PUBLICIDADE
Benzopireno é um hidrocarboneto aromático policíclico e o resultado da combustão incompleta de matéria orgânica a temperaturas entre 300 ° C e 600 ° C. O composto onipresente pode ser encontrado em alcatrão de carvão, fumo de tabaco e muitos alimentos, especialmente carnes grelhadas.
A substância com a fórmula C 20 H 12 é um dos benzopirenos, formados por um benzeno anel fundido com pireno. Os seus metabolitos de epóxido de diol (mais comumente conhecido como BPDE) reagem e se ligam ao DNA, resultando em mutações e eventualmente câncer. Está listado como um cancerígeno do Grupo 1 pelo IARC.
O IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer) afirmou que o benzopireno é cancerígeno para os seres humanos (Grupo I).
A exposição ao benzopireno é causada por inalação, contato com a pele ou ingestão. Nos seres humanos, a exposição ao benzopireno no trabalho foi associada ao câncer de pulmão, bexiga, esôfago, lábio, boca, faringe, melanoma e sistema linfático.
O a-benzopireno é produzido por condensação de cinco anéis de benzeno durante processos de combustão a temperaturas de 300 a 600 ° C ( incêndios florestais, carvão, óleo , diesel , gasolina , gorduras ), especialmente quando estes são parciais ou incompletos ( pirólise).
O consumo de tabaco e erva-mate é uma fonte de benzopireno, bem como alguns processos industriais e alguns alimentos.
O que é
O Benzopireno é um potente agente cancerígeno, genotóxico e mutagênico formado pela combustão incompleta do tabaco, hulha e óleo. Ele é encontrado no alcatrão da fumaça do cigarro e pode ser um fator na relação entre fumo e câncer de pulmão, câncer de laringe e da cavidade oral, e possivelmente câncer de bexiga, pâncreas, colo e reto. O benzopireno e outros hidrocarbonetos polinucleares estão também presentes em carnes fortemente grelhadas sobre carvão e em peixe defumado, assim como na atmosfera sobre grandes cidades, onde eles são poluentes do ar.
Fonte: en.wikipedia.org/es.wikipedia.org/www.biolider.com.br
Redes Sociais