Papa Sirício – (334 – 399)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (384-399) nascido em Roma, eleito em 15 de dezembro (384) como sucessor de São Damaso I (366-383), que favorável ao decreto imperial contra os maniqueus (389), durante o seu pontificado foi resolvido o cisma antioqueno e foi o primeiro depois de São Pedro a adotar o título de Papa.
Bispo de Roma (384-399), após a sua eleição deu continuidade à política religiosa de Dâmaso I e empenhou-se em afirmar a autoridade papal sobre os bispos de todo o Ocidente.
Convocou um sínodo em Roma (386), em que tomou providências canônicas a respeito do episcopado africano, interveio junto ao usurpador Máximo em favor de Prisciliano e consolidou a supremacia papal sobre a Igreja da Ilíria.
O celibato, prescrito inicialmente para o clero da Espanha, foi estendido para os sacerdotes e diáconos de toda a igreja do Ocidente por ele durante o sínodo romano (386), porém foi rejeitado pelos bispos do Oriente, onde vigorou apenas a proibição de núpcias para os que recebiam solteiros as sagradas ordenações.
Foi nessa época que São Jerônimo partiu para Jerusalém, a fim de traduzir a Bíblia para o latim. Transformou em basílica a cripta do cemitério de Comodila, na via das Sete Igrejas, próximo à Basílica de São Paulo fora dos muros, onde estavam sepultados dois santos martirizados, Félix e Adauto, que, sucessivamente foi ampliada e decorada de afrescos pelos papas João I e Leão III, tornando-se meta de peregrinações e de devotos até além da Idade Média, quando catacumbas e santuários caíram no esquecimento ou foram devastados. Papa de número 38, morreu em 26 de novembro (399), em Roma, e foi sucedido por São Anastácio I (399-401).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais