PUBLICIDADE
Pseudociência – Definição
Qualquer um dos vários métodos, teorias e sistemas, como astrologia, psicocinese ou clarividência, considerados sem base científica.
Pseudociência descreve qualquer sistema de crenças ou metodologia que tenta ganhar legitimidade usando as armadilhas da ciência, mas não cumpre com a rigorosa metodologia e padrões de evidência que são as marcas da verdadeira ciência.
Promotores da pseudociência muitas vezes adotam o vocabulário da ciência, descrevendo conjecturas como hipóteses, teorias ou leis, fornecendo “evidência” de testemunhos de observação e de “especialistas”, ou mesmo desenvolvendo o que parecem ser modelos matemáticos de suas ideias.
No entanto, na pseudociência não há tentativa honesta de seguir o método científico, fornecer previsões falsificáveis ou desenvolver experiências em dupla ocultação.
Embora a pseudociência seja projetada para parecer científica, ela carece de toda a substância da ciência.
Pseudociência – Conceito
A Pseudociência inclui crenças, teorias e práticas que foram ou são consideradas científicas, mas não têm base científica. Isso poderia significar que eles foram refutados cientificamente, não pode ser testado ou falta de evidências para apoiá-los.
O termo geralmente tem uma conotação negativa. Quando usado, alguém insinua o assunto não se baseia em descobertas científicas e, portanto, carece de verdade.
Uma “ciência” popular que costuma ser desmentida (ou completamente ridicularizada) é a astrologia.
Algumas pessoas acreditam que a posição da Terra em torno de outros corpos celestes tem um impacto em nosso comportamento diário. Outros acham isso ridículo. Quem está certo e quem está errado?
Pseudociência – Etimologia
A palavra “pseudociência” é derivada da raiz grega pseudo significado falso e a palavra ciência, que é derivado da palavra latina “scientia”, que significa “conhecimento”.
Embora o termo esteja em uso desde pelo menos o final do século XVIII (por exemplo, usado durante 1796 por James Pettit Andrew em referência à alquimia o conceito de pseudociência como distinta da ciência real ou apropriada parece ter se tornado mais difundida em meados do século XIX.
Entre os primeiros usos registrados da palavra “pseudo-ciência” foi durante 1844 no Jornal do Norte da Medicina, I 387: “Esse tipo oposto de inovação que pronuncia o que foi reconhecido como um ramo da ciência, ter sido um pseudo- Ciência, composta apenas de fatos chamados, conectados por misapprehensions sob o disfarce de princípios “.
Um uso anteriormente registrado do termo foi durante 1843 pelo fisiologista francês François Magendie.
Durante o século 20, a palavra foi usada como um pejorativo para descrever explicações de fenômenos que foram alegados como científicos, mas que não foram de fato apoiados por evidência experimental confiável.
De vez em quando, porém, o uso da palavra ocorreu de forma mais formal e técnica em torno de uma ameaça percebida à segurança individual e institucional em um cenário social e cultural.
Pseudociência – O que é
Uma pseudociência é uma crença ou processo que se disfarça de ciência na tentativa de reivindicar uma legitimidade que de outra forma não seria capaz de alcançar em seus próprios termos.
É frequentemente conhecida como ciência marginal ou alternativa.
O mais importante de seus defeitos é geralmente a falta de experimentos cuidadosamente controlados e cuidadosamente interpretados que fornecem o fundamento das ciências naturais e que contribuem para seu avanço.
Exemplos de pseudociência em diferentes campos
Pseudociência
Pseudociência relacionada ao espaço e astronomia
De todas as ciências, parece que as descobertas da astronomia deveriam ser bastante definitivas. É um estudo complexo onde, apesar da magnitude dos estudos, provavelmente ainda nem arranhamos a superfície.
Vamos dar uma olhada nas pseudociências que afirmam ter uma base na astronomia:
Pânico do Juízo Final de 2012 – Esperava-se que 2012 traria desastres em grande escala ou até mesmo o fim do mundo
Antigos alienígenas – Propõe que aliens já visitaram a Terra no passado e influenciaram nossa civilização
Aterrissagem da Apollo na Lua é uma Farsa – afirma que o pouso na lua original foi falsificado
Astrologia – acredita que os humanos são afetados pela posição dos corpos celestes
Círculos na colheita – acredita que os padrões que aparecem misteriosamente em fazendas são feitos por alienígenas
Rosto em Marte – afirma que uma formação rochosa em Marte se assemelha a um rosto e é uma evidência de vida lá
Pseudociência Relacionada à Terra
Se o espaço sideral pode ser infestado de crenças pseudocientíficas, a Terra também pode. É redondo? É plano? Somos os únicos habitantes? Os alienígenas fizeram inúmeras visitas sem nosso conhecimento?
Aqui estão algumas teorias relacionadas:
Triângulo das Bermudas – Uma área onde ocorreram eventos inexplicáveis, como desaparecimentos de navios e aviões
Criptozoologia – A busca pelo Pé Grande (Yeti), o monstro do Lago Ness, El Chupacabra e outras criaturas que os biólogos acreditam não existir
Teoria da Terra Plana – Uma afirmação de que, uma vez que a Terra parece e parece plana, ela deve ser plana e em forma de disco
Teoria da Terra Oca – A crença de que a Terra é oca, pelo menos um pouco, e está se expandindo
Megalítico ou geometria 366 – Graças aos babilônios, a maioria de nós acredita que há 360 graus em um círculo. No entanto, certas áreas, particularmente a megalítica Grã-Bretanha, acreditavam que um círculo tinha 366 graus e alguns ainda acreditam que isso seja verdade hoje.
Criaturas Míticas – A crença de que existem fadas, elfos, duendes, gnomos e outros seres
Pseudociência Relacionada ao Paranormal
Todo mundo adora uma boa história de fantasmas, certo? E se houvesse uma maneira de se comunicar com um membro da família que faleceu?
A atividade paranormal, como um todo, é freqüentemente desmascarada pelos cientistas.
Vamos dar uma olhada em algumas das práticas específicas que costumam ser ridicularizadas:
Canalização – Comunicação com espírito por meio de uma pessoa
Radiestesia – Um método para encontrar água, metais ou pedras preciosas no subsolo usando o que é conhecido como vara de adivinhação
Fenômeno Eletrônico de Voz (EVP) – Usado por caçadores de fantasmas para gravar mensagens de espíritos
Percepção extra-sensorial (ESP) – cobre vários métodos de obtenção de informações, como clarividência, telepatia e visão remota
Levitação – Levantar alguém ou algo e suspendê-lo no ar
Numerologia – A crença em uma relação entre certos números e pessoas ou eventos
Pseudociência relacionada à psicologia
Na busca pelo desenvolvimento e compreensão pessoal, as pessoas são apresentadas a uma infinidade de dicas e práticas para uma vida saudável. Não é mais suficiente consultar um terapeuta ou psicólogo.
Algumas das práticas listadas abaixo são usadas por profissionais legítimos e respeitados, enquanto outras são rejeitadas por serem baseadas em falsos pretextos.
Vamos dar uma olhada:
Terapia de conversão – tentativas de mudar a preferência sexual de uma pessoa de homossexual para heterossexual
Hipnose – Um método de relaxamento profundo em que o assunto está aberto a sugestões
Terapia primária – a crença que as experiências antes e durante o nascimento influenciam a maneira como nossa vida se desenrola
Polígrafo – Um teste de detector de mentiras usado para determinar se o sujeito está mentindo, medindo as mudanças em alguns sinais vitais
Psicanálise – Desenvolvido por Sigmund Freud, uma prática psiquiátrica que visa ajudar as pessoas a superar as dificuldades de longa vida
Publicidade Subliminal – Receber dados vendo ou ouvindo, sem estar ciente de recebê-los
Outros exemplos de pseudociência
A ciência se infiltra em todas as áreas de nossas vidas. Como tal, a pseudociência tende a se espalhar por toda parte também.
Vamos dar uma olhada em alguns exemplos diversos de pseudociências:
Linguagem corporal – a crença de que duas pessoas enviam pistas uma para a outra com base no posicionamento do corpo
Dianética – Desenvolvido por L. Ron Hubbard, um sistema que se acredita curar todos os transtornos mentais ao lidar com a relação entre a mente e o corpo
Feng Shui – Mudança da orientação espacial em relação ao fluxo de energia em uma sala
Análise de caligrafia – a crença de que a personalidade de uma pessoa pode ser vista por meio de sua caligrafia
Pseudociência – O que consiste
Pseudociência
Pseudociência consiste de afirmações, crenças ou práticas apresentadas como plausíveis cientificamente, mas que não são justificáveis pelo método científico
Um tópico, prática ou corpo de conhecimento pode razoavelmente ser considerado pseudocientífico quando apresentado como consistente com as normas da pesquisa científica, mas demonstravelmente falha em atender a essas normas.
Pseudociência é muitas vezes caracterizada pelo seguinte:
Afirmações contraditórias, exageradas ou improváveis;
Confiança em viés de confirmação em vez de tentativas rigorosas de refutação;
Falta de abertura para a avaliação por outros especialistas; e
Ausência de práticas sistemáticas ao desenvolver teorias.
O termo pseudociência é muitas vezes considerado pejorativo, porque sugere que algo está sendo apresentado como ciência imprecisa ou mesmo enganosa.
Conseqüentemente, aqueles denominados como praticando ou advogando pseudociência muitas vezes disputam a caracterização.
A demarcação entre ciência e pseudociência tem implicações filosóficas e científicas.
Diferenciar a ciência da pseudociência tem implicações práticas no caso de cuidados de saúde, testemunho de peritos, políticas ambientais e educação científica.
A distinção de fatos e teorias científicas de crenças pseudocientíficas, como as encontradas na astrologia, alquimia, charlatanismo médico, crenças ocultas e ciência da criação combinada com conceitos científicos, faz parte da educação científica e da alfabetização científica.
Fonte: www.chem1.com/www.dictionary.com/rationalwiki.org/en.wikipedia.org
Redes Sociais