Utilitário Esportivo

SUV (Sport Utility Vehicle ou Veículo Utilitário Esportivo)

PUBLICIDADE

Utilitário Esportivo
Volkswagen Tiguan

Também chamado de crossover, esse tipo de veículo geralmente são grandes peruas (já vamos explicar o que significa o termo “perua”) com visual Off Road (aparência de “jipe”) e tração 4×2 ou 4×4. Existem SUVs compactos, médios e grandes.

São eles: Ford Eco Sport, Chevrolet Tracker, Suzuki Vitara, Chevrolet Blazer, VW Touareg e Tiguan, Jeep Grand Cherokee e Wrangler, SsangYoung Rexton, Porsche Cayenne, Audi Q5 e Q7, BMW X5, Chevrolet Captiva, Mitsubishi Airtrek, Outlander e Pajero, Nissan X-Trail, Murano e Pathfinder, Toyota Land Cruiser Prado e Rav4, Dodge Journey, Hyundai Tucson, VeraCruz e Santa Fe, Kia Sportage e Sorento, Land Rover Defender, Discovery, Freelander e Range Rover, Maserati Quattroporte e Mercedes-Benz ML e GL. Não é certo chamar carros com visual off road de “jipinho”.

Carros como Volkswagen CrossFox, Ford Fiesta Trail, Fiat Palio e Idea Adventure e Citroën C3 XT-R são apenas uma versão “aventureira” dos veículos normais. São ditos jipes, SUVs ou Crossovers apenas carros todo-terreno.

Utilitário Esportivo – Carros

Utilitário Esportivo
FORD EDGE

Os Utilitários Esportivos ganham cada vez mais os espaços das ruas e das garagens de nossas cidades. Apesar dos preços bastante elevados, esses carrões representam uma grande fatia do total de carros vendidos no Brasil.

Para os especialistas, essa grande atração exercida pelos utilitários esportivos se apóia num tripé mais sensorial do que racional, formado pela impressão de segurança, a idéia de melhor desempenho e valor aventureiro.

São superiores aos carros de passeio por apresentarem ótima performance diante de ruas e estradas esburacadas, podendo ser utilizados para ir para a fazenda como também o bom desempenho no asfalto.

Na lista dos mais desejados estão: Toyota Hilux SW4, Hyundai Tucson, Ford EcoSport, Kia Sportage, Honda CRV, Mitsubish Pagero Sport, Hyundia Santa Fé, Chevrolet Captiva, Ford Edge, Toyota Land Cruiser Prado.

Utilitário Esportivo – O que é

Utilitário Esportivo
Hyundai Veracruz, um SUV moderno

Os utilitários esportivos (também conhecidos como SUVs, do inglês: “Sport Utility Vehicles“) são veículos fabricados a partir de chassis de caminhonetes com design similar aos station wagons.

Inicialmente os SUVs foram veículos de passeio descendentes de veículos militares da Segunda Guerra Mundial e durante muitos anos foram populares em áreas rurais devido a altura e a tração 4×4 sendo a Jeep e a Land Rover as marcas que tradicionalmente melhor expressam esses tipos de carro.

Contudo a partir da década de 1990 começaram a agradar também motoristas com perfil urbano, devido aos novos carros com desenho menos urbano, mais ítens de luxo e mecânica mais semelhante aos carros compactos.

É um tipo de veículo especialmente popular nos Estados Unidos que combina bom espaço interno para passageiros com a versatilidade de carga de uma pickup. São objetos de desejo pelo status aos quais são associados.

Caracteristicamente, são veículos de porte avantajado, normalmente derivados de caminhonetes, e apresentam uma configuração de design e interior em alusão aos veículos familiares conhecidos por “peruas” ou SW (station wagons). Ou seja, a capota estende-se até o fim do veículo, e internamente dispõem de banco traseiro e porta-malas. São carros tamanho família e uma boa parte deles é portado de uma terceira fileira de bancos, podendo totalizar até nove assentos para passageiros.

O modelo Hummer H2 que ilustra este artigo, por exemplo, deriva dos jipes utilizados pelo exército americano em várias guerras, como o seu companheiro de marca, o mais arrojado Hummer H1.

Eles hoje são considerados um dos vilões do aquecimento global por terem como característica o elevado consumo de combustível. Além de causarem mais mortes nos EUA por colisões laterais.

Utilitário Esportivo
Willys Jeep Wagon, veículo da primeira geração de SUVs

Utilitário Esportivo
Jeep Cherokee, o primeiro SUV construído sobre um monobloco

Utilitário Esportivo
O Hummer H2 é um SUV

Utilitário Esportivo
Toyota Land Cruiser Prado

Utilitário Esportivo
Toyota Hilux SW4

Utilitário Esportivo – Evolução

Utilitário Esportivo
LEXUS RX 300

Os utilitários esportivos tradução livre do inglês Sport Utility Vehicle, ou SUV surgiram nos Estados Unidos em 1983, com o lançamento do Jeep Cherokee.

Sua evolução, o Grand Cherokee, é ainda hoje um ponto de referência do segmento e detém o título de veículo norte-americano mais vendido na Europa. Nem as mais tradicionais marcas européias resistiram a uma incursão no mercado, como a Mercedes com o Classe M, a BMW e a Porsche.

Embora criticados e com razão pelo comportamento dinâmico muito inferior ao de um automóvel, os utilitários esportivos são um sucesso, sobretudo nos EUA, onde longas distâncias, ruas amplas e combustível barato estimulam seu uso.

No Brasil, mais de 20% das vendas de importados (das empresas filiadas à Abeiva) já correspondem a SUVs.

E seus donos os compram para usar na cidade, levar as crianças à escola, estacionar à porta de sofisticados restaurantes e boates. A grande maioria nunca os colocou na terra ou mesmo fez uso da tração integral!

Em meio a tantas opções americanas, européias e asiáticas de utilitários esportivos no mercado nacional, é difícil acreditar que ainda haja muitos modelos inacessíveis aos brasileiros.

Utilitário Esportivo
DODGE DURANGO 1999

Utilitário Esportivo
FORD EXPEDITION 1998

Utilitário Esportivo
INFINITI QX4

Utilitário Esportivo
GMC YUKON DENALI

Utilitário Esportivo
CHEVROLET SUBURBAN

Utilitário Esportivo
LAND ROVER FREELANDER

Utilitário Esportivo
ACURA SLX

Utilitário Esportivo – SUVs

Os SUVs podem capturar olhares fixos invejosos ou olhares irritados dependendo da opinião da pessoa, mas nunca podem ser ignorados por sua aparência distinta e pelo seu tamanho. Gostaria de estar ao volante de um veículo extravagante e poderoso? Então os veículos utilitários esportivosSUVs como são comumente conhecidos são indicados para você.

SUVs são poderosos veículos de passageiros que são uma combinação de funcionalidade de uma grande caminhoneta com o espaço interno de uma station-wagon. Estes veículos também são conhecidos como `veículos off-road` ou veículos com tração nas quatro rodas, porque eles são comumente usados em terrenos ásperos.

Os veículos utilitários esportivos são capazes de enfrentar todo tipo de terreno e sua grande capacidade de armazenamento o torna ideal para áreas ásperas.

Eles também são usados em regiões que não são acessíveis a outros tipos de motores. Um veículo utilitário completo tem três fileiras de assentos com a área de bagagem atrás da última fileira.

Mesmo os mais compactos não terão menos de cinco assentos. Estes veículos podem rebocar grandes trailers e barcos com grande facilidade por causa da sua grande capacidade de reboque. Eles têm seus interiores espaçosos, uma altura mais elevada e supostamente oferecem maior segurança ao dirigir.

Os veículos utilitários esportivos foram sempre muito populares com os compradores rurais por causa das suas capacidades de fora de estrada e os veículos para o uso urbano foram desenvolvidos geralmente de seus concorrentes mais ásperos, mais rurais. Os SUVs compactos são mais direcionados para a cidade e eles podem estar na moda sem custar muito mais.

A capacidade de assentos pode ser para cinco passageiros, mas eles têm uma posição do assento alta e talvez possam estar disponíveis com tração nas quatro rodas o que os torna apropriados para o terreno fora de estrada.

Alguns usuários talvez achem que estas versões menores ofereçam uma dirigibilidade mais parecida com um carro de passeio do que se esperaria de um pequeno jipe. Estas versões compactas talvez sejam a resposta para aquelas pessoas que acham que os SUVs estão mais para caminhões leves do que para veículos de passageiros. A capacidade de reboque destes veículos utilitários talvez sejam menos potentes, mas eles têm a suspensão totalmente independente e o seu assento padrão é resistente a água para uma limpeza mais fácil.

As SUVs geralmente aguçam o nosso sentido de aventura e sendo maiores e às vezes mais caros do que outros carros, o processo de compra pode terminar em uma experiência não muito feliz. É sempre melhor estar ciente que um SUV novo, como todo carro novo, incorrerá custos novos, mas em quantidades mais elevadas. As taxas do seguro, despesas com combustível, impostos e o licenciamento do veículo podem ser mais do que você pagaria por um carro convencional e apesar de tudo as tentativas de minimizar o seu consumo de combustível ainda não provou ser eficiente quando comparado a outros carros.

Levando em conta este detalhe, os fabricantes de SUVs estão pesquisando sobre a utilização de combustíveis alternativos como o diesel, o bio-diesel e o etanol.

A segurança das SUVs está melhorando constantemente, com bolsas de ar e proteção no caso de uma virada, freios anti-bloqueio, controle da tração, compatibilidade com outros veículos e interesses do pedestre. É essencial permanecer em contato com o fabricante de um veículo utilitário esportivo de modo que você possa ficar atualizado com os últimos recalls, boletins de serviço e outras informações importantes. Os preços de gasolina estão subindo e por causa disso, os SUVs mais econômicos começam a ficar mais populares.

Estes veículos freqüentemente têm os motores similares aos das caminhonetas, mas com a sua popularidade aumentando no segmento urbano, muitas características luxuosas foram adicionadas. Eles têm a suspensão projetada principalmente para estradas pavimentadas com a vantagem de que pode ser levantada a suspensão para estradas mais ásperas. Esta característica é algo que não é oferecido em muitos carros. Um afastamento maior do solo é útil nos lugares com queda de neve pesada.

Considerado por muitos, como um beberrão de gasolina, veículo emissor de gás carbônico, apesar disso os SUVs têm a sua legião de admiradores e nada parece satisfazê-los mais do que conduzir estes veículos muito potentes especialmente no terreno árido e áspero.

Fonte: revistamotor.com/www.informacaosobre.com/ihaa.com.br

Veja também

Transmissão

Transmissão, Carro, Veículo, Sistema, O que é, Automóvel, Mecânica, Componentes, Peças, Manutenção, Manual, Automática, Tipo, Transmissão

Transmissão Automática

Transmissão Automática, Carro, Câmbio, O que é, Automóvel, Componente, Posição, Tipo, Marchas, Sistema, Velocidade, História, Transmissão Automática

Transmissão Semi-Automática

Transmissão Semi-Automática, Veículo, O que é, Sistema, Tipo, Mecânica, Câmbio, Emembreagem, Caixa, Como funciona, Transmissão Semi-Automática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.