Gerontologia

PUBLICIDADE

Gerontologia – Definição

Gerontologia é o estudo do envelhecimento e dos idosos. A ciência da gerontologia evoluiu à medida que a longevidade melhorou. Os pesquisadores nesta área são diversos e são treinados em áreas como fisiologia, ciências sociais, psicologia, saúde pública e política.

Uma definição mais completa de gerontologia inclui todos os seguintes itens:

Estudos científicos de processos associados às mudanças corporais desde a meia-idade até a velhice;
Investigação multidisciplinar das mudanças sociais resultantes do envelhecimento da população e que vão desde as humanidades (por exemplo, história, filosofia, literatura) à economia; e
Aplicações deste conhecimento a políticas e programas.

Gerontologia – O que é

Gerontologia é o estudo dos aspectos biológicos, psicológicos e sociológicos do desenvolvimento humano e das complexidades do envelhecimento ao longo da vida.

Os processos de envelhecimento são únicos e universais, relevantes para cada pessoa, empresa, indústria e comunidade.

Inclui:

O estudo das mudanças físicas, mentais e sociais nas pessoas à medida que envelhecem;
A investigação das mudanças na sociedade resultantes do envelhecimento da nossa população; e
A aplicação deste conhecimento a políticas e programas.

Gerontologia é multidisciplinar na medida em que combina ou integra várias áreas de estudo distintas.

A Sociedade Gerontológica da América promove a colaboração entre médicos, enfermeiros, biólogos, cientistas comportamentais e sociais, psicólogos, assistentes sociais, economistas, especialistas em política, aqueles que estudam as humanidades e as artes, e muitos outros estudiosos e investigadores sobre o envelhecimento.

geriatria, o ramo da ciência médica preocupado com a prevenção e tratamento de doenças em pessoas idosas, faz parte do campo mais amplo da gerontologia.

Como resultado do foco multidisciplinar da gerontologia, profissionais de diversas áreas se autodenominam gerontólogos.

Os gerontologistas melhoram a qualidade de vida e promovem o bem-estar das pessoas à medida que envelhecem por meio de pesquisa, educação, prática e aplicação de conhecimentos interdisciplinares sobre o processo de envelhecimento e o envelhecimento da população.

Gerontologia
Gerontologia

O envelhecimento tem impacto em todos os setores da nossa economia, desde os cuidados de saúde e a habitação, aos serviços sociais e aos transportes… e muitos mais.

É por isso que você encontrará gerontologistas atuando em uma ampla variedade de setores, organizações e funções.

A população globalmente envelhecida tem necessidades específicas. Desde necessidades sociais até médicas, os idosos dependem de assistência e de políticas públicas que possam proteger os seus interesses.

À medida que as pessoas sobrevivem mais tempo, a ciência e a compreensão das necessidades desta população também melhoraram e evoluíram.

O campo oferece a oportunidade de aplicar uma ampla gama de conhecimentos multidisciplinares, incluindo: psicologia, saúde pública, fisiologia, ciências sociais e políticas públicas ao trabalho que está sendo realizado.

Para ter uma ideia melhor do que a gerontologia envolve, aqui está uma olhada em sua definição mais profunda e abrangente:

O estudo científico dos processos do corpo humano que ocorrem desde a meia-idade até o final da vida
Uma abordagem multidisciplinar para compreender as mudanças sociais à medida que as populações chegam à velhice
Aplicar este conhecimento e informações na prática às políticas e procedimentos

Gerontologia – Envelhecimento

A busca por explicações sobre por que envelhecemos é quase tão antiga quanto os registros escritos, remontando a muito antes da lendária busca de Ponce de Leon pela “fonte da juventude” no início do século XVI.

Porém, foi somente no início do século XX que surgiu o termo gerontologia.

Escrevendo em 1903, o zoólogo Élie Metchnikoff observou “é extremamente provável que o estudo científico da velhice e da morte, dois ramos da ciência que podem ser chamados de gerontologia e tanatologia, traga grandes modificações no decorrer do último período de vida” (pp. 297-298). Derivado das palavras gregas geront (“velho”) e logia (“o estudo de”), a gerontologia é definida como o estudo científico do envelhecimento e da população idosa. Este duplo enfoque nos processos de envelhecimento e nas características, condições e circunstâncias das pessoas idosas está no cerne do campo da gerontologia contemporânea.

Embora a distinção nem sempre seja clara na prática, a preocupação da gerontologia com o estudo científico do envelhecimento e da velhice difere de um campo relacionado – a geriatria.

geriatria é o ramo da medicina que se preocupa com o tratamento e manejo de doenças e enfermidades (por exemplo, perda auditiva, osteoporose, demência) que são mais prevalentes na velhice do que nos primeiros ou intermediários anos. Assim, um geriatra pode estar preocupado em saber se os procedimentos cirúrgicos reverterão a perda auditiva ou como um dispositivo auxiliar, como um aparelho auditivo, pode compensar o declínio na capacidade auditiva de uma pessoa.

Um gerontologista pode estar interessado em estudar as causas da perda auditiva, se ela ocorre com maior frequência entre homens ou mulheres mais velhas, e compreender os efeitos que o declínio da acuidade auditiva tem na mobilidade, interação e prazer de vida de um indivíduo.

Dito de outra forma, a geriatria concentra-se no diagnóstico clínico e no tratamento de condições médicas que normalmente ocorrem durante os últimos anos, enquanto a gerontologia envolve a compreensão científica das causas, distribuição e consequências dessas condições.

