Ácido cafeico

PUBLICIDADE

Definição

O ácido cafeico é um composto orgânico derivado do ácido hidroxicinâmico e polifenol com biodisponibilidade oral, com potencial atividade antioxidante, anti-inflamatória e antineoplásica.

O ácido cafeico, também conhecido como cafeico, pertence à classe de compostos orgânicos conhecidos como ácidos hidroxicinâmicos.

Os ácidos hidroxicinâmicos são compostos que contêm um ácido cinâmico em que o anel benzeno é hidroxilado

O ácido cafeico existe como um composto sólido, ligeiramente solúvel (em água) e fracamente ácido (com base em seu pKa).

O ácido cafeico é o bloco de construção de uma variedade de metabólitos vegetais, desde os monômeros simples até os produtos de condensação múltiplos para dar origem a uma variedade de derivados do ácido cafeico.

Fórmula molecular: C9H8O4

Ácido cafeico
Molécula de ácido cafeico

O que é ácido cafeico?

Embora o ácido cafeico possa ser encontrado no café, ele não está relacionado à cafeína. Junto com seu derivado éster fenetílico do ácido caféico (CAPE), é um composto orgânico que ocorre naturalmente, produto de muitas plantas, incluindo os grãos de café. Essa substância é antioxidante e também pode atuar como inibidor cancerígeno.

Os antioxidantes, incluindo o ácido cafeico, são essenciais na prevenção de doenças como câncer ou coronárias.

Os antioxidantes consistem em uma molécula capaz de retardar ou até mesmo prevenir a oxidação de outras moléculas. Quando a oxidação ocorre no corpo, ela produz radicais livres que são capazes de danificar as células. Os antioxidantes interrompem essa reação removendo os radicais livres que podem ser estimulados pelo fumo, estresse, infecções ao comer alimentos fritos, banho de sol excessivo ou exposição à poluição e aos raios-x.

Quando o corpo tem baixos níveis de antioxidantes, pode ocorrer dano ou morte às células por meio de um processo chamado estresse oxidativo.

Esse estresse é um contribuinte conhecido para o aparecimento de muitas doenças; no entanto, não é 100 por cento compreendido se é a causa ou a consequência da doença.

As doenças mais comuns são acidentes vasculares cerebrais e doenças degenerativas.

ácido cafeico também inibe os carcinógenos. Carcinógenos referem-se a quaisquer substâncias ou agentes envolvidos na promoção do câncer.

Existem inúmeras substâncias que podem causar atividade cancerígena, mas geralmente estão todas relacionadas à quantidade de radiação que emitem.

Os carcinógenos são capazes de aumentar o risco de câncer, alterando ou danificando o DNA em nível celular. O resultado é que o dano ao DNA não pode ser reparado e isso pode levar à morte celular.

Se isso acontecer, as células podem se tornar cancerosas. Embora os carcinógenos não causem câncer por si próprios, eles promovem a atividade dos carcinógenos que podem causar câncer.

Depois que um carcinógeno entra no corpo, o corpo tenta eliminá-lo tornando-o mais solúvel em água para que possa ser removido. Isso acontece por meio de um processo denominado biotransformação.

Ainda assim, o próprio processo pode realmente converter um carcinógeno menos tóxico em um que é mais tóxico sem inibidores carcinogênicos. A adição de inibidores de carcinógenos, como o ácido cafeico, ajuda a promover e manter a saúde, evitando a biotransformação e inibindo a produção de carcinógenos.

O ácido cafeico é encontrado nos grãos de café. Os níveis de antioxidantes encontrados neste ácido estão de acordo com os encontrados em frutas, nozes, óleos e outros alimentos saudáveis.

Ácido cafeico – Composto Orgânico

ácido cafeico (C9H8O4) é um composto orgânico e um potente antioxidante.

Ele pode ser encontrado naturalmente em uma ampla variedade de plantas.

O ácido caféico é um tipo de polifenol, uma classe de micronutrientes conhecida por suas propriedades antioxidantes.

O nutriente tem muitos benefícios para a saúde, incluindo propriedades antiinflamatórias, anticâncer e antivirais. Pode ajudar a impulsionar o desempenho dos atletas.

No entanto, não é considerado “essencial” para a saúde humana. Em outras palavras, você não precisa disso para sobreviver.

A fonte mais comum de ácido caféico na dieta humana é beber café. Também é encontrado em certos vegetais, frutas e ervas.

Alguns exemplos de alimentos que contêm ácido cafeico incluem:

Café
Vinho
Açafrão
Manjericão
Tomilho
Orégano
Sábio
Repolho
Maçãs
Morangos
Couve-flor
Rabanetes
Cogumelos
Couve
Peras
Azeite

Apesar do nome, o ácido cafeico não tem relação com a cafeína.

Resumo

ácido caféico é uma substância que está presente em todas as plantas, incluindo vegetais, frutas, ervas, grãos de café, especiarias à base de plantas e outros que comemos e bebemos.

Acredita-se que o ácido cafeico tenha propriedades antiinflamatórias e antioxidantes potenciais, ambas de interesse crescente para pesquisadores médicos.

O ácido cafeico faz parte de um grupo de produtos químicos chamados ácidos hidroxicinâmicos. Esses ácidos perfumados fazem parte de um grupo ainda maior de produtos químicos chamados polifenóis.

Como muitos outros polifenóis, o ácido caféico é um antioxidante. Isso significa que ele pode desacelerar o estresse oxidativo no corpo e combater os radicais livres que esse estresse produz.

O estresse oxidativo está relacionado à progressão mais rápida do processo de envelhecimento e a muitos outros problemas de saúde, incluindo câncer e demência.

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.medicalnewstoday.com/www.sciencedirect.com/www.researchgate.net/www.frontiersin.org/pubs.rsc.org

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …