Termoplásticos

PUBLICIDADE

Termoplásticos – Definição

Os termoplásticos são definidos como polímeros que podem ser fundidos e reformulados quase indefinidamente. Eles são fundidos quando aquecidos e endurecem após o resfriamento. Quando congelado, no entanto, um termoplástico torna-se semelhante a vidro e sujeito a fraturas. Essas características, que dão nome ao material, são reversíveis, de modo que o material pode ser reaquecido, remodelado e congelado repetidamente.

Como resultado, os termoplásticos são mecanicamente recicláveis.

Alguns dos tipos mais comuns de termoplástico são: polipropileno, polietileno, cloreto de polivinila, poliestireno, polietilenoteraftalato e policarbonato.

Termoplásticos – O que são

Um termoplástico é um tipo de plástico feito de resinas poliméricas que amolece quando aquecido e endurece quando resfriado.

Os fabricantes usam termoplásticos para muitas coisas porque são incrivelmente fáceis de moldar e moldar quando estão quentes. Além disso, muitos termoplásticos são tão fortes quando resfriados que são usados no lugar dos metais.

Os termoplásticos podem ser tão macios quanto a borracha ou tão fortes quanto o alumínio e são usados para formar várias formas, dependendo de como são feitos.

Os termoplásticos são facilmente reciclados e não apresentam nenhuma alteração de propriedade química quando aquecidos ou resfriados várias vezes, o que os torna fáceis de reciclar.

Quando os termoplásticos são aquecidos, suas propriedades físicas mudam e eles se tornam um líquido homogeneizado e podem ser remodelados e redimensionados.

Eles podem então ser processados através de métodos como moldagem por injeção, extrusão e moldagem por sopro.

A extremidade úmida termoplástica é geralmente envolta por uma armadura de metal estrutural que protege o revestimento de epóxi resistente a produtos químicos, o que permite que a bomba resista a ambientes hostis e tolere as mesmas cargas que as bombas de metal.

A corrosão responde por cerca de oito a 10% dos gastos totais das indústrias de processos químicos. Para reduzir isso, os engenheiros usam plásticos resistentes à corrosão para tubulações de processo e armazenamento. Os termoplásticos são amplamente resistentes ao ataque químico, o que os torna adequados para muitas aplicações de processo.

Esses plásticos são selecionados com base em certas especificidades do processo, dependendo do uso pretendido.

Os termoplásticos são uma classe de polímeros que podem ser amolecidos e derretidos pela aplicação de calor e podem ser processados no estado amolecido pelo calor (por exemplo, por termoformagem) ou no estado líquido (por exemplo, por extrusão e moldagem por injeção).

Simplificando, o termoplástico é um material de polímero plástico que se torna macio quando aquecido. É feito de polímeros (moléculas grandes) e esses polímeros são compostos de monômeros (partículas menores) que são ligados entre si em cadeias lineares. É o comprimento dessas cadeias que determinam as propriedades do termoplástico. Quanto mais longa a cadeia, maior o peso molecular, e quanto maior o peso molecular, mais durável o material.

Quando o calor é aplicado, o termoplástico torna-se macio e derrete, o que significa que pode ser moldado e moldado para diferentes necessidades, solidificando quando resfriado.

Este processo pode ser repetido muitas vezes e o termoplástico sempre manterá sua estrutura molecular. É isso que torna o termoplástico tão versátil e ainda melhor – reciclável!

Termoplásticos – Propriedades


Termoplásticos

Os termoplásticos têm uma estrutura molecular simples composta por macromoléculas quimicamente independentes. Após o aquecimento, eles são amolecidos ou derretidos, depois moldados, formados, soldados e solidificados quando resfriados. Vários ciclos de aquecimento e resfriamento podem ser repetidos, permitindo o reprocessamento e a reciclagem.

Termoplásticos – Aplicações

Os termoplásticos existem há muito tempo e são um componente importante da vida cotidiana hoje.

Por exemplo:

Acrilonitrila butadieno estireno (ABS) é um termoplástico usado para fabricar:

Equipamentos esportivos.
Brinquedos (por exemplo blocos LEGO®).
Várias peças de automóvel

O policarbonato é usado para fazer:

CDs e DVDs.
Garrafas
Recipientes de armazenamento de alimentos
Lentes de óculos.

O polietileno é provavelmente o termoplástico mais comum e é usado para fazer:

Frascos de xampu.
Sacos de supermercado de plástico.
Coletes à prova de balas.

Termoplásticos – Usos


Termoplásticos

Os termoplásticos são extremamente versáteis e têm uma variedade de usos.

Com eficiência energética tanto na fabricação quanto no processamento, os termoplásticos têm a vantagem adicional de serem retardadores de chama e capazes de suportar temperaturas extremamente altas.

A lista de como os termoplásticos podem ser usados seria muito extensa para escrevermos aqui, então, em vez disso, pensamos em listar os materiais comuns para os quais os termoplásticos são usados:

Teflon
Polivinil
Nylon
Poliestireno
Polipropileno
Polietileno
Acrílico

Os termoplásticos são amplamente utilizados nas indústrias de construção, educação, medicina e lazer, para citar alguns.

Termoplásticos – Vantagens


Termoplásticos

Há uma série de vantagens significativas no uso de termoplásticos.

Uma das mais populares é que os termoplásticos são extremamente duráveis e versáteis, e estão disponíveis em grandes volumes por um baixo custo.

Além do mais, eles têm inúmeras outras vantagens, incluindo:

Resistência de alto impacto
Altamente reciclável
Acabamentos esteticamente superiores
Resistência química
Fabricação ecologicamente correta
Opções de superfície dura cristalina ou emborrachada

Fonte: plasticseurope.org/www.corrosionpedia.com/www.sciencedirect.com/designsandlines.co.uk/fun-play.co.uk

Veja também

Competição Ecológica

PUBLICIDADE Competição Ecológica – O que é A competição ecológica é a luta entre dois organismos pelos …

Comensalismo

PUBLICIDADE O comensalismo pode implicar a palavra comunidade, e isso é verdade, porque o comensalismo apresenta duas …

Codominância

PUBLICIDADE Codominância – Definição A codominância ocorre quando duas versões diferentes – também conhecidas como “alelos” – …