Papa Adeodato II – ( ? – 676)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (672-676) nascido em Roma, eleito em 11 de abril (672) como sucessor de São Vitaliano (657-672), em cujo pontificado começou a invasão dos sarracenos e pessoalmente distinguiu-se pela afabilidade e caridade com os pobres.
Vivia no mosteiro de Santo Erasmo e com a ajuda dos missionários, desenvolveu uma importante obra de conversão dos moronitas, povo de origem armeno-síriaca. Foi o primeiro a usar nas leituras a fórmula Salute ed apostolica benedizione.
Lutou contra os monotelistas, doutrina derivada do monofisismo defendida no século VII, que sustentava a existência de uma única vontade em Cristo, e viveu como monge mesmo no palácio pontifício, dedicado à oração e ao estudo das Escrituras.
Não se conhece mais detalhes significativos de sua biografia a não ser parte de sua correspondência, algumas cartas para as abadias de São Pedro de Canterbury e de São Martín de Tours, que foram preservadas.
O papa de número 77, teve sua morte emê 17 de junho (676), em Roma, e foi sucedido por Dono (676-678). Os sarracenos encontraram forte resistência em Constantinopla, mas conseguiram desembarcar na Sicília e ocupar Siracusa.
Um seu predecessor, o papa de número 68, Adeodato I (615-618) em algumas listas as vezes é chamado de Deusdete ou Deusdedite I, o que o levaria a ser conhecido ocasionalmente como Adeodatus I.
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais