Ácido Butírico

PUBLICIDADE

O ácido butírico é um ácido graxo criado quando as bactérias boas em seu intestino decompõem a fibra alimentar.

Também é encontrado em gorduras animais e óleos vegetais.

No entanto, a quantidade de ácido butírico encontrada em alimentos como manteiga é pequena em comparação com a quantidade que é feita em seu intestino.

ácido butírico é um ácido graxo saturado de cadeia curta com uma estrutura de 4 carbonos.

O ácido butírico é comumente encontrado na forma esterificada em gorduras animais e óleos vegetais.

ácido butírico qualquer um dos dois ácidos isoméricos com a fórmula C4H8O2, especialmente um líquido rançoso que ocorre principalmente na manteiga estragada, cujos ésteres são usados como aromatizantes.

ácido butírico, também conhecido como ácido butanóico ou butirato, pertence à classe de compostos orgânicos conhecidos como ácidos graxos de cadeia linear.

Estes são ácidos graxos com uma cadeia alifática reta.

O ácido butírico é uma molécula muito hidrofóbica, praticamente insolúvel (em água) e relativamente neutra. O ácido butírico é um composto potencialmente tóxico.

Fórmula molecular: C4H8Oou CH3CH2CH2-COOH

Ácido butírico

O que é ácido butírico?

ácido butírico, também conhecido como ácido butanóico, é um produto químico oleoso e incolor com a fórmula CH3CH2CH2-COOH que ocorre em muitos produtos lácteos, particularmente o leite, e também é um subproduto da fermentação em muitos casos. Tende a ter um cheiro um pouco rançoso quando isolado e é a principal causa do mau cheiro associado ao vômito humano e à flatulência.

É um acréscimo comum às bombas de fedor por esse motivo.

Alguns de seus derivados químicos e ésteres têm um cheiro doce; depende muito da apresentação e da composição química precisa.

Características Básicas

O ácido é um líquido à temperatura ambiente e é feito predominantemente de gorduras.

Congela a cerca de -8 ° C e ferve a 163,5 ° C.

Apesar de sua estabilidade, o ácido é suscetível à hidrólise, um processo químico em que as moléculas de água se separam em átomos isolados de hidrogênio e oxigênio, levando com eles quase todas as células às quais estão ligadas.

Na verdade, o nome do ácido deriva da palavra latina butyrum, ou “manteiga”, que é onde teria sido descoberto e isolado pela primeira vez.

A manteiga é geralmente até 4% ácida e, quando estraga, a degradação da hidrólise faz com que ela emita um cheiro azedo nojento. O mesmo cheiro está associado à maioria dos produtos lácteos estragados.

Produção e Fermentação

Este composto é preparado em grande escala pela fermentação do amido ou do açúcar.

A fermentação utiliza microorganismos e ocorre em condições onde não há oxigênio para transformar a glicose nesses compostos. Os micróbios ganham energia com esse processo.

Menos energia é produzida do que se os compostos fossem transformados na presença de oxigênio.

Várias espécies de bactérias também o produzem como produto da fermentação. Esse tipo de bactéria normalmente se desenvolve em lugares onde não há oxigênio, como o rúmen de vacas e cabras.

O rúmen é um órgão digestivo especial que ajuda na degradação de compostos vegetais que, de outra forma, seriam extremamente difíceis de decompor.

As bactérias dentro do órgão geram butirato das fibras vegetais que consomem. Essa também é uma das principais razões pelas quais o composto aparece em produtos lácteos, como leite, manteiga e a maioria dos iogurtes. Em muitos casos, também é produzido como subproduto em alguns sedimentos marinhos.

Papel na digestão

Os seres humanos também têm esse ácido em seus tratos digestivos, e é um dos muitos ácidos estomacais que ajuda a decompor os alimentos para obter energia.

O cólon também o produz como um subproduto de alguns tipos de digestão de fibras, particularmente aveia e farelo cru.

Muitos especialistas dizem que este ácido é a principal razão pela qual o gás humano e a flatulência cheiram mal em tantos casos.

O ácido também costuma ser o principal componente do vômito e geralmente é responsável por seu cheiro ácido característico.

Como uma arma

O mau cheiro do ácido levou ao seu uso na composição de bombas de fedor e ferramentas usadas por policiais e ativistas políticos em muitas partes do mundo.

As bombas fedorentas também são utilizadas em vários protestos, geralmente como forma de causar danos a propriedades ou encerrar serviços, mesmo que apenas temporariamente.

Ataques com ácido foram bem documentados em clínicas de aborto, por exemplo, e contra baleeiros e barcos baleeiros.

Derivados e ésteres

Quando os ácidos carboxílicos são expostos a certos álcoois ou fenóis, eles normalmente se decompõem e formam estruturas ligeiramente novas conhecidas como “ésteres”.

Isso acontece com o ácido butírico em várias circunstâncias e os resultados – embora quimicamente semelhantes ao original – costumam ser muito diferentes em termos de propriedades e características básicas.

Quando isso acontece com os compostos butíricos, o grupo hidrogênio do COOH é substituído por um composto orgânico para formar um éster conhecido como butanoato.

Esses tipos de compostos são encontrados em muitos óleos vegetais e gorduras animais, o que os torna relativamente comuns e, em geral, têm propriedades muito diferentes.

Em particular, eles geralmente cheiram e têm um sabor agradável, o que os torna úteis para a indústria alimentícia e de perfumes.

Outro derivado químico comum é o ácido fenilbutírico. Este composto é usado como intermediário em vários processos químicos. O ácido indolbutírico, por exemplo, é um hormônio de crescimento vegetal que faz com que os brotos desenvolvam raízes e ajuda a acelerar a entrega de nutrientes às células.

Ácido butírico – Composto químico

Ácido butírico (CH3CH2CH2CO2H), também chamado de ácido butanóico, um ácido graxo que ocorre na forma de ésteres em gorduras animais e óleos vegetais.

Como glicerídeo (um éster que contém um ácido e glicerol), ele constitui de 3 a 4% da manteiga; o odor desagradável da manteiga rançosa é o da hidrólise do glicerídeo do ácido butírico.

O ácido tem uma importância comercial considerável como matéria-prima na fabricação de ésteres de álcoois inferiores para uso como agentes aromatizantes; seu anidrido é usado para fazer butirato de celulose, um plástico útil. O ácido butírico é produzido pela oxidação catalisada do butanal (butiraldeído) pelo ar.

O ácido butírico é um líquido incolor, solúvel em água e miscível com solventes orgânicos comuns; ele congela a -7,9 °C e ferve a 163,5 °C.

Um isômero, ácido 2-metilpropanóico (isobutírico), ((CH3)2CHCO2H, é encontrado no estado livre e como seu éster etílico em alguns óleos vegetais.

Embora seja comercialmente menos importante do que o ácido butírico, é geralmente semelhante ao ácido butírico; ele congela a -46,1 °C e ferve a 153,2 °C.

Ácido butírico

Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/www.ymdb.ca/www.inchem.org/www.nj.gov/go.drugbank.com/Encyclopaedia Britannica/www.healthline.com/www.wisegeek.org/www.ebi.ac.uk/www.clinicaleducation.org

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …