Papa Urbano VI – (1318 – 1389)
PUBLICIDADE
Papa Igreja Cristã Romana (1378-1389) nascido em Nápoles, eleito em 18 de agosto (1378) como sucessor de Gregório XI (1370-1378), o primeiro papa romano durante o Cisma do Ocidente. Ainda jovem decidiu-se pela carreira eclesiástica e mudou-se para Avignon, onde se cercou de muitos amigos poderosos.
Reconhecidamente não era uma pessoa de bom caráter, mas foi consagrado arcebispo de Acerenza, no Reino de Nápoles (1364-1377), sendo em seguida transferido para a sede do arcebispado de Bari, na costa do Adriático, por ordem de Gregório XI.
Com a morte de Gregório, apresentou-se ao conclave como candidato à tiara papal, por ser súdito da Rainha Juana I de Nápoles e, apoiado pelos cardeais italianos e pela opinião pública romana, foi eleito substituto. Insuportável para alguns, a eleição do arcebispo de Bari, foi seguida pela rebelião dos treze cardeais franceses que, reunidos em Fondi, contrapuseram-lhe um antipapa Robert de Genève, que se autodenominou de Clemente VII. Começava assim a sucessão dos antipapas de Avinhão, o cisma do Ocidente, que durou 40 anos.
Começou corretamente com uma reforma geral na Cúria, mas não teve a devida prudência de considerar os cardeais e altos dignatários da Igreja. Assim, perdeu prestígio popular e tornou seu pontificado ocupado pela luta contra seus adversários, especialmente quando investiu contra a rainha Joana I, de Nápoles e seu esposo, Otón de Brunswick, e contra o sucessor desta, Carlos III de Durazzo.
Ordenou a prisão e a execução, em Roma, de seis cardeais acusados de tramarem contra ele. Papa de número 203, morreu em 15 de outubro (1389), em Roma, aparentemente envenenado pelos romanos, e foi sucedido por Bonifácio IX (1389-1404).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais