Papa Sérgio II – ( ? – 847)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (844-847) nascido em Roma, eleito em janeiro (844) como sucessor de Gregório IV (827-844), em cujo pontificado procurou aumentar a autonomia do papado em relação ao império carolíngio e os Sarracenos, que já estavam em Óstia, invadiram Roma e saquearam as basílicas de São Paulo e de São Pedro.
Eleito sem a intervenção dos imperadores carolíngios, considerou que não era necessário pedir a autorização de Lotário para ser consagrado. Entretanto o primogênito de Lotário, Luís, não aceitou o procedimento e marchou para Roma com seus exércitos e, para evitar o pior, o novo papa teve que oficiar uma cerimônia para prestar um juramento de fidelidade ao imperador para que este ratificasse sua eleição e, de quebra, Luís foi nomeado Rei da Itália.
Sob o seu pontificado, os muçulmanos desembarcaram em Óstia (846) e assediaram Roma, saqueando vários locais e igrejas, entre as quais a Basílica de São Pedro, mas foram derrotados definitivamente em Gaeta.
Recompôs as escadas do Pretorium, a Escadaria Santa. Papa de número 103, morreu em 27 de janeiro (847), em Roma, e foi sucedido por São Leão IV (847-855).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais