PUBLICIDADE
Definição
Um condensador é a parte externa de um ar condicionado ou bomba de calor que libera ou coleta calor, dependendo da época do ano.
Os sistemas de ar condicionado central têm essencialmente duas partes: um evaporador que remove o calor indesejado do ar e o transfere para um refrigerante; e um condensador que remove o calor indesejado do refrigerante e transfere esse calor para o exterior.
Condensadores são trocadores de calor que induzem a condensação no refrigerante pressurizado, de modo que ele muda de fase de um gás para um líquido.
O principal componente de um condensador é a serpentina do condensador, através da qual o refrigerante flui. O condensador está normalmente localizado fora do prédio em sistemas de refrigeração central.
Os condensadores devem ser limpos regularmente para promover a transferência eficiente de energia e os condensadores refrigerados a ar devem ter fluxo de ar irrestrito.
Ar condicionado
O que é um Condensador de Ar Condicionado?
Um condensador de ar condicionado é uma parte vital de um ar condicionado, responsável por resfriar os vapores vindos de um compressor. Ele não é usado apenas em condicionadores de ar tradicionais, mas também em refrigeradores e quase qualquer outro tipo de dispositivo que forneça refrigerante, ou ar resfriado, para outro local. Às vezes, esta parte do ar condicionado é confundida com a unidade externa em um sistema dividido.
O condensador do ar-condicionado se parece muito com uma bobina, ou talvez com um radiador. Sua função é pegar o vapor gasoso quente que sai do condensador e resfriá-lo de volta à forma líquida.
Ele faz isso por meio de um processo chamado condensação. O vapor d’água no ar, que é um gás, passa por um processo semelhante ao se transformar em orvalho líquido, comumente visto pela manhã.
O condensador resfria o gás até um certo ponto para criar o mesmo efeito.
O calor em um condensador de ar condicionado é transferido através das bobinas e, em seguida, para o ar.
Em uma unidade de ar condicionado, o ar quente é expelido para fora e o refrigerante líquido passa para a próxima etapa do processo, que é o dispositivo de expansão. No caso dos refrigeradores, o ar quente geralmente é simplesmente expelido por baixo ou por trás da unidade.
Na maioria dos casos, o condensador precisará de uma ajudinha para resfriar o líquido rápido o suficiente, razão pela qual um ventilador é frequentemente usado. O ventilador não faz o refrigerante realmente esfriar, mas ajuda na transferência de calor de dentro da bobina para o ar circundante. Assim, o resultado natural é menos calor no próprio refrigerante.
Um aparelho de ar condicionado central
Deve-se notar que, embora muitas unidades externas sejam chamadas de condensadores de ar condicionado, isso não é verdade. A parte mais visível das unidades no invólucro externo geralmente é a unidade ou componentes do condensador que ajudam o condensador, o que pode ser o motivo da confusão. O condensador é, na verdade, um dos vários componentes localizados dentro desse invólucro.
Também incluído na parte externa de um sistema de ar condicionado split está o compressor. Os componentes trabalham juntos para fornecer o ar resfriado desejado a um ambiente controlado.
Dependendo da idade do ar condicionado, suas condições de funcionamento e uso, pode haver certas partes do condensador do ar condicionado que precisam ser substituídas de vez em quando.
Isso inclui as bobinas, comumente chamadas de bobinas de evaporador, que podem eventualmente ficar corroídas. Isso pode fazer com que o refrigerante vaze. O motor do ventilador é outra unidade vital para o condensador que pode apresentar problemas de vez em quando.
Condensador – Partes
Um condensador é o dispositivo usado para condensar fluidos de gás em líquido.
As partes principais do condensador são: compressor, ventilador, aletas de resfriamento e tubos.
Um condensador contém a seção do trocador de calor onde o vapor do refrigerante é comprimido e forçado para fora, através da serpentina de troca de calor. Depois de comprimir o vapor, ele é condensado em um líquido para remover o calor através do ventilador.
Uma bobina condensadora é um dos muitos tipos de trocadores de calor,
cujo objetivo principal é transferir calor de forma eficiente entre dois meios
Função do condensador
Em um ciclo de resfriamento de um sistema de refrigeração, o calor é absorvido pelo refrigerante a vapor no evaporador seguido pela compressão do refrigerante pelo compressor.
O estado de alta pressão e alta temperatura do refrigerante vapor é então convertido em líquido no cond. Ele é projetado para condensar efetivamente o vapor refrigerante comprimido.
Existem basicamente três tipos de unidade de condensação, dependendo de como o calor é removido pelo meio de condensação, que geralmente é água, ar ou uma combinação de ambos.
