Papa Zeferino – ( ? – 199)
PUBLICIDADE
Papa da igreja cristã romana (199-217) nascido em Roma, eleito após a morte de São Vítor, pelos fiéis de Roma diante de um angustiosa expectativa em que recorreram à oração, por causa das expectativas pessimistas que ameaçavam desabar sobre a Igreja de Deus.
Homem de poucas instruções, eleito decretou, entre outras coisas, o uso de pátenas de vidro e que se consagrasse o Precioso Sangue em vasos de cristal, e não de madeira, como o faziam algumas comunidades pela extrema pobreza dos cristãos.
Nomeou seu auxiliar Anzio Calisto, seu futuro substituto como papa, e o encarregou de ampliar o cemitério de Via Apia, onde se encontravam os túmulos de ilustres mártires como São Pretextato e Santa Domitila, parenta do imperador Domiciano.
Este célebre cemitério, até hoje conhecido sob o nome de São Calisto, tornou-se ilustre por sua extensão e por possuir local distinto para os sumos pontífices. O imperador Severo, no seu governo (193-211) desencadeou (203-211) uma furiosa perseguição aos Cristãos.
Nesta quinta perseguição, só abrandada após a morte do imperador (211), o papa foi fundamental na manutenção da fé e no conforto aos fiéis. Segundo exclamava Tertuliano, na sua fé inabalável,O sangue dos mártires é semente de novos cristãos, até a consumação dos séculos.
Passados estes dias de insegurança, o papa empenhou-se em livrar a Igreja da heresia montanista, mas não definiu claramente a sua crença na trindade divina.
Recebeu em Roma o fenômeno intelectual daquele tempo, o grande Orígenes. Morreu em Roma, foi enterrado junto ao túmulo de São Tarcísio, e tem sua festa celebrada em 26 de agosto.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais