Umidade Absoluta

PUBLICIDADE

Definição

umidade absoluta refere-se à quantidade de água contida em uma parcela de ar e é comumente medida em gramas de água contido em 1 metro cúbico de ar seco.

A umidade absoluta é a massa de vapor de água dividida pela massa de ar seco em um determinado volume de ar a uma temperatura específica. Quanto mais quente o ar, mais água ele pode absorver.

A umidade absoluta é a medida de vapor de água ou umidade no ar, independentemente da temperatura. É expresso em gramas de umidade por metro cúbico de ar (g/m3).

A umidade absoluta máxima do ar quente a 30 graus C é de aproximadamente 30 gramas de vapor de água, ou 30 g/m3.

A umidade absoluta máxima do ar frio a 0 ° C, o ponto de congelamento, é de aproximadamente 5 g de vapor de água ou 5g/m3.

Esse seria o diferencial entre a umidade nos meses de verão e a umidade nos meses de inverno. O ar mais quente retém mais água, enquanto o ar mais frio retém menos água.

Densidade da umidade (vapor de água) por unidade de volume de ar, expressa geralmente em quilogramas por metro cúbico (kg/m3).

Em comparação, a umidade relativa é a razão (expressa em porcentagem) do vapor de água no ar a uma certa temperatura e pressão em relação ao vapor de água máximo que ele pode conter na mesma temperatura e pressão; e umidade específica é a razão entre o vapor de água no ar e a massa total do ar e do vapor de água.

Umidade Absoluta

O que é umidade absoluta?

A medida da quantidade de vapor de água do ar presente em um determinado momento é chamada de umidade absoluta. É expresso como um valor específico, absoluto ou relativo, valor e não deve ser confundido com a umidade relativa, que é expressa em porcentagem. Dentro do campo da psicometria do ar, as medidas de umidade são elementos importantes.

A umidade absoluta é determinada usando a massa do vapor de água do ar. Pode ser expresso em quilogramas de vapor de água ou em libras de vapor de água.

A massa de vapor de água é então considerada em termos de volume. Essa medida de densidade é geralmente expressa usando gramas por metro cúbico ou libras por pé cúbico.

Em outras palavras, a umidade absoluta mede a densidade do vapor de água.

A umidade é um aspecto importante do clima e fornece um aspecto adicional para medir o ambiente em termos de temperatura.

Mais especificamente, a umidade absoluta fornece um meio para os serviços meteorológicos expressarem como é a temperatura do ambiente.

Uma umidade absoluta mais alta e, portanto, umidade relativa, significa que o clima está muito mais quente. O ar é mais úmido e geralmente parece pesado ou espesso.

Às vezes, o clima durante um alto nível de umidade é chamado de úmido ou abafado. Se houver um nível muito baixo de umidade, o ar pode parecer muito seco ou até velho. Em locais onde a umidade é muito baixa, as pessoas podem experimentar a pele seca com mais frequência do que o habitual. Um nível mais alto de umidade faz com que as pessoas transpirem ou suem mais.

A umidade relativa utiliza a razão entre a pressão do vapor e a saturação da pressão do vapor. Se um serviço doméstico ou meteorológico se refere à umidade ou usa um umidistato, é mais comum que se refira à umidade relativa.

A umidade relativa usa a umidade absoluta, ou nível atual de umidade, em relação à umidade máxima para oferecer uma porcentagem.

Também relacionadas às medidas de umidade estão a psicometria do ar, vapor e umidificação, desumidificação e umidade relativa recomendada.

A umidade é um aspecto central no estudo do ar e do ciclo de umidade e água. As condições respiratórias ou doenças também estão intimamente relacionadas à umidade. O ar úmido, quando o ar está acima do nível de umidade recomendado, pode permitir a proliferação de bactérias, fungos, vírus ou ácaros perigosos. Por esse motivo, os edifícios públicos devem medir seus níveis de umidade e prestar muita atenção aos níveis de umidade o tempo todo.

Umidade Absoluta

Umidade absoluta versus umidade relativa – Qual é a diferença?

A umidade absoluta é a medida do vapor de água (umidade) no ar, independentemente da temperatura. É expresso em gramas de umidade por metro cúbico de ar (g/m³).

A umidade absoluta máxima do ar quente a 30° C é de aproximadamente 30 g de vapor d’água – 30g/m³.

A umidade absoluta máxima do ar frio a 0 ° C é de aproximadamente 5 g de vapor de água – 5g/m³.

A umidade relativa também mede o vapor de água, mas RELATIVO à temperatura do ar.

É expressa como a quantidade de vapor de água no ar como uma porcentagem da quantidade total que pode ser mantida em sua temperatura atual.

O ar quente pode reter muito mais umidade que o ar frio, o que significa que a umidade relativa do ar frio seria muito maior que o ar quente se os níveis de umidade absoluta fossem iguais.

A umidade relativa é citada nas previsões meteorológicas, pois afeta a forma como “sentimos” a temperatura.

O que é umidade relativa e absoluta?

A umidade relativa e absoluta são formas de medir o teor de umidade do ar.

Quando lemos sobre a secagem de plásticos, certos termos surgem repetidamente: umidade relativa e absoluta, ponto de orvalho e déficit de pressão de vapor.

Precisamos de uma definição clara desses conceitos se quisermos entendê-los em contexto.

O vapor de água está sempre presente no ar atmosférico. E quanto mais quente o ar, mais água ele pode reter. No começo, isso pode parecer uma contradição, mas é realmente fácil de observar.

Pense nos dias úmidos de verão ou no frio do inverno. As gotas de chuva que caem em tempestades tropicais são maiores e contêm mais água. No inverno, as pessoas com óculos geralmente descobrem que suas lentes embaciam quando entram em ambientes fechados.

A umidade relativa é uma unidade de medida do teor de umidade do ar. Ele descreve o volume de vapor de água por m3 de ar como uma porcentagem de sua capacidade máxima de retenção de umidade a uma dada temperatura e pressão. Ou, para simplificar, a umidade relativa indica o conteúdo real de água do ar como uma porcentagem da quantidade máxima que poderia conter.

O termo umidade absoluta é menos comum: descreve a quantidade real de vapor de água no ar em g/m³. Isso também depende da temperatura do ar.

O ar a 25 °C, por exemplo, com uma umidade relativa de 100%, teria uma umidade absoluta de 23g/m³ (A).

A partir daí, conclui-se que, se a umidade relativa do ar a 25° C caísse para 50%, a umidade absoluta seria de 11,5g/m³ – ou a metade (B).

Se o ar fosse resfriado a 14° C, sua capacidade máxima de retenção de umidade diminuiria.

A umidade absoluta de 11,5g/m³ seria então igual a 100% de umidade relativa, e o ar seria saturado (C).

A umidade relativa de 100% no ar frio representa uma umidade absoluta significativamente menor do que, por exemplo, 25% de umidade relativa no ar quente.

Se o ar a 14° C for resfriado ainda mais, sua capacidade de retenção de umidade diminuirá – resultando em ar supersaturado (D). Isso pode ser observado na condensação de vapor de água – ou quando começa a chover.

Fonte: zehnderamerica.com/www.dictionary.com/www.businessdictionary.com/www.wisegeek.org/www.moscorner.com/www.sciencedirect.com/www.ikeuchi.eu

Veja também

Desequilíbrio ambiental

PUBLICIDADE Desequilíbrio ambiental – O que é O desequilíbrio ambiental é uma das questões ambientais que mais …

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Comensalismo

PUBLICIDADE O comensalismo pode implicar a palavra comunidade, e isso é verdade, porque o comensalismo apresenta duas …