Os tipos refrigerados a ar são geralmente usados em aplicações residenciais e em pequenos escritórios. Eles são usados em sistemas de pequena capacidade abaixo de 20 toneladas. As vantagens de utilizar este projeto incluem não ter que fazer tubulação de água, não ter sistema de escoamento de água, economia nos custos de água e não muitos problemas de incrustação causados pelo conteúdo mineral da água. Também é mais fácil de instalar e tem menor custo inicial. Não há muitos problemas de manutenção. As desvantagens são que ele exige mais potência por tonelada de refrigeração, tem uma vida útil mais curta do compressor e nos dias em que é necessário mais refrigeração, há menos disponível.
A circulação do tipo refrigerado a ar pode ser por convecção natural ou por convecção forçada (geralmente usando soprador ou ventilador). Devido à sua capacidade limitada, a convecção natural é usada em aplicações menores, como freezers e refrigeradores. Na convecção forçada, o ar é circulado usando um ventilador ou soprador que puxa o ar atmosférico através das bobinas aletadas. Internamente, o refrigerante circula pela bobina e o ar flui pelo lado externo dos tubos.
Refrigerado a água existem 3 tipos comumente usados. Eles são casca e tubo, casca e bobina e tubo duplo. O mais comumente usado é o tipo casca e tubo e geralmente estão disponíveis de duas até algumas centenas de toneladas. Este projeto tem requisitos de energia mais baixos por tonelada de refrigeração e os compressores podem durar mais tempo em comparação com o tipo refrigerado a ar. Uma torre de resfriamento de água é freqüentemente usada para aplicações de maior capacidade.
Tipo evaporativo, que é uma combinação de água e resfriado a ar.
O que é um condensador de ar?
Um condensador de ar é um componente usado em muitos sistemas de ar condicionado. De forma mais ampla, é uma etapa dos ciclos de refrigeração e bomba de calor que trocam calor.
Em um ar condicionado típico, um fluido chamado refrigerante circula entre o espaço interno e o ar externo.
O condensador de ar é uma parte desse caminho e serve para transferir calor do refrigerante para a atmosfera externa. É chamado de condensador porque o refrigerante se condensa, ou muda de fase de gás para líquido, durante essa etapa.
Todas as matérias, incluindo líquidos e gases, carregam consigo alguma quantidade de energia térmica. Sempre que o calor é usado para aumentar a temperatura de uma substância, o calor é armazenado dentro da substância. Da mesma forma, sempre que uma substância muda de fase – como de gás para líquido -, o calor é liberado ou absorvido. Portanto, o calor interno de um refrigerante pode ser usado para transportar o calor de um espaço interno para o ambiente externo.
Fazer com que o refrigerante mude de gás para líquido pode permitir que o calor interno seja transferido do refrigerante para o ar externo.
Os condicionadores de ar utilizam uma diferença de pressão entre as diferentes partes do caminho de circulação do refrigerante para manter o fluido em movimento e permitir que ele mude de fase.
Este diferencial de pressão é criado usando um compressor de ar movido por eletricidade ou, em um veículo, um motor de combustão. O refrigerante de alta pressão, que é principalmente vapor neste ponto do ciclo, é então empurrado através de um tubo em contato térmico com o ambiente externo. Um ventilador pode ser usado para garantir que o ar externo fresco passe pelo tubo cheio de refrigerante.
Neste ponto, o refrigerante entra no condensador de ar. Fluidos em pressões mais altas tendem a ter um ponto de ebulição/condensação em temperaturas mais baixas.
Os condicionadores de ar usam essa propriedade para transferir o calor do refrigerante para o ambiente externo – mesmo se o ar externo já estiver muito quente. O condensador de ar, conseqüentemente, funciona para condensar o vapor refrigerante em líquido, liberando calor. O calor liberado durante as mudanças de fase gás-líquido é chamado de entalpia de vaporização.
Para completar o ciclo de ar condicionado, o refrigerante essencialmente líquido passa por um ponto de estrangulamento denominado válvula de expansão.
Esta válvula contém a alta pressão do condensador de ar e permite uma nova região de baixa pressão. A região de baixa pressão tem um componente análogo ao condensador de ar, exceto que o refrigerante evapora em vez de condensar. Consequentemente, essa evaporação absorve – em vez de liberar – calor. O evaporador que suga o calor do ar é o que faz o ar de um ar condicionado parecer frio.
Condensador – Como funciona
Um condensador é usado em um sistema de resfriamento. Um condensador remove o calor do meio de resfriamento que flui através dele. O meio de resfriamento pode ser um de vários refrigerantes.
O calor do evaporador e do compressor do sistema de resfriamento é transferido para o refrigerante antes de chegar ao condensador. Quando o refrigerante flui através do condensador, ele é resfriado e condensa, ou seja, ele muda de fase da forma gasosa para a forma líquida.
O calor é normalmente removido do condensador usando ar ou água.
