Papa Adriano II – ( ? – 872)
PUBLICIDADE
Papa da Igreja Cristã Romana (867-872) nascido em Roma, que tentou apaziguar as discórdias entre os povos católicos e deu permissão para celebrar a liturgia na língua eslava.
Padre e cardeal de São Marcos, foi eleito papa (867), sucedendo São Nicolau I, o Grande (858-867). Obrigou Lotário II, da Lotaríngia, a deixar a concubina Waldrada, excomungada por seu antecessor, e aceitar de volta a esposa, Teutberga.
Também interveio nos conflitos entre os carolíngios e, com a morte de Lotário (869), sem herdeiros legítimos, apoiou Luís II contra Carlos II, o Calvo, e depois contra Adelchi, príncipe de Benevento. Reintroduziu a coroação em São Pedro (872) como símbolo de poder imperial e recebeu os missionários Cirilo e Metódio em Roma, aprovando o uso da língua eslava na liturgia, procedimento condenado por Nicolau I seu antecessor.
Após a morte de Cirilo, nomeou Metódio bispo de Sírmio, com jurisdição sobre a Panônia, a Morávia e a Sérvia. Quando o imperador do Oriente, Basílio, o Macedônio, depôs o patriarca Fócio, restituindo a Sé de Constantinopla a Inácio, o papa confirmou (869) a condenação de Fócio e aceitou a decisão do Concílio de Constantinopla (869-870), que reconhecia ao patriarcado constantinopolitano o segundo lugar depois de Roma.
Coroou Alfredo, o Grande, Rei da Inglaterra, o primeiro soberano inglês abençoado em Roma). Papa de número 107, morreu em 14 de dezembro, em Roma e foi sucedido por João VIII (872-882)
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais