Papa Pio IV – (1499 – 1565)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (1560-1565) nascido em Milão, eleito em 6 de janeiro (1560) como sucessor de Paulo IV (1555-1559), que reabriu novamente e finalizou o Concílio de Trento, cuja assembléia conciliar foi encerrada pelo cardeal Morone, que teve papel importante no projeto de reforma desse terceiro período do Concílio, cabendo ao papa aprovar todos os decretos conciliares, conferindo-lhes força de lei.
Procedente de uma família humilde, mas mesmo não sendo membro da família Medici de Florença, adotou o mesmo brasão por ter se tornado protegido do Conde Medici de Florença e que lhe pediu que o usasse. Consagrado pontífice prosseguiu com a reforma da Igreja e concluiu o concílio de Trento.
O próprio papa, em 13 de novembro (1564) publicou a Professio fidei tridentina com uma profissão de fé relativa a todas as decisões dogmáticas do Concílio e uma promessa de obediência à Santa Sé. Durante seu pontificado, São Carlos Borromeu, arcebispo de Milão, capaz e piedoso, realizou muitas reformas na Igreja.
Condenou a simonia, nome dado ao comércio de objetos sagrados, e politicamente também interveio para que fossem devolvidas as possessões do Piemonte a Emanuel Filiberto. O papa de número 225 morreu em 9 de dezembro, em Roma, e foi sucedido por São Pio V (1566-1572).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais