivos orais, podem causar desequilíbrio eletrolítico como efeito colateral. Pessoas que sofrem de doenças crônicas, como doenças do fígado, cardíacas, renais ou pressão alta, podem precisar ter seus níveis de eletrólitos medidos regularmente como parte de um plano de gerenciamento de doenças.

O tratamento para níveis baixos ou irregulares de eletrólitos pode incluir alterações na dieta e na ingestão de líquidos. Os medicamentos podem ser prescritos para ajudar a regular os níveis de eletrólitos no organismo.

O teste de eletrólitos geralmente é repetido regularmente sempre que níveis inadequados de eletrólitos são detectados. Balanços eletrolíticos a longo prazo podem causar vertigem, cãibras musculares e fraqueza. Se não tratadas, essas condições podem até ser fatais.

Quais são os diferentes tipos de eletrólitos?

Todos os eletrólitos são íons que carregam uma carga positiva ou negativa. Os íons com carga negativa são chamados de ânions, e os com carga positiva são chamados de cátions.

Quando cátions e ânions se dissociam na água e se tornam capazes de transportar correntes elétricas, eles são conhecidos como eletrólitos. Eles são necessários para manter o equilíbrio de fluidos do corpo dentro e fora das células.

Alguns dos mais importantes no corpo incluem íons sódio, potássio e cálcio.

Íons são átomos que se tornam eletricamente carregados ao ganhar ou perder um elétron. Os átomos são geralmente neutros porque têm um número igual de prótons e elétrons.

Os elétrons têm uma carga negativa e os prótons têm uma carga positiva. Se um átomo perde um elétron, possui um número maior de prótons e carrega uma carga positiva.

Um átomo que ganha um elétron tem um número maior de elétrons e ganha uma carga negativa.

O cátion de sódio (NA) é mais importante na regulação do líquido extracelular. O íon sódio pode ser representado como Na+ porque carrega uma carga positiva.

Na regulação do balanço hídrico extracelular, a concentração de Na+ desempenha um papel na sensação de sede e alerta os rins para reter ou excretar água.

Um aumento na concentração de íons sódio geralmente significa que o volume de água no corpo diminuiu temporariamente e a água será retida. As concentrações diminuídas desencadeiam a perda de excesso de água na urina.

O ânion cloreto ((Cl)) também é importante na manutenção do balanço hídrico extracelular. Os íons sódio e cloreto são atraídos por cargas opostas, portanto não são facilmente separados.

Como os íons Na + também estão fortemente presentes no fluido extracelular, ambos são afetados por mecanismos semelhantes.

Os íons de potássio (K+) são importantes na regulação da atividade das células sensíveis a impulsos elétricos. A concentração de íons potássio é estritamente regulada. Os níveis de íons cálcio (Ca2+) também são fortemente controlados. Semelhante ao potássio, as células nervosas também são sensíveis a alterações nos níveis de Ca2+.

Alterações nos níveis de eletrólitos corporais podem causar desequilíbrios. Na sua forma mais grave, essas perturbações podem causar alterações nos estados mentais e perturbar o ritmo cardíaco normal.

Eles geralmente são raros em pessoas saudáveis porque os níveis são mantidos de perto através de várias vias diferentes. Possíveis causas de desequilíbrios incluem lesões, como queimaduras graves e casos de diarreia grave.

É mais provável que ocorram em pessoas com certas condições de saúde, como diabetes ou alcoolismo.

As baterias contêm um eletrólito, um líquido usado para conduzir eletricidade.

As bebidas esportivas geralmente contêm adição de potássio e sódio para ajudar a
restaurar o equilíbrio eletrolítico adequado do corpo após intenso esforço físico

Fonte: www.roswellpark.org/medlineplus.gov/www.wisegeek.org/www.scientificamerican.com/www.merriam-webster.com/www.chemicool.com/www.abbott.com/www.rush.edu/cancer.unm.edu/www.labtestsonline.org.au

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.