Papa Bonifácio III – ( ? – 608)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (607) nascido em Roma, eleito em 19 de fevereiro (607), quase um ano após a morte de Sabiniano, devido à fome e à peste na cidade e foi protagonista de um breve pontificado, de fevereiro a novembro do mesmo ano (607).
De ascendência grega, era filho de João Cataadioce, foi eleito sucessor de Sabiniano (604-606D e apesar do curto tempo no trono de São Pedro, foi suficiente para ter dado uma contribuição importante na organização da Igreja católica romana.
Obteve do imperador Focas o reconhecimento oficial do bispo de Roma como chefe de todas as Igrejas, o único autorizado a ostentar o título de ecumênico. Durante um concílio em Roma, determinou as regras da eleição pontifícia e dos bispos, de modo que doravante papas e bispos estavam proibidos de indicar seus sucessores, através de um decreto de sua autoria.
A eleição de um novo Papa não poderia efetuar-se antes de três dias, hoje nove dias, o Novendiali, da morte do antecessor. Estabeleceu que o único Bispo universal fosse o de Roma, portanto ele próprio. Papa de número 66, morreu 12 de fevereiro, em Roma e foi sucedido por São Bonifácio IV (608-615).
No seu papado era, pois, ameaçado de excomunhão quem se aventurasse a especular sobre a sucessão papal.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais