Conversível – O que é
PUBLICIDADE
Carro Conversível
O carro conversível é geralmente associado ao estilo de vida arrojado e aventureiro.
Apesar de ter sido padrão no início da indústria automobilística os modelos de carroceria descoberta foram rapidamente substituídos por carros com interior completamente fechado.
Mais tarde o conversível retornou ao mercado em veículos esportivos.
Uma das principais diferenças entre os carros conversíveis é o modo de remoção do teto – geralmente feito em lona ou vinil.
Alguns modelos possuem mecanismo que recolhe e recoloca automaticamente a cobertura.
Em outros casos o teto precisa ser retirado manualmente.
Por não serem tão comuns nas ruas, modelos conversíveis costumam chamar a atenção de pedestres e outros motoristas. Principalmente quando convertidos em carros abertos, ou seja, sem o teto.
Alguns modelos convencionais ganharam versões conversíveis, nem sempre oficiais, que podem ser eventualmente encontradas como o Fusca Conversível, o Kadett Conversível, o Peugeot Conversível ou o Ka Conversível.
kadett gsi conversivel
Conversível – Sonho sem capota
Os carros conversíveis viraram um sonho de consumo para os apaixonados por velocidade.
1- Ferrari Califórnia; 2- Aston Martin DBS Conversível; 3- Bentley Continental GTC Speed; e 4- Porsche 911 Turbo
No início da indústria automobilística o conversível era tido como carro padrão, os sem capotas reinaram até o aparecimento dos modelos totalmente fechados, perdendo assim um considerável espaço no mercado. Essas máquinas foram reestilizadas pelos fabricantes e voltaram com tudo, principalmente nas versões esportivas.
O setor automobilístico anunciou uma série gigantesca de veículos sem capota, grandes e pequenos, para todos os tipos de gostos, em versões exclusivas ou adaptadas do mesmo modelo no formato cupê. Mas apenas pelo fato de ser conversível, o carro possui um glamour muito grande, o que reflete diretamente no seu valor.
No entanto, para os apaixonados por carros que possuem condições financeiras de comprar um modelo, a alegria de ter um pode se comparar a de uma criança quando recebe um presente que esperou por muito tempo. Um brinquedo único, que por si só é diversão garantida.
Volkswagen EOS
MINI Cooper Cabrio
Volkswagen EOS
O EOS alia modernidade, estilo e tecnologia. A máquina possui as dimensões de 4,41 metros de comprimento, por 1,79 metro de largura e 1,44 metro de altura e pode ser equipada com cinco opções de motores, sendo quatro a gasolina e uma a diesel.
A versão mais simples do modelo é a 1.6 FSI de 115 cavalos de potência, que acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 192 km/h, e a top de linha é a 3.2 FSI V6 de 250 cavalos de potência, que faz de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos e alcança 247 km/h de velocidade máxima.
O que mais chama atenção no EOS é o sistema de capota em cinco partes, incluindo o teto-solar, que demora 25 segundos para abrir ou fechar. Aliás, o EOS é o primeiro automóvel do mundo dotado de um sistema de capota rígida rebatível com teto-solar em vidro.
Alguns itens presentes em todas as versões são os bancos esportivos, rodas de liga leve, volante e manoplas de câmbio e freio de couro, leds nos indicadores de direção nos retrovisores e lanternas traseiras, vidros elétricos e controle eletrônico de estabilidade.
MINI Cooper Cabrio
Pequeno, estiloso e arrojado são algumas das principais características do MINI Cooper Cabrio.
O motor que equipa o modelo é um 1.6 16V de 118 cavalos de potência, que permite acelerar de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 198 km/h. Há também a versão turbo do modelo, o Mini Cooper Cabrio S, equipado com um motor 1.6 Turbo de 175 cavalos de potência, que consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos e alcança velocidade máxima de 222 km/h.
O charme do carro fica para a capota retrátil de tecido, que pode ser acionada a até uma velocidade de 30 km/h, com a demora de 25 segundos para abrir ou fechar.
Porsche Boxster Spyder
Maserati GranCabrio
Porsche Boxster Spyder
Um carro especialmente desenvolvido para os amantes de esportivos, o Boxster Spyder é uma grande aposta da Porsche lançado no Salão de Los Angeles.
O modelo é equipado com um motor 3.4 V6 que gera uma potência de 320 cavalos. O Porsche faz de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e atinge uma velocidade máxima de 267 km/h.
Para melhorar o desempenho, o carro possui somente 1.275 kg, sendo o modelo mais leve da montadora alemã.
Maserati Gran Cabrio
O Gran Cabrio é o primeiro conversível de quatro lugares da história da Maserati, desenhado pela Pininfarina, empresa ligada ao setor de carrocerias para automóveis com sede em Turin, na Itália.
Nos modelos conversíveis, geralmente, a parte de trás do veículo destinada aos passageiros é sacrificada pela capota. No entanto, o Gran Cabrio não terá este problema , pois o design da capota permite uma boa acomodação dos passageiros dos bancos traseiros.
O Maserati é equipado com um motor 4.7 V8 de 440 cavalos de potência, possui uma capota de tecido de três camadas, que é retraída em 28 segundos. O teto pode ser aberto ou fechado quando o carro está no máximo a 30 km/h.
No Brasil
Escort xr3 conversivel
Nos anos 80 e 90, dois carros conversíveis produzidos no país faziam sucesso: o Escort XR3, fabricado entre 1988 e 1994, e o Kadett GSi, fabricado entre 1992 e 1996. Os modelos mostram uma tentativa arrojada de inovação da indústria nacional.
Atualmente, não são produzidos veículos conversíveis no Brasil, com o mercado destinado apenas aos importados.
1- Escort XR3; e 2- Kadett GSi
Uma exceção a produção nacional são as réplicas fabricadas pela Chamonix, fundada em 1987, que exporta seus veículos conversíveis para diversos países da Europa, América do Sul, Ásia, Oriente Médio e Estados Unidos.
Fabrica da Chamonix
Problemas dos Conversíveis
Estudo realizado pelo Worcestershire Royal Hospital, da Inglaterra, aponta que dirigir veículos conversíveis pode contribuir para desenvolvimento de problemas auditivos.
Testes realizados por cientistas da instituição britânica apontam que a exposição prolongada ao barulho do motor, da estrada, do vento e do trânsito, representam um enorme risco para a perda gradativa da audição, pois o barulho gerado nessas ações rotineiras atingem de 88 a 90 decibéis, nível maior do que os 85 decibéis considerados como limite.
Porém, não está tudo perdido, pois os cientistas informaram algumas soluções para a diminuição do barulho. Deixar os vidros laterais levantados mesmo com a capota erguida e o uso de protetores auriculares para não ter problema algum com os ruídos.
Conversível – Carro
Carro Conversível
Objetos de desejo sobre quatro rodas, conheça os dez carros conversíveis mais cobiçados. Afinal, quem nunca quis ter um conversível, de preferência vermelho, para exibir e sair em alta velocidade com os cabelos ao vento?
Poucos sabem, mas o estilo conversível era o padrão no início da indústria automobilística e foi abandonado quando surgiram os primeiros modelos com o interior totalmente fechado. Apenas recentemente ele voltou a ser adotado e passou a ser um símbolo de status, esportividade e liberdade.
Um dos modelos conversível mais desejado é o Aston Martin DB9, famoso por ser o carro de James Bond no filme Cassino Royale. Lançado em 2003, o modelo possui um alto nível de conforto e refinamento, o que pode ser notado pelo botão de ignição feito de cristal. A capota, que abre e fechar em apenas 17 segundos, não fica dobrada como a maioria dos modelos, mas discretamente guardada.
Além de bonito e elegante, o carro ainda apresenta um ótimo desempenho. Vem equipado com um motor V12 de 450 cv que chega à velocidade máxima de 300 Km/h e faz de 0 a 100 em apenas 5 segundos. É o conversível mais mais rápido e silencioso do mundo, segundo a fabricante.
Outro carro que merece destaque e por isso fica com o segundo lugar no ranking é o Mercedes-Benz Roadster SLK, que une o prazer de dirigir um conversível com tecnologia e segurança. Em apenas 22 segundos, esse esportivo se transforma em um coupé sem perder a elegância e a aerodinâmica. No quesito exclusividade, ele se destaca por possuir bancos esportivos e airbags de cabeça e tórax nas laterais dos encostos dos bancos.
E falar em carro dos sonhos não pode deixar de lado a Ferrari F430 Spider, que passou por simulações de aerodinâmica com os mesmos programas usados nos modelos de Fórmula 1. Com motor V8 e potência de 490 cv, pode chegar à velocidade de 310 km/h e faz de 0 a 100 em 4,1 segundos.
O conversível de luxo Cadillac XLR foi eleito o carro do ano em 2004 e vem equipado com motor V8 que faz de 0 a 100 em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 249 km/h. O modelo, que acomoda duas pessoas, vem com bancos de couro que aquecem ou esfriam e seu interior apresenta detalhes feitos em made
O conversível de luxo Cadillac XLR foi eleito o carro do ano em 2004 e vem equipado com motor V8 que faz de 0 a 100 em 6,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 249 km/h. O modelo, que acomoda duas pessoas, vem com bancos de couro que aquecem ou esfriam e seu interior apresenta detalhes feitos em madeira.
Como não poderia deixar de ser citado, em quinto lugar está o Ford Mustang, um dos maiores sucessos da indústria automobilística. Apresentado ao público em 1964, sua primeira versão era um conversível branco com o interior em vermelho. Sua atual geração apresenta ótimo desempenho com um potente motor V8 capaz de acelerar de 0 a 100 em 4,5 segundos.
O Corvette, criado pela Chevrolet em 1953, ainda hoje é produzido e atualmente está em sua sexta geração com motor V8 de 410 cv capaz de ir da imobilidade aos 96 km/h em 3,9 segundos. Enquanto isso, o Dodge Viper está em sua terceira geração e possui motor V10 que atinge a velocidade máxima de 305 km/h.
O Porsche Boxster está em sua segunda geração e deve sofrer uma reformulação em 2010. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos. Já o Pontiac Solstice possui motor 2.0 turbo de quatro cilindros que desenvolve 260 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5,5 segundos.
Vale lembrar que um famoso sedã muito popular no Brasil possui a sua versão conversível, o Volkswagen Beetle, mais conhecido como Fusca, cujo protótipo foi criado por Ferdinand Porsche para agradar Hitler, um admirador de conversíveis.
Fonte: www.autopan.com.br/www.onne.com.br
Redes Sociais