PUBLICIDADE
Definição
O ácido ascórbico é uma vitamina natural solúvel em água (vitamina C).
O ácido ascórbico é um potente agente redutor e antioxidante que atua no combate às infecções bacterianas, nas reações desintoxicantes e na formação de colágeno no tecido fibroso, dentes, ossos, tecido conjuntivo, pele e capilares.
Encontrada em frutas cítricas e outras frutas, acerola, tomates, e em vegetais, a vitamina C não pode ser produzida ou armazenada por humanos e deve ser obtida na dieta.
A vitamina C foi descoberta em 1912, isolada em 1928 e produzida pela primeira vez em 1933.
A vitamina C é um nutriente essencial envolvido na reparação do tecido.
Outros nomes: Vitamina C
Fórmula molecular: C6H8O6
Fórmula estrutural do Ácido Ascórbico
O que é ácido ascórbico?
O ácido ascórbico é conhecido por suas propriedades antioxidantes. É uma ligação molecular de carbono, hidrogênio e oxigênio.
A maioria das pessoas está familiarizada com o ácido L-ascórbico, mais comumente referido como vitamina C.
Quando não está na forma de vitamina C, o ácido ascórbico pode ser usado em soluções para revelar o filme. Oxida facilmente, mas evita a destruição de várias células – daí o termo antioxidante.
Deve ser armazenado em local fresco e escuro. Também oxida na presença de metais, por isso não deve ser armazenado em nenhum tipo de recipiente metálico.
Como vitamina C, o ácido ascórbico já foi inestimável na prevenção de doenças como o escorbuto, causado por longas viagens de navio. Para combater o escorbuto, marinheiros e passageiros costumavam receber laranjas, que são ricas em vitamina C. Embora a maioria dos animais sintetize esse ácido naturalmente, os humanos e os primatas não o fazem. Por esse motivo, a suplementação é necessária, geralmente disponível através de fontes alimentares. Junto com frutas cítricas, brócolis, espinafre e cranberries são excelentes fontes de ácido ascórbico.
Desde a descoberta de que o ácido ascórbico pode prevenir o escorbuto, os modernos fabricantes de alimentos naturais têm procurado comercializar a vitamina C na forma de comprimido.
A vitamina C também é uma adição frequente aos sucos de frutas. Tem havido muito debate sobre a capacidade da vitamina C de prevenir o resfriado comum.
Embora durante anos os fabricantes de alimentos naturais insistissem que tomar grandes quantidades de vitamina C poderia realmente encurtar a duração do resfriado, o resultado final dos testes clínicos sugere que a vitamina C reduz o resfriado em pouco mais de meio dia.
No entanto, quando a vitamina C é combinada com zinco, ela tende a reduzir o número de dias que dura um resfriado, principalmente devido às propriedades do zinco. Felizmente, a vitamina C não apresenta um alto índice de toxicidade, mesmo em doses muito altas. Portanto, embora tomar grandes doses possa não melhorar o resfriado, também não é provável que o prejudique de forma alguma.
O ácido ascórbico é essencial para os processos do corpo, e todos os humanos devem consumi-lo por meio de alimentos ou suplementação. A vitamina C ajuda a produzir colágeno.
Também é vital para a produção de dopamina e adrenalina, e necessário para o funcionamento de quase todos os principais órgãos.
Níveis baixos de ácido ascórbico podem resultar em dentes soltos, anemia, incapacidade de cicatrização rápida e hematomas mais fáceis.
Em geral, porém, as pessoas com dietas razoavelmente saudáveis obtêm o suficiente dessa substância sem suplementação. Quando a dieta de uma pessoa é pobre em vitamina C, a suplementação deve ser considerada para promover a saúde geral.
Uma vez que a maioria dos métodos de cozimento esgota o conteúdo de vitamina C, um dos melhores métodos para adicioná-la à dieta é comer frutas cítricas cruas ou cozinhar levemente vegetais verdes como o brócolis.
