( ~ 30 – 76)
PUBLICIDADE
Segundo papa apostólico da Igreja Cristã de Roma (67-76) nascido em Volterra, na Etrúria, que segundo a tradição foi indicado como sucessor pelo primeiro papa antes de sua crucificação, São Pedro, este conhecido como príncipe dos apóstolos de Cristo.
Depois que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo tinham fundado e organizado a Igreja em Roma, passaram o exercício do escritório episcopal para ele. Seu nomne aparece mencionado na Bíblia Católica, no texto da Epístola de São Paulo para Timótio (4:21). Como papa testemunhou a queda de alguns imperadores romanos e a destruição de Jerusalém. Combateu firmemente a feitiçaria e os falsos missionários que tentavam adulterar a doutrina cristã.
Conata que sagrou 15 bispos e 18 sacerdotes em duas ordenações coletivas, retransmitindo-lhes os ensinamentos cristãos deixados por seu criador, Jesus Cristo, ao considerado primeiro papa, São Pedro, e a seus outros apóstolos.
Também morreu martirizado, decapitado por ordens do cônsul Satunino, segunda a tradição após ter curado sua própria filha, foi sepultado no hoje Vaticano, e foi sucedido pelo papa de número 3, São Anacleto, também chamado Cleto (76-88). Canonizado (1615), tem sua festa votiva comemorado no dia 23 de setembro.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais