PUBLICIDADE
Definição
Alcinos são hidrocarbonetos, compostos químicos orgânicos contendo átomos de carbono (C) e hidrogênio (H), e a característica que os torna reconhecidos como alcinos é a presença de ligações triplas.
Os compostos químicos que possuem ligações triplas e duplas em suas estruturas químicas são chamados de insaturados.
Como os alcinos têm ligações triplas em sua estrutura química e consistem em átomos de carbono e hidrogênio, são hidrocarbonetos insaturados.
O alcino é uma funcionalidade química que tem sido predominantemente usada na química e na biologia modernas.
O que são alcinos?
Os alcinos são uma das muitas famílias diferentes de hidrocarbonetos, ou compostos exclusivamente de átomos de hidrogênio e carbono.
Os alcinos são caracterizados especificamente pela presença de ligações triplas entre dois átomos de carbono.
A maioria das ligações químicas são ligações simples, o que significa que são compostas por dois elétrons de ligação.
As ligações triplas, por outro lado, são compostas por seis elétrons de ligação.
Como a maioria dos hidrocarbonetos, muitos alcinos são moléculas orgânicas importantes que são comumente estudadas em química orgânica.
A síntese de certos alcinos é importante na ciência e em algumas indústrias. Uma das principais preocupações da pesquisa em química orgânica é a síntese de novos compostos orgânicos, alguns dos quais possuem componentes alquinos que devem ser sintetizados.
Alquinos como acetileno, por exemplo, podem ser usados como combustível ou podem servir como pontos de partida dos quais outros compostos úteis podem ser derivados.
Existem vários produtos farmacêuticos diferentes que também possuem um componente alcino. Certas variedades de alguns medicamentos, como antifúngicos, antivirais ou anticoncepcionais, têm componentes alcinos.
Os alcinos também são partes altamente importantes de alguns agentes antitumorais. Complexos altamente reativos, conhecidos como caliqueamicina, são compostos de um alcino e outros componentes orgânicos e são capazes de atacar diretamente o DNA nas células cancerígenas.
Os alcinos são referidos como hidrocarbonetos insaturados porque os carbonos de um alcino não estão ligados a três átomos de hidrogênio.
Os alcanos, hidrocarbonetos nos quais os átomos de carbono estão ligados aos átomos de hidrogênio e outros átomos de carbono com ligações únicas, são chamados de compostos saturados porque todos os elétrons de ligação no composto são usados para ligar carbono ou hidrogênio.
Em um alceno ou alcino, por outro lado, alguns dos elétrons de ligação são usados para formar ligações duplas ou triplas entre átomos de carbono em vez de se ligarem a átomos de hidrogênio, de modo que o hidrocarboneto é insaturado.
Uma molécula de alcino pode ser um alcino terminal ou um alcino interno, com base na localização da ligação tripla.
Se a ligação tripla é interna – isto é, se os carbonos envolvidos na ligação tripla são cada um ligados a outros carbonos por ligações simples e não estão na “borda” da molécula – o alcino é considerado interno. Se, por outro lado, pelo menos um dos carbonos da molécula estiver ligado apenas a um átomo de hidrogênio e a molécula não se estender além desse ponto, o alcino é considerado terminal.
Propriedades de Alcinos
Em geral, os alcinos estão na forma gasosa e são solúveis em solventes orgânicos, como benzeno e acetona. Eles são, no entanto, insolúveis em água.
Outra propriedade de um alcino é que, se você tentar queimá-lo, os resultados de chama vai passar a ser uma chama de fuligem.
Vamos comparar a acidez e o ponto de ebulição dos alcinos com os outros hidrocarbonetos, alcenos (hidrocarbonetos com ligações duplas) e alcanos (hidrocarbonetos que são feitos apenas com ligações únicas).
Em geral, os alcinos são mais ácidos que os alcenos e alcanos, e o ponto de ebulição dos alcinos também tende a ser ligeiramente mais alto que os alcenos e alcanos.
Nomenclatura de alcinos
Os alcinos são moléculas orgânicas constituídas pelas ligações triplas carbono-carbono do grupo funcional e são escritas na fórmula empírica de CnH2n – 2.
São hidrocarbonetos insaturados.
Como os alcenos têm o sufixo –ene, os alcinos usam a desinência –yne; esse sufixo é usado quando existe apenas um alcino na molécula. Se uma molécula contém uma ligação dupla e uma ligação tripla, a cadeia de carbono é numerada para que a primeira ligação múltipla obtenha um número menor. Se os dois títulos puderem ser atribuídos ao mesmo número, o vínculo duplo terá precedência.
A molécula é então denominada “n-eno-n-inha”, com o nome raiz da ligação dupla precedendo o nome raiz da ligação tripla (por exemplo, 2-hepteno-4-dentro).
Alcanos, Alcenos e Alcinos
Alcanos, alcenos e alcinos são cadeias simples de hidrocarbonetos sem grupos funcionais.
Os alcanos são identificados porque a cadeia de carbono possui apenas ligações únicas. Os alcanos comuns incluem metano (gás natural), propano (combustível de aquecimento e de cozinha), butano (fluido mais leve) e octano (combustível de automóvel).
Os alcenos têm pelo menos uma ligação dupla e os alcinos têm pelo menos uma ligação tripla. O alcino mais comum é o etino, mais conhecido como acetileno.
A fórmula genérica para os alcanos é CnH2n + 2, onde n é o número identificado pelo prefixo.
Os alcenos têm a fórmula CnH2n+2 e os alcinos usam a fórmula CnH2n – 2.
Escrever as fórmulas para alcanos, alcenos e alcinos simples é tão simples quanto determinar quantos carbonos existem na fórmula e depois colocar esse número na fórmula genérica para esse hidrocarboneto.
Como os alcanos não possuem partes reais para identificar, ao contrário de todas as outras moléculas orgânicas, não há necessidade de numerar os carbonos.
Fonte: chem.libretexts.org/www.wisegeek.org/www.sciencedirect.com/socratic.org/www2.chemistry.msu.edu/www.sussexvt.k12.de.us