A salada de espinafre é uma maneira saborosa de adicionar mais vitamina C à sua dieta. A vitamina C foi recentemente adicionada não apenas a muitos alimentos, mas também a muitos produtos cosméticos, especialmente cremes para a pele comercializados como “anti-envelhecimento”. É muito cedo para dizer se esses produtos são eficazes, embora alguns usuários considerem que são bastante benéficos.
Usos
O ácido ascórbico (vitamina C) é usado para prevenir ou tratar baixos níveis de vitamina C em pessoas que não obtêm vitamina suficiente em suas dietas.
A maioria das pessoas que segue uma dieta normal não precisa de ácido ascórbico extra. Níveis baixos de vitamina C podem resultar em uma condição chamada escorbuto.
O escorbuto pode causar sintomas como erupção na pele, fraqueza muscular, dor nas articulações, cansaço ou perda de dentes.
A vitamina C desempenha um papel importante no corpo. É necessário para manter a saúde da pele, cartilagem, dentes, ossos e vasos sanguíneos.
Ele também é usado para proteger as células do seu corpo contra danos. É conhecido como antioxidante.
Resumo
O ácido ascórbico pertence à classe dos compostos orgânicos conhecidos como butenolidos. Estes são dihidrofuranos com um grupo carbonila no átomo de carbono C2.
O ácido ascórbico é uma droga usada para tratar a deficiência de vitamina C, escorbuto, cicatrização tardia de feridas e ossos, acidificação da urina e, em geral, como antioxidante. também foi sugerido ser um agente antiviral eficaz. O ácido ascórbico existe como um composto sólido, solúvel (em água) e fracamente ácido (com base em seu pKa).
O ácido ascórbico foi encontrado na maioria dos tecidos humanos e também foi detectado na maioria dos biofluidos, incluindo leite materno, líquido cefalorraquidiano, sangue e urina.
Dentro da célula, o ácido ascórbico está localizado principalmente no citoplasma, bainha de mielina e mitocôndrias.
O ácido ascórbico participa de uma série de reações enzimáticas.
Em particular, a dopamina e o ácido ascórbico podem ser convertidos em norepinefrina e ácido desidroascórbico; que é mediado pela enzima dopamina beta-hidroxilase.
Além disso, a dopamina e o ácido ascórbico podem ser convertidos em norepinefrina e ácido desidroascórbico por meio de sua interação com a enzima dopamina beta-hidroxilase.
Em humanos, o ácido ascórbico está envolvido na via de oxidação peroxissômica do ácido fitânico, na via de oxidação dos ácidos graxos de cadeia ramificada, na via de síntese da carnitina e na via de ação do dissulfiram.
O ácido ascórbico também está envolvido em vários distúrbios metabólicos, alguns dos quais incluem deficiência de tirosina hidroxilase, deficiência de monoamina oxidase-a (mao-a), tirosinemia, transitória, da via do recém-nascido e da via da tirosinemia tipo I.
O ácido ascórbico é um composto de sabor muito suave e herbáceo que pode ser encontrado em vários itens alimentares, como faneca do oceano, horchata, pimenta e chocolate.
Isso torna o ácido ascórbico um biomarcador potencial para o consumo desses produtos alimentícios.
O ácido ascórbico está associado a várias doenças conhecidas como meningite, doença de canavan e lesão cerebral traumática; o ácido ascórbico também foi associado a distúrbios metabólicos congênitos, incluindo hiperoxalemia.
O brócolis é uma boa fonte de vitamina C
As frutas cítricas contêm naturalmente altos níveis de vitamina C
Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/thumbs.dreamstime.com/med.libretexts.org/www.cancer.gov/www.wisegeek.org/my.clevelandclinic.org/www.nhs.uk/www.chemicalsafetyfacts.org/medlineplus.gov
Redes Sociais