Publicidade e Propaganda

PUBLICIDADE

O que é

Publicidade e Propaganda é a profissão da área de Comunicação Social.

Reúne o estudo de técnicas e conhecimentos para divulgar fatos e informações sobre pessoas, produtos ou empresas, tendo como objetivo vender os produtos ou a “imagem”das pessoas.

O publicitário faz pesquisas de mercado, analisa os dados, estuda os produtos e os hábitos dos consumidores. Cria e redige textos publicitários, cartazes e folders, produz e dirige comerciais de rádio e televisão. Acompanha todo o processo de produção do material publicitário até a distribuição final.

A sociedade contemporânea caracteriza-se pela velocidade do intercâmbio de informações e imagens entre Instituições, veículos e públicos. A comunicação é a principal ferramenta desse intercâmbio, servindo para a difusão da cultura, dos interesses mercadológicos e institucionais, bem como da formação da opinião pública.

A Publicidade e Propaganda é uma área em constante expansão, que exige profissionais criativos, atentos às mudanças sociais, políticas, econômicas e tecnológicas.

Publicidade e Propaganda são instrumentos estratégicos de marketing para que empresas e instituições atinjam o mercado de consumo, divulgando produtos, serviços, marcas e idéias.

As empresas atuam como num quadro extremamente competitivo exigindo que estas utilizem o instrumento publicitário para informar o consumidor, valorizar marcas, promover vendas e mudar hábitos de compra.

O curso de Publicidade e Propaganda objetiva formar o aluno para atuar em agências de propaganda, empresas anunciantes e áreas afins, como veículos de comunicação, produtoras de Rádio/TV, planejamento gráfico, editoração eletrônica, marketing e promoção.

Cabe ao publicitário planejar, criar, produzir, veicular e pesquisar anúncios e campanhas publicitárias e promocionais, conduzindo tais atividades de forma ética e humanista.

O Curso

O curso de Publicidade e Propaganda forma profissionais capazes de apresentar soluções criativas, originais e eficientes para clientes das diversas áreas da comunicação. Através de um método multidisciplinar inovador, denominado Prática Pedagógica do Ensino Integrado, os professores oferecem uma formação cultural ampla, tanto teórica quanto prática.

Ao final de cada semestre, os estudantes apresentam um projeto de comunicação completo, embasado em pesquisas e com uma temática específica. Essa estrutura serial, realizada plenamente sob uma visão multi e interdisciplinar, constitui-se no principal diferencial do curso em relação a seus concorrentes.

A teoria e a prática estão intimamente ligadas no curso, que tem duração média de quatro anos. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da propaganda – política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Em algumas, o curso de Publicidadeé uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social.

O profissional

O trabalho de um publicitário pode até ser glamouroso, mas é muito mais do que isso. São horas a fio de dedicação e “transpiração”, muitas vezes sobre pressão.

O publicitário tem que ser muito bom em lidar com as pessoas e conseguir enxergar oportunidades onde muitos não vêem.

Você irá se preparar para atuar em criação, direção e produção de campanhas publicitárias, planejamento e estratégias de comunicação, desenvolvimento de promoções, marketing de consumo, político e institucional, além de muitos outros segmentos que necessitam de publicidade e propaganda.

Perfil do profissional

Publicitários lidam diretamente com a imagem de produtos, pessoas, empresas e instituições, junto ao público e ao mercado consumidor. Podem trabalhar como profissionais de atendimento aos anunciantes de campanhas publicitárias ou planejamento, criação, pesquisa de mercado, mídia, produção gráfica e audiovisual, promoção de vendas e merchandising, produção de eventos, no campo da mídia digital e podem atuar, também, no departamento de marketing de empresas anunciantes.

A Profissão

Profissão rodeada por um certo glamour nos últimos, a publicidade e propaganda sempre atraiu jovens que sonhavam em participar de grandes campanhas criativas e ganhar reconhecimento internacional.

Hoje, com a Internet e um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, os publicitários buscam novos nichos de atuação. Mesmo quem não se considera criativo, por exemplo, pode ser um empresário de sucesso na área, um bom administrador de agência.

Mercado de Trabalho

O publicitário atua nas áreas de Atendimento, Planejamento, Criação, Mídia e Produção de agências de comunicação especializadas em Propaganda, Promoção de Vendas e Merchandising, Marketing Direto, Eventos, Comunicação Visual e outras. Trabalha nos departamentos de Comunicação e Marketing de empresas anunciantes.

Desempenha funções de atendimento, planejamento e comercial em veículos de comunicação e em fornecedores como gráficas, estúdios, produtoras de imagem e som e institutos de pesquisa.

O profissional, possuidor de um perfil com as características mencionadas, estará apto a exercer sua profissão, em diversas áreas de atuação no presente mercado de trabalho, entre elas:

Agências de Comunicação, seja de Propaganda, de promoções, de eventos, prestando consultoria, assessoria de imprensa ou relações públicas
Agências de Publicidade propriamente ditas, no atendimento, planejamento, criação, pesquisa, mídia e em outras áreas correlatas
Empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias
Empresas de produção audiovisual, produzindo e dirigindo trabalhos fotográficos, peças para rádio, TV e cinema, além de atuar no atendimento e na administração
Divisões e departamentos de Comunicação de empresas em geral, cuidando de toda a comunicação interna e externa da organização e de seus produtos, gerenciando custos e orçamentos e também lançando produtos, por meio de práticas de Marketing
Editoras e meios de comunicação, como emissoras de rádio, televisão e órgãos de imprensa
Institutos de pesquisa, realizando os diversos tipos de pesquisa, como a de mercado, de audiência, de opinião e as político-eleitorais, entre outras
Assessoria a empresas produtoras de eventos, convenções, seminários, exposições e feiras;
Assessoria publicitária e de Comunicação a órgãos governamentais em atividades relacionadas ao núcleo básico da formação do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Como a Agência de Publicidade é o principal setor de sua atuação, esse profissional deve estar capacitado a exercer as seguintes funções:

Na área de Atendimento, estudo de custos e orçamentos, prestação de contas e organização de informações de interesse para planejamento de atividades futuras

Na área de Criação, elaboração de anúncios comerciais e outras peças publicitárias, trabalhando desde sua concepção até suas especificações de elementos visuais, sonoros e verbais

Na área de Marketing, elaboração de estratégias de lançamentos e sustentação de produtos e serviços, por meio de levantamento das necessidades e expectativas do mercado a que se destinam, definindo, assim, técnicas de venda, promoção, distribuição e divulgação do produto;
Na área de Pesquisa de Mercado, estudo e levantamento de dados sobre o público consumidor, para poder definir objetivos, conteúdo e divulgação de campanhas publicitárias e promocionais no lançamento de novos produtos, avaliando os resultados da campanha, pela análise dos níveis de memorização e compreensão da mensagem pelo público-alvo

Na área de Mídia, decisão quanto ao melhor veículo para a divulgação da peça publicitária, pesquisando e avaliando índices de audiência de rádio e televisão, assim como os de circulação de jornais e revistas, para atingir o público-alvo desejado

Na área de Planejamento, análise de todos os dados obtidos por meio de um briefing sobre a empresa, seus produtos ou serviços e mercado em que atua, estabelecendo uma estratégia de comunicação que servirá de base para as consequentes estratégias de criação e mídia.

Duração média do curso: 04 anos.

Publicidade e Propaganda – Profissão

O profissional de publicidade e propaganda tem a incumbência de levar a público um produto ou um conceito. Fica sob sua responsabilidade a divulgação de marcas, de idéias, de serviços e de pessoas.

Muito íntima do Marketing essas duas profissões às vezes se confundem. Inclusive algumas escolas oferecem o curso com o nome de Publicidade, Propaganda e Marketing. De fato os fundamentos das duas profissões são os mesmos, quando há alguma diferenciação conceitual fica no âmbito da aplicação profissional dos conhecimentos desses dois bacharéis.

Geralmente o marketing está mais associado aos processos de criação conceitual e de divulgação e avaliação da imagem da marca ou do produto, enquanto os publicitários são mais ligados à produção das campanhas de venda propriamente ditas e na elaboração de peças publicitárias, mas essa diferenciação entre as duas profissões nem sempre fica evidente na grade curricular das escolas.

Atualmente, a maioria das empresas em atividade contrata profissionais de publicidade, desde as grandes até as microempresas, passando pelas organizações não governamentais e por personalidades públicas que investem na assessoria desse profissional.

A produção publicitária nacional é reconhecida pela sua qualidade no mundo todo. Já ganhamos diversos prêmios internacionais e somos respeitados nos grandes festivais como concorrentes de peso.

Tipos de Curso

a) Nível Superior

Bacharelado

Duração média de 4 anos. Os cursos oferecem ao aluno uma ampla grade de disciplinas que englobam administração, sociologia, psicologia, semiótica, matemática aplicada. Os últimos anos de curso são mais específicos, com aulas práticas de fotografia, redação publicitária, produção gráfica, produção de audiovisual, estatística, finanças, metodologia de pesquisa e estratégia de marketing. Em alguns cursos de comunicação Social aparece como uma habilitação de formação específica. A estrutura de laboratórios de informática e de produção é importante para a formação do profissional, por isso atenção na escolha da escola. Em geral é exigido o estágio para a diplomação nos cursos de nível superior e tecnológico.

b) Nível Superior

Tecnológico

Duração média de 2 anos. A grade curricular das escolas varia conforme a vocação do curso, algumas dão ênfase para a criação e produção de peças publicitárias, outras estão mais voltadas para o planejamento estratégico em marketing. Vale a pena conferir com atenção o currículo de cada curso antes de escolher.

c) Nível Médio

Curso Técnico

Duração média de 2 anos. Os cursos variam conforme a ênfase dada pela escola. Pode ser encontrado com nomes variados como Técnico em Publicidade, Técnico em atendimento e planejamento publicitário, Criação e produção publicitária. As disciplinas são específicas de acordo com a orientação do curso. Podendo ser computação gráfica, design gráfico, criação publicitária, produção gráfica, produção fotográfica, produção de som ou produção de tv.

d) Cursos Livres

Ampla variação de tempo

Existem variados cursos livres que aprimoram os conhecimentos dos alunos para o trabalho com publicidade. Diversas escolas oferecem cursos na área de planejamento, pesquisa, produção publicitária, marketing direto, técnicas de venda e negociação.

Mercado de Trabalho

A propaganda é a alma do negócio! Diz o dito popular. Acreditando nisso, empresas de todos os portes investem na contratação dos serviços desse profissional.

Onde há comércio e consumo precisa-se de um profissional de publicidade.

O mercado de trabalho depende muito do desempenho da economia nacional, quando a renda média aumenta e o consumo de bens e serviços cresce, o publicitário vê as oportunidades de emprego aumentarem. As empresas investem mais em propaganda, para manter a competitividade. Já, quando a economia não vai bem, a redução dos custos de produção afetam também o publicitário, que precisa se adaptar a uma realidade mais modesta de rendimentos.

No entanto, os serviços de publicidade e propaganda sempre são requisitados e o mercado tem sido promissor para os formados na área. Como existe uma boa oferta de profissionais, é muito importante estar sempre atualizado com as novidades do mercado, fazendo cursos de pós-graduação e especialização específica. Os conhecimentos em multimídia e informática aplicada valorizam esse profissional.

Ofertas de Emprego

O publicitário pode desempenhar as funções de contato comercial, fazendo a ligação entre a empresa e a agência publicitária, ou entre o anunciante e o meio de comunicação; pode ser chefe de criação, desenvolvendo peças publicitárias; trabalha como gerente de publicidade: administrando a promoção de produtos e no planejamento de marketing, elaborando estratégias de marketing.

Pode trabalhar também com pesquisas de mercado, aplicando e analisando enquetes de consumo e comportamento; na análise de mídia, escolhendo os melhores meios de comunicação para publicidade de um produto; na produção de peças, sites, filmes e jingles publicitários e na promoção de vendas, desenvolvendo campanhas promocionais.

As grandes cidades oferecem as melhores ofertas de emprego, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. As ofertas são em agências de publicidade, organizações não governamentais, meios de comunicação, agências de assessoria de imprensa, promoção de eventos e merchandising.

Mesmo com a concentração dos postos de trabalho nas capitais e grandes centros urbanos, muitas vagas surgem em cidades de médio porte, principalmente onde há boa movimentação financeira.

Fonte: www.eca.usp.br/www.ibes.edu.br/www.metodista.br/www.cursocerto.com.br

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