Ácido Tânico

PUBLICIDADE

Ácido Tânico – Definição

ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode ser encontrado em praticamente todos os tecidos das plantas aéreas.

ácido tânico é um tipo de produto químico encontrado em plantas e em certos alimentos, como frutas, vegetais, nozes, vinho e chá. O ácido tânico tem propriedades antioxidantes e pode promover uma boa saúde.

Está sendo estudado na prevenção de câncer, doenças cardíacas e outras doenças. Também é usado em certos medicamentos, tecidos, couro e tinta.

Como o nome indica, os taninos são usados no curtimento de couro. Outros usos comerciais são em tingimento, fabricação de tinta, colagem de papel, processamento de alimentos e vinhos e produção de ácido gálico e pirogalol.

ácido tânico é um tipo de polifenol. Também chamado de tanino.

Ácido Tânico – O que é

Um tanino é um produto químico adstringente derivado de plantas.

Os taninos são biomoléculas polifenólicos com esqueletos de carboidratos que são encontrados em uma ampla gama de plantas.

ácido tânico é um tipo de tanino que tem uma acidez bastante fraca. Em algumas árvores, esse produto químico pode atuar como proteção contra pragas e incêndios, e acredita-se que os seres humanos possam se beneficiar das propriedades antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes da substância.

Também é usado para fins industriais, como produção de couro e coloração de madeira.

Essa substância geralmente é encontrada como um pó amarelo, branco ou marrom claro que tende a se dissolver facilmente na água. Geralmente não tem cheiro, mas o sabor pode fazer a pessoa enrugar.

Ácido Tânico
O ácido tânico é usado em tintas para madeira

Como causa constipação em humanos, o ácido tânico pode ser usado para tratar a diarreia. Também pode ser usado para reduzir o inchaço das hemorroidas e controlar o sangramento interno. Externamente, o tanino pode ser adicionado a cremes e pomadas para ajudar a combater problemas musculares e articulares e para ajudar a curar feridas. Também pode ser usado para tratamento antifúngico dos pés, unhas dos pés ou unhas.

As pessoas são avisadas para não consumir grandes quantidades de ácido tânico e não devem ser consumidas regularmente. Embora possa ser útil de várias maneiras, o tanino também pode ter efeitos adversos.

Uma desvantagem é que acredita-se que interfere na absorção de ferro. O ferro é um mineral essencial para manter a saúde humana adequada, particularmente na construção de glóbulos vermelhos fortes.

ácido tânico também pode ter um efeito negativo no processo digestivo. O uso desta substância tem sido associado a danos hepáticos e renais graves.

Esses sintomas negativos estão associados ao uso da substância em sua forma pura ou de formas não recomendadas por médicos especialistas.

As pessoas não são consideradas como estando em risco de efeitos adversos com o uso e consumo normais. Por exemplo, os taninos podem ser absorvidos no vinho dos barris de carvalho em que é armazenado e não se acredita que causem muitos efeitos colaterais graves para a maioria das pessoas.

ácido tânico está naturalmente presente em alguns tipos de madeira, como carvalho e sequoia. Às vezes é usado para pré-tratar outros tipos de madeira que precisam ser manchados. Essa substância também é comumente usada para curtir a pele de animais para produzir couro, e costuma-se afirmar que o curtimento foi o primeiro uso que os humanos fizeram dela.

Ácido Tânico – Composto químico

ácido tânico é um sólido amarelo claro a bronzeado com um leve odor. Afunda e se mistura com a água.

ácido tânico é um galotanino obtido pela acilação dos cinco grupos hidroxi da D-glicose pelo ácido 3,4-dihidroxi-5-[(3,4,5-trihidroxibenzoil)oxi]benzóico (um dímero do ácido gálico).

Tem papel como agente carcinogênico, metabólito e geroprotetor. É um galotanino, um D-glicosídeo e um derivado monossacarídeo. Está funcionalmente relacionado a um ácido gálico.

ácido tânico é um composto polifenólico. É um tipo de taninos disponíveis comercialmente. Atua como um ácido fraco. O ácido tânico é encontrado nas nogueiras formadas por insetos nos galhos de certos carvalhos (Quercus infectoria e outras espécies de Quercus).

É removido e usado como remédio.

Antigamente era usado como antídoto contra vários venenos. Hoje em dia, o ácido tânico é aplicado topicamente para o tratamento de herpes labial, assaduras, bolhas de febre e hera venenosa.

ácido tânico também é tomado por via oral e aplicado diretamente para sangramento, diarreia crônica, disenteria, urina com sangue, dor nas articulações, tosse persistente e câncer.

Ácido Tânico – Tipos

O ácido tânico tem duas classes:

1. Ácido quercitânico: É encontrado tanto nas folhas de carvalho quanto em sua casca.
2. Ácido Galotânico: Pode ser encontrada nas galhas de carvalho e algumas outras espécies selecionadas.

Ácido Tânico – Propriedades

Ácido Tânico
Ácido Tânico

As propriedades do ácido tânico são divididas em categorias físicas e químicas.

Alguns deles são:

1. Propriedades físicas do ácido tânico:

A fórmula molecular do ácido tânico é C76H52O46.
Também é conhecido como ácido galotannico ou galotanino.
O peso molecular do ácido tânico é 1701,2 g/mol.
Tem um odor fraco e é amarelo claro a bronzeado.
O ácido tânico existe na forma sólida.
Tem uma densidade de 2,12g/cm³.
A solubilidade do ácido tânico em água é de 250 g/L.
Tem sabor adstringente.
O ácido tânico se decompõe a 200°C.
Ele afunda e se mistura com a água.

2. Propriedades químicas do ácido tânico:

Atua como um ácido fraco.
As moléculas de ácido tânico são instáveis devido à ação bacteriana e na presença de oxigênio e luz.
Não reage com o ferro. Portanto, usado como um inibidor de corrosão.
É insolúvel em clorofórmio, benzeno, dissulfeto de carbono, éter dietílico, tetracloreto de carbono (CCl4) e petróleo.
Quando aquecido, decompõe-se para emitir fumaça e fumaça acre.
Catalisa a formação de nitrosodietilamina.
A solução de ácido tânico em glicerina é relativamente estável.

Ácido Tânico – Função

Ácido Tânico
Ácido Tânico

Geralmente, o ácido tânico usado para ações farmacêuticas é considerado pentadigaloilglicose. Tem um efeito severo. Acredita-se que o ácido tânico exerça efeitos antibacterianos e antivirais.

Quando usado internamente, desidrata os tecidos e causa uma redução nas secreções. Externamente, funciona formando uma camada protetora de células contraídas e mais duras.

As principais ações do ácido tânico são devidas aos seus efeitos locais. Após a ingestão, apresenta alta afinidade com as proteínas plasmáticas, baixa biodisponibilidade devido ao seu grande tamanho e baixa lipossolubilidade.

Fonte: www.infobloom.com/www.cancer.gov/www.sciencedirect.com/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.acs.org/www.turito.com/www.phytochemicals.info/www.sinergiacientifica.com.br

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Processo isobárico

PUBLICIDADE Processo isobárico – Definição Um processo isobárico é uma mudança de processo termodinâmico no estado de …