A diferença entre gerontologia e geriatria

Gerontologia
Geriatria

gerontologia é multidisciplinar e se preocupa com os aspectos físicos, mentais e sociais e as implicações do envelhecimento.

Geriatria é uma especialidade médica focada no cuidado e tratamento de pessoas idosas. Embora a gerontologia e a geriatria tenham ênfases diferentes, ambas têm o objetivo de compreender o envelhecimento para que as pessoas possam maximizar o seu funcionamento e alcançar uma elevada qualidade de vida.

geriatria é uma especialidade médica que se concentra no tratamento e cuidado de pessoas idosas.

gerontologia é um estudo amplo que não se concentra apenas na saúde física e mental dos idosos, mas também leva em consideração as implicações sociais e as políticas públicas.

Geriatria concentra-se apenas nas condições médicas e doenças dos idosos, enquanto a gerontologia estuda o processo de envelhecimento.

gerontologia e os gerontologistas analisam os aspectos multifacetados do envelhecimento no que se refere à saúde física, à saúde mental, ao bem-estar emocional e às relações sociais dos idosos.

É chamado de campo multidisciplinar, pois incorpora biologia (o estudo geral do corpo), fisiologia (os processos mecânicos, físicos e bioquímicos do corpo, ou as funções e processos do corpo), psicologia (o estudo dos pensamentos e a mente) e sociologia (o estudo das relações sociais).

Gerontologista – O que faz

gerontologista é o profissional médico que estuda e trata doenças relacionadas ao processo de envelhecimento.

Ele ou ela normalmente trabalha com populações de pacientes idosos para compreender os aspectos biológicos do envelhecimento e os vários problemas médicos e sociais enfrentados pelos cidadãos mais velhos.

Alguns profissionais realizam pesquisas laboratoriais detalhadas sobre doenças e envelhecimento em geral, enquanto outros trabalham em hospitais e lares de idosos para prestar cuidados diretos aos pacientes.

Um gerontologista também pode se envolver em trabalhos de defesa de direitos ou políticas públicas para ajudar a melhorar os serviços de saúde para os idosos.

Muitos cientistas de laboratórios clínicos e de pesquisa se especializam em gerontologia.

Eles conduzem experimentos de laboratório e organizam estudos longitudinais para compreender melhor os processos biológicos relacionados ao envelhecimento.

Um gerontologista pesquisador pode investigar tecidos vivos para aprender mais sobre o desenvolvimento celular e o envelhecimento e determinar como retardar a deterioração da saúde física e mental.

Os cientistas também testam novos medicamentos em animais de laboratório e participantes de ensaios clínicos para determinar sua eficácia e segurança.

O trabalho dos investigadores é essencial no desenvolvimento de novas e melhores técnicas de tratamento dos idosos.

Um gerontologista também pode se tornar um médico licenciado, especializado em medicina geriátrica. Os médicos diagnosticam e tratam doenças comuns em pacientes idosos, como doença de Alzheimer, doença de Parkinson e osteoporose. Eles prescrevem medicamentos e educam os pacientes sobre maneiras de lidar melhor com as questões relacionadas ao envelhecimento.

Um gerontologista pode organizar sessões de fisioterapia ou agendar exames regulares para monitorar a condição do paciente ao longo do tempo.

Os médicos também aconselham os amigos e familiares do paciente e os informam sobre maneiras pelas quais podem ajudar a cuidar de seu ente querido idoso.

Gerontologia
Um gerontologista pode optar por se especializar em
medicina geriátrica como médico licenciado

Alguns gerontologistas experientes envolvem-se em esforços de educação e conscientização. Especialistas em sociologia, psicologia e medicina identificam problemas comuns encontrados pelos idosos.

Os gerontologistas escrevem livros e panfletos informativos, organizam clínicas para médicos e falam ao público para aumentar a conscientização sobre os problemas.

Muitos gerontologistas estão ativamente envolvidos na arrecadação de dinheiro para pesquisas gerontológicas sobre a doença de Alzheimer e condições relacionadas.

Gerontologia
Os gerontologistas precisam de empatia especializada e
habilidades de escuta ao interagir com
pacientes idosos e seus cuidadores

Os cargos governamentais no campo da gerontologia são essenciais na formulação de políticas administrativas. Esses profissionais pesquisam questões pertinentes que afetam os cidadãos mais velhos, como o acesso aos cuidados de saúde e aos serviços públicos, e aconselham os políticos na criação de novas políticas. Freqüentemente, administram pesquisas, organizam estatísticas e criam relatórios detalhados sobre a qualidade dos serviços disponíveis para os idosos em uma comunidade.

Esses gerontologistas pressionam por uma melhor regulamentação em lares de idosos e instalações de vida assistida, e tentam alocar recursos para programas subfinanciados

Fonte: www.geron.org/onlinelibrary.wiley.com/sfu-primo.hosted.exlibrisgroup.com/publichealth.uga.edu/gero.usc.edu/www.uopeople.edu/www.practicaladultinsights.com/www.ljrohan.com/www.nurse.com

Veja também

Engenharia de Manutenção

PUBLICIDADE Engenharia de Manutenção – Definição Engenharia de manutenção é a disciplina e profissão que aplica …

Eletricista Industrial

PUBLICIDADE Eletricista Industrial – Definição Eletricistas industriais são essenciais para as necessidades diárias de funcionamento de …

Dublê

PUBLICIDADE Dublê – O que é Um dublê é uma pessoa que realiza sequências físicas para televisão …