PUBLICIDADE
Definição
O ácido fosfórico, também chamado de ácido ortofosfórico (H3PO4), o ácido de oxigênio mais importante do fósforo, usado para fazer sais de fosfato para fertilizantes.
O fósforo é um nutriente essencial da planta e é absorvido pelas raízes das plantas.
A fabricação de fertilizantes usados para corrigir deficiências de fósforo nos solos depende da disponibilidade de suprimentos de ácido fosfórico.
Também é utilizado em cimentos dentários, na preparação de derivados de albumina e nas indústrias de açúcar e têxtil.
Serve como aromatizante ácido e semelhante a frutas em produtos alimentícios.
Ácido Fosfórico – Química
O ácido fosfórico é qualquer um dos três ácidos, ácido ortofosfórico, H3PO4, ácido metafosfórico, HPO3 ou ácido pirofosfórico, H4P2O7, derivado do pentóxido de fósforo, P2O5 e várias quantidades de água.
Ácido Fosfórico – Uma representação 3D
O que é ácido fosfórico?
A substância conhecida no mundo científico como ácido fosfórico é conhecida no mundo da medicina homeopática como phosphoricum acidum.
Este mineral manipulado pelo homem é usado em pequenas doses como remédio herbal caseiro para tratar doenças emocionais resultantes de estresse e exaustão, como apatia, apatia, tristeza e outros. Também é usado para certas doenças físicas e é um ingrediente importante em várias indústrias de transformação.
O phosphoricum acidum é extraído do fósforo. Na natureza, o fósforo é encontrado como apatita, uma substância semelhante a cristal encontrada em certos tipos de rochas. Quando o ácido sulfúrico e o fosfato de cálcio são combinados, o ácido fosfórico é produzido.
Esta substância é mais popularmente usada na medicina homeopática. A homeopatia, que ganha popularidade em todo o mundo, é definida pela frase “curas semelhantes”. Em outras palavras, um tratamento deve ser semelhante à doença ou a substâncias que podem agravar os sintomas em grandes doses. Esse conceito é semelhante ao que é manipulado nas vacinas contra influenza na medicina ocidental, nas quais uma pequena quantidade do vírus influenza é injetada no organismo para criar resistência no sistema imunológico. A maioria das curas homeopáticas requer doses pequenas e diluídas, e apenas um remédio deve ser usado de cada vez para várias doenças.
Das muitas doenças que o phosphoricum acidum se destina a curar na medicina homeopática, muitas resultam do estresse. Exaustão mental e física, apatia, tristeza, insônia associada à fadiga, letargia e apatia são todos tratados com ácido fosfórico. Acredita-se que os sintomas reveladores dessas doenças incluam perda de apetite, sede de bebidas com sabor doce ou frutado, dificuldade de concentração, esquecimento e suores frios. Em grandes doses, no entanto, é provável que esta substância agrave tais doenças e sintomas.
Especialistas em medicina homeopática afirmam que os melhores candidatos ao tratamento com phosphoricum acidum são pessoas com personalidades calmas e gentis, que podem estar sofrendo luto ou trauma com o qual têm uma profunda dificuldade em lidar adequadamente. O tratamento não deve, no entanto, ser visto como uma cura completa.
Recomenda-se que um regime de phosphoricum acidum seja acompanhado por exercícios leves, muito descanso e calor físico.
O ácido fosfórico também tem vários usos fora do reino da homeopatia. No passado, era usado como estimulante digestivo. Pode ajudar a reduzir os níveis elevados de cálcio em pacientes com câncer em potencial, combater a perda de cabelo e o diabetes, prevenir a desidratação relacionada ao trato digestivo e proporcionar alívio em crianças que sofrem de dores de crescimento.
Além disso, o ácido fosfórico é um ingrediente usado no refino de açúcar, vários medicamentos, detergentes, fertilizantes e produtos para remoção de ferrugem.
Ácido Fosfórico – Fórmula
O que é o ácido ortofosfórico?
O ácido ortofosfórico é um ácido inorgânico. Também é conhecido como ácido fosfórico.
Tecnicamente, o termo ácido fosfórico refere-se a uma ampla variedade de ácidos à base de fósforo, mas é freqüentemente usado para se referir especificamente ao ácido ortofosfórico por cientistas e leigos.
A estrutura química é o: H3PO4, mas essas moléculas podem ser combinadas novamente para produzir uma série de compostos. Quaisquer derivados deste ácido também são referidos como ácidos fosfóricos.
A forma pura deste ácido é sólida e branca à temperatura ambiente, a 42,35°C, o ácido ortofosfórico derreterá, resultando em um líquido incolor e viscoso. À temperatura ambiente, esse composto é tipicamente anidro, o que significa que não contém água. No entanto, possui uma estrutura molecular polar, o que significa que é extremamente solúvel em água.
Como reagente químico, esse ácido é frequentemente convertido em soluções aquosas ou contendo água. Estes podem ter concentrações potenciométricas de íons hidrogênio (pH) variando de 1,08 a 7,00, dependendo da quantidade de ácido presente. Uma solução a 85% do ácido é corrosiva, mas pode ser tornada não-tóxica por meio de diluição.
Um dos usos mais comuns desse ácido é como aditivo alimentar. Na Europa, é identificado pelo código de aditivo alimentar E338. É usado principalmente para acidificar alimentos e bebidas, principalmente refrigerantes com cola. Tanto a Pepsi® como a Coca-Cola® usam ácido ortofosfórico para dar um sabor ligeiramente amargo às suas bebidas. Esse ácido é produzido em massa a baixo custo, tornando-o a segunda opção mais comum para esse processo. O ácido cítrico, que produz o mesmo sabor, normalmente é o primeiro.
O ácido ortofosfórico tem sido associado à falta de densidade óssea em vários estudos. Um estudo, realizado de 1996 a 2001 e publicado no American Journal of Clinical Nutrition, mostrou uma perda estatisticamente significativa da densidade óssea em mulheres que consumiam cola diariamente. Outro estudo, financiado pela Pepsi® Corporation, fez a afirmação de que a falta de fósforo no corpo poderia levar a uma menor densidade óssea.
Investigações posteriores levaram a afirmações de que a cafeína, não o ácido fosfórico, foi responsável pela perda de densidade óssea observada. Um estudo de 2001, usando mulheres que bebiam três xícaras de cola por dia, descobriu que qualquer perda de densidade óssea era provavelmente devida ao deslocamento de leite no corpo, e não como resultado do consumo de fósforo ou cafeína. Este ácido também tem sido associado a cálculos renais e doenças renais crônicas. Pesquisas apontam novamente o consumo de cola como o culpado, mas o mecanismo exato de ação e até que ponto o ácido ortofosfórico está envolvido no desconhecido.
Ácido Fosfórico – Fórmula
O ácido fosfórico, que também é um ácido mineral, é representado pela fórmula H3PO4 e contém um átomo de fósforo, quatro átomos de oxigênio e três átomos de hidrogênio.
Fonte: www.essentialchemicalindustry.org/pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.coca-colaproductfacts.com/byjus.com/ml2rconsultancy.com/www.npi.gov.au/antoine.frostburg.edu/www.ebi.ac.uk
Redes Sociais