Assim, os condensadores são geralmente refrigerados a ar ou refrigerados a líquido. Um condensador resfriado a ar é alimentado com ar de resfriamento por um ventilador, enquanto um condensador resfriado a água é alimentado com água de resfriamento por uma bomba.
Existem muitos designs diferentes de condensadores. Um condensador resfriado a ar é normalmente equipado com tubo de cobre ou aço, no qual aletas de alumínio são instaladas.
O meio de resfriamento flui através dos tubos, transferindo o calor para as aletas, que por sua vez são resfriadas pela passagem do ar.
Um condensador resfriado a água geralmente tem um tanque alongado com um sistema de tubulação embutido.
O meio de resfriamento flui ao redor dos tubos no tanque, enquanto a água fria flui dentro dos tubos, extraindo o calor do meio de resfriamento.
O que é uma bobina condensadora?
Uma bobina condensadora é um dos muitos tipos de trocadores de calor. O objetivo principal de um trocador de calor é transferir calor de forma eficiente entre dois meios.
As bobinas do condensador são encontradas em aquecedores, condicionadores de ar e radiadores de automóveis. Embora existam pequenas diferenças na função desses dispositivos, o objetivo principal é o mesmo.
O termo serpentina condensadora pode ser usado para descrever todos os sistemas de aquecimento e resfriamento ou referir-se especificamente a serpentinas de ar.
As bobinas de ar são um subconjunto dos trocadores de calor e são encontradas em unidades de ar condicionado, em carros e edifícios. A própria bobina do condensador tem o formato de uma cobra, com um conjunto complexo de tubos internos usados para gerenciar o processo de transferência de calor ou ar resfriado.
Em um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), é usado água, vapor ou um refrigerante químico. O líquido é resfriado pelo resfriador e, em seguida, circulado pelo sistema.
A bobina de condensação é onde a mistura líquida muda de líquida para gasosa. Esse gás comprimido e resfriado é então empurrado pelo sistema de ventilação.
No ciclo de compressão de vapor e refrigeração, a bobina do condensador é o evaporador. Este processo é repetido para fornecer continuamente ar resfriado ao edifício.
É importante observar que a maioria das unidades condensadoras são autossustentáveis.
No entanto, com o tempo, a unidade pode quebrar, causando uma redução na eficiência que pode exigir a substituição completa a tempo.
Existe uma grande variedade de bobinas condensadoras disponíveis, dependendo das especificações do sistema e do volume geral de saída.
É muito importante substituir a serpentina do condensador pela unidade correspondente para evitar qualquer dano ao ar condicionado.
Lembre-se de que é melhor contratar um mecânico profissional de HVAC (Aquecimento, ventilação e ar condicionado) para substituir a bobina em sua unidade. Isso geralmente é necessário para manter a garantia e evitar qualquer dano à unidade muito cara.
O primeiro sinal de que pode haver um problema com a bobina do condensador é quando a temperatura do ar resfriado está mais quente do que a configuração do termostato.
Verifique a quantidade de refrigerante disponível no sistema para garantir que haja refrigerante suficiente. Se o nível do refrigerante estiver bom, mas o ar não estiver frio o suficiente, pense em substituir a serpentina do condensador. Em muitas áreas, existem restrições ao descarte de bobinas de condensador antigas.
Reserve um tempo para revisar as diretrizes locais para garantir que a unidade antiga seja levada ao centro de descarte adequado.
Peças do condensador
O ar condicionado split e os condensadores da bomba de calor são feitos das mesmas peças básicas. O gabinete do condensador contém a bobina do condensador, um compressor, um ventilador e vários controles.
A bobina do condensador pode ser feita de tubo de cobre com aletas de alumínio ou tubo todo de alumínio para que o calor possa ser transferido rapidamente. A bobina suporta uma pressão de mais de 400 psi quando o tempo está muito quente. Deve ser mantido o mais limpo possível para manter sua eficiência de transferência de calor.
O ventilador do condensador é uma parte vital e faz o ar circular pela bobina para facilitar a transferência de calor. Se o fluxo de ar for bloqueado, a eficiência será afetada ou o compressor poderá falhar.
A área ao redor da bobina e do ventilador do compressor deve estar livre de sujeira para que o fluxo de ar máximo possa ocorrer. O compressor é o coração do sistema, pois comprime o refrigerante e o bombeia para uma bobina na forma de gás quente.
Em aparelhos de ar condicionado, isso é resfriado no condensador em um líquido quente e passa por um tubo para a bobina do evaporador, onde se expande e esfria. Nas bombas de calor, o gás quente é bombeado diretamente para a bobina do evaporador para fornecer calor.
Fonte: www.lennox.com/www.airconditioning-systems.com/www.furnacecompare.com/www.grundfos.com/www.wisegeek.org/www.chegg.com/www.sciencedirect.com/pricefixer.com/www.harn.co.th
Redes Sociais