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O que é
A prática formal do que hoje é comumente referido como “relações públicas” remonta ao início do século 20. No período relativamente curto que leva até hoje, relações públicas tem sido definido de muitas maneiras diferentes, a definição muitas vezes evoluindo junto com mudança de papéis ‘relações públicas e avanços tecnológicos.
Relações Públicas se ocupa da reputação, com o objetivo de ganhar a compreensão e apoio e influenciar a opinião e comportamento. É o esforço planejado e sustentado para estabelecer e manter a boa vontade e compreensão mútua entre uma organização e seu público.
Relações Públicas procura formar profissionais para atuarem na área comunicação institucional e interna de instituições públicas e privadas, gerenciamento de conflitos, organização de eventos e campanhas, elaboração de pesquisas de opinião e de mercado.
Relações Públicas é a gestão das relações e da comunicação de uma organização.
Com o fortalecimento da sociedade global, aumenta o número de empresas e instituições atentas ao relacionamento de seus produtos, serviços e atividades com os diversos públicos da sociedade civil.
Administrar interesses e opiniões, apresentar diagnósticos de mercados e clientes, estratégias e políticas de comunicação empresarial e institucional é ponto de partida para o sucesso do empreendimento, uma garantia para satisfação de grupos humanos organizados.
O Profissional
O Profissional estuda Comunicação organizacional, criação, aplicação e manutenção de estratégias de relacionamento das organizações com seus diversos públicos, por meio da utilização de instrumentos dirigidos, tecnológicos e midiáticos.
Este profissional pode atuar em organizações públicas e privadas, assessorias de imprensa e/ou comunicação, empresas de organização de eventos, assessoria parlamentar e governamental, exercendo atividades como planejar e executar campanhas de opinião pública; organizar eventos; avaliar, por meio de pesquisa, a eficácia de ações e estratégias de comunicação implementadas.
Este profissional atua também na estratégia comunicacional das organizações (industriais, comércio, prestação de serviços, ONGs, assessorias, consultorias).
Transmite informações e orientações sobre sua filosofia, valores e objetivos, suas ações, seus produtos e serviços, para funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, mídia, governo e comunidade em geral. Formula e administra ações que garantam o bom relacionamento da organização com seus diferentes públicos, planejando estratégias de comunicação, auditoria social e pesquisas de opinião pública.
O que fazem os profissionais de relações públicas?
Os profissionais de relações públicas trabalham para conseguir publicidade gratuita para seus clientes.
Tradicionalmente, isso é feito por meio do envio de comunicados aos jornalistas, contendo as informações necessárias para que uma história positiva seja escrita sobre o cliente. Jornais, rádios e emissoras de televisão (principalmente as locais) estão sempre em busca de novas idéias para histórias, em particular aquelas que apresentam assuntos de “interesse humano”.
Um profissional de Relações Públicas escreve comunicados à imprensa que parecem uma notícia convincente, deixando claro por que o produto, o serviço ou a história pessoal do cliente é importante. O objetivo é satisfazer as necessidades dos jornalistas por notícias, aprimorando a imagem do cliente aos olhos do público.
Os profissionais de Relações Públicas passam muito tempo cultivando relações com jornalistas e outros membros da mídia. Isso é feito pesquisando o que jornalistas escrevem sobre a indústria do cliente ou sobre seus interesses pessoais.
Um profissional de Relações Públicas pode entrar em contato com o jornalista para saber mais sobre o tipo de histórias que ele procura e sobre como gostaria de receber os resumos das histórias. É mais provável que um jornalista leia um comunicado novo, atual à imprensa vindo de uma fonte reconhecida e direcionado especificamente a seus interesses.
Outro trabalho das relações públicas é a criação de um kit de imprensa, ou um kit de mídia. Um jornalista pode pedir um kit de imprensa como um complemento para o comunicado à imprensa. O kit de imprensa contém tudo que um jornalista precisa para entender quem é o cliente e o que ele faz.
A profissão
O bacharel em Relações Públicas executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Formula e administra ações que garantem o bom relacionamento da organização com seus funcionários, fornecedores, clientes, governos e comunidades.
Elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais. Também informa e orienta clientes, fornecedores e o público em geral sobre a empresa, seus objetivos, ações, produtos e serviços. É obrigatório o registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas.
Características que ajudam na profissão
Facilidade de expressão, agilidade, iniciativa, interesse por atividades sociais e culturais, habilidade de lidar com o público, criatividade
Campo de Atuação
Empresas públicas e privadas, instituições sociais (entidades filantrópicas, sociais, ONGs), prestação de serviços autônomos, empresas de consultoria e assessoria na área de comunicação.
Mercado de Trabalho
O Relações Públicas desenvolve e coordena atividades relacionadas à gestão da comunicação mercadológica e corporativa na construção e valorização da imagem de empresas, instituições, ONGs e demais organizações.Atua, estrategicamente, em Assessoria de Imprensa, Organização de Eventos e Cerimoniais, Comunicação Interna, Prevenção e Gerenciamento de Crises, Incentivos em Responsabilidade Social, Pesquisa Corporativa, Projetos de Patrocínios Culturais, Sociais, Esportivos e Ambientais, entre outros.
O curso
O curso de Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas forma profissionais aptos a diagnosticar, planejar e contribuir para a implantação de diretrizes e políticas, e promovendo a integração entre empresas, governo, comunidade e a opinião pública. Para isso, o aluno é estimulado a desenvolver a criatividade, amplo conhecimento dos processos e ferramentas da comunicação institucional, visão empreendedora, habilidades no gerenciamento de projetos e respeito aos princípios éticos e legais da profissão.
Ao terminar o curso, o aluno deverá ser apto a:
Implantar e acompanhar a administração de programas de relacionamento entre empresas, instituições e seus públicos
Elaborar planejamentos estratégicos de comunicação para organizações e sugerir políticas de RP, propaganda institucional e de apoio ao marketing
Definir os públicos estratégicos da empresa
Detectar situações que possam afetar a imagem da empresa junto à opinião pública
Planejar, coordenar e executar programas e campanhas de interesse comunitário, de comunicação dirigida e de informação para a opinião pública. O profissional deve utilizar tecnologias de informação aplicadas à opinião pública a fim de esclarecer grupos e autoridades envolvidas no trabalho
Planejar campanhas e programas de caráter social
Gerenciar assuntos públicos que tenham interesse para a empresa ou instituição
Manter relação com a imprensa
Duração média do curso: 4 anos.
Relações Públicas – Profissão
O profissional de relações públicas é responsável pela compreensão dos processos que regem o relacionamento entre as empresas e seu público. Fica a cargo desse profissional promover a imagem das instituições e estabelecer os planos de comunicação interna e externa.
Ele cria e executa estratégias de comunicação e ação para as empresas dos mais variados ramos. Muitas vezes trabalha em associação com o profissional de publicidade e propaganda, ou então desenvolve, ele mesmo, as programas de marketing para as empresas.
Também presta assessoria de comunicação para entidades estatais, autarquias, celebridades, clubes esportivos e multinacionais. É esse o profissional que estabelece a comunicação entre a empresa e a imprensa e entre a empresa e seu público consumidor. O relações públicas também trabalha na organização de eventos como recepções e cerimoniais entre empresários e políticos.
A comunicação interna das empresas é outra atividade que requer os conhecimentos desse profissional, ele elabora planos de comunicação entre os funcionários, confecciona boletins informativos, e projetos de comunicação empresarial. Também são contratados pelas empresas para trabalhar em programas de integração comunitária.
Tipos de Curso
a) Nível Superior
Bacharelado
Média de duração de 4 anos. Geralmente é uma habilitação dos cursos de Comunicação Social, podendo ainda aparecer com o nome de Gestão de Comunicação Organizacional. A grade curricular oferece disciplinas da área de humanas como sociologia, história, filosofia, português, comunicação empresarial, comunicação comparada e teoria da comunicação. As disciplinas específicas como economia, administração, organização de eventos, pesquisa de opinião, estatística, marketing, planejamento em comunicação, ética e noções de direito complementam a formação do profissional. Algumas escolas também oferecem disciplinas práticas de produção com fotografia, produção em vídeo, multimeios e produção gráfica.
Mercado de Trabalho
Imagem é tudo! A máxima popular traduz a importância desse profissional na sociedade contemporânea. Com o crescimento do número de empresas preocupadas em desenvolver projetos de identidade corporativa, o mercado de trabalho para o relações públicas está aquecido.
Além das empresas particulares e das autarquias e organizações estatais, cada vez mais celebridades do mundo artístico e do esporte contratam os serviços desse profissional, de forma que estão aumentando os postos de trabalho.
Existe uma forte tendência de terceirização do setor, fazendo com que os profissionais de relação públicas trabalhem em agências de assessoria de comunicação, vendendo seu trabalho para as empresas que não mantêm seus próprios departamentos de comunicação.
Ofertas de Emprego
O relações públicas trabalha na administração de ações voltadas para a promoção e sedimentação da identidade de empresas de todos os portes.
As maiores oportunidades de emprego estão nos grandes centros, que concentram um grande número de empresas. A chance de se conseguir um emprego em departamentos de comunicação interna é menor, já na prestação de serviços há oportunidades tento nas capitais como em cidades do interior com boa movimentação financeira.
A organização de eventos também é um nicho para o profissional, que pode coordenar a montagem de feiras, mostras, campeonatos, e cerimônias oficiais. No serviço institucional coordena departamentos de atendimento ao cliente e as ações de pesquisa de opinião. Também analisa e coordena projetos institucionais de ação cultural, de integração social e de comunicação interna.
O Terceiro Setor tem se apresentado como um grande empregador, ongs, fundações e instituições sociais, como AACD, requisitam o profissional para a coordenação de campanhas, captação de recursos e divulgação de projetos. São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife e Salvador são as capitais que mais empregam o relações públicas para essas atividades.
Fonte: www.uerj.br/www3.pucrs.br/www.belasartes.br/www.cursocerto.com.br
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