Aldeído

O que é Aldeído?

PUBLICIDADE

A química orgânica consiste no estudo de moléculas que tem o carbono como principal elemento de composição. Os arranjos moleculares e a ligação com outros elementos sequencia características que podem ser agrupadas e estudadas com especificidade. Aldeído é um desses grupos, chamados de função orgânica.

Essa função caracteriza-se pela presença de um grupo carbonila terminal, essa nomenclatura significa que um oxigênio (O) faz uma ligação dupla com algum carbono da cadeia, porém essa ligação deve estar nas extremidades, pois se o carbono que fizer a dupla ligação com o oxigênio estiver também ligado a dois carbonos esta molécula pertence a outra função orgânica, as cetonas.

A nomenclatura dos aldeídos segundo a IUPAC se dá basicamente como as outras funções, o prefixo (met, et, prop, but, pent…) referente ao número de carbonos na cadeira, o infixo (an, en, in) referente a quantidade de ligações que os carbonos fazem entre si e o sufixo al indicando a função aldeído.

Aldeído

Existe também a nomenclatura usual e nesse caso ela se dá a partir do nome dos ácidos carboxílicos, moléculas com o grupo funcional carboxila (carbono terminal que faz uma dupla ligação com o oxigênio e uma ligação com OH, grupo hidroxila), dessa forma são igualmente nominados com base no número de carbonos da cadeia principal. A partir dessa nomenclatura é que surgiram os nomes comerciais e comumente utilizados.

O metanal é o aldeído mais conhecido e usado, porém o nome usual é aldeído fórmico ou formaldeído, por essa molécula ser simples, em temperatura ambiente está no estado gasoso, por se polar é muito solúvel em água, portanto a forma mais difundida desse aldeído é o formol que é o metanal em água.

Essa molécula, com apenas um carbono na cadeira, é um bom exemplificador dos aldeídos de cadeias curtas, cujos são caracterizados pelo cheiro irritante e desagradável. Conforme a cadeia aumenta essa característica se opõe, passando a ter cheiros mais agradáveis e que muitas vezes são usados como aromatizantes ou essências para produtos. Exemplo para essa segunda característica é o caso do aldeído cinâmico, molécula que caracteriza o aroma de canela e que possui nove carbonos em sua cadeia, sendo, em temperatura ambiente, líquido.

Luciana Moretti Angelo

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.