PUBLICIDADE
Organizações Internacionais – Definição
Organizações internacionais são entidades estabelecidas por acordos políticos formais entre seus membros que têm o status de tratados internacionais; sua existência é reconhecida por lei em seus países membros; não são tratadas como unidades institucionais residentes dos países em que se encontram.
Uma organização internacional é aquela que inclui membros de mais de uma nação. Algumas organizações internacionais são muito grandes, como corporações comerciais.
Outros são pequenos e dedicados a um propósito específico, como a conservação de uma espécie.
Organizações Internacionais – O que são
Uma organização internacional é uma instituição que reúne membros de pelo menos três estados, com atividades em vários estados e cujos membros são mantidos juntos por um acordo formal.
Uma organização internacional é um organismo que promove a cooperação e coordenação voluntárias entre ou entre os seus membros.
Existem muitos tipos de organizações internacionais, mas uma forma de categorizá-las é distinguir entre organizações intergovernamentais e organizações supranacionais.
A União Européia (UE) é em parte uma organização intergovernamental e em parte uma organização supranacional. Ambos os elementos existem na União Europeia.
Organizações Intergovernamentais
Organizações Intergovernamentais
Uma Organização Intergovernamentais é composta por estados-nação e promove a cooperação e coordenação voluntárias entre seus membros.
As decisões e acordos alcançados neste tipo de organização, entretanto, não são aplicáveis e os membros permanecem independentes. O aspecto crucial de uma organização intergovernamental é que os membros não cedem nenhum poder (ou soberania) a ela. As Nações Unidas são uma organização intergovernamental.
O termo organização intergovernamental se refere a uma entidade criada por tratado, envolvendo duas ou mais nações, para trabalhar de boa fé em questões de interesse comum. Na ausência de um tratado, uma organização intergovernamental não existe no sentido jurídico. Por exemplo, o G8 é um grupo de oito nações que têm cúpulas econômicas e políticas anuais.
As Organizações Intergovernamentais que são formadas por tratados são mais vantajosas do que um mero agrupamento de nações porque estão sujeitas ao direito internacional e têm a capacidade de entrar em acordos executáveis entre si ou com os Estados.
Muitas organizações internacionais são intergovernamentais.
Organizações intergovernamentais são formadas como governos múltiplos formam uma organização internacional. Existem mais de 300 organizações intergovernamentais em todo o mundo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é a maior e mais conhecida organização intergovernamental. Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, os governos queriam evitar guerras futuras.
Eles formaram a ONU.
O principal objetivo da ONU é manter a paz. Uma missão de paz da ONU é quando a ONU envia representantes a países ou regiões em conflito.
A ONU atualmente tem missões de manutenção da paz em todo o mundo. Nas nações do Sudão, Chade e República Centro-Africana, as forças de paz da ONU monitoram o conflito na área conhecida como Darfur.
Na ilha mediterrânea de Chipre, as forças de paz da ONU supervisionam a zona tampão na disputa entre as reivindicações gregas e turcas pela ilha.
A ONU possui vários subgrupos especializados, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Banco Mundial. A OMS é responsável por orientar as questões internacionais de saúde, estabelecer padrões e fornecer informações para os governos tomarem decisões. Por exemplo, a OMS assumiu a liderança durante o surto de gripe suína em 2009. Ele rastreou a propagação da gripe, ofereceu recomendações sobre quem deveria tomar as vacinas e disse às pessoas como evitar adoecer.
O Banco Mundial é um banco para nações, não pessoas. O Banco Mundial possui dois grupos separados. Um grupo, a Associação Internacional de Desenvolvimento, fornece empréstimos aos países mais pobres do mundo. O outro grupo, o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, concede empréstimos a países em desenvolvimento.
A ONU também possui grupos voltados para cultura (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), justiça e direito (Tribunal Internacional de Justiça (CIJ)) e imigração (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR)), entre outros. Cada um dos subgrupos tem sua sede em um local diferente. Os principais escritórios da ONU estão na cidade de Nova York, Nova York. A Organização Mundial da Saúde tem sede em Genebra, Suíça. O Banco Mundial tem sede em Washington, D.C. A Corte Internacional de Justiça fica em Haia, Holanda.
A maioria dos países do mundo pertence à ONU e seus subgrupos.
Muitos países formam organizações regionais de vários países com objetivos militares, econômicos ou políticos. Por exemplo, os Estados Unidos, Canadá, muitos países europeus e a Turquia pertencem à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). A OTAN é uma organização de defesa, o que significa que essas nações prometeram apoiar umas às outras em tempos de conflito.
Outras organizações intergovernamentais são baseadas no comércio. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é um grupo de 12 nações que exportam grandes quantidades de petróleo.
A OPEP inclui muitos membros no Oriente Médio, como a Arábia Saudita, o maior exportador mundial de petróleo. No entanto, nações africanas, como a Nigéria, e nações da América do Sul, como a Venezuela, também são membros da OPEP. Os membros da OPEP se reúnem regularmente para tratar de questões relacionadas ao uso e aos preços do petróleo.
Organizações Internacionais – História
Seis Organizações Internacionais essenciais
Organizações Internacionais
Organizações Internacionais
Em um mundo cada vez mais interconectado e interdependente, alguns problemas são grandes demais para os países lidarem por conta própria. Os países precisam trabalhar juntos, e o fazem em parte por meio de organizações internacionais que incentivam a cooperação e as resoluções diplomáticas para problemas globais.
Esta é uma introdução a seis das organizações internacionais mais importantes do mundo. Muitas dessas organizações são discutidas em detalhes em outros tópicos da Era Global, como comércio, terrorismo e saúde global.
Nações Unidas
Ano de fundação: 1945
Países membros: 193 (2 Estados não membros, a Santa Sé e o Estado da Palestina, são observadores permanentes)
Missão: Promover a paz e estabilidade internacional, direitos humanos e desenvolvimento econômico
Você conhece esta organização por: as muitas agências especializadas sob seu guarda-chuva, incluindo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Banco Mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e muito mais. Os membros do Conselho de Segurança da ONU, um dos seis principais órgãos da instituição, se concentram na manutenção da paz e segurança internacionais.
A necessidade de cooperação contínua
À medida que as questões abordadas em nível global evoluem, as instituições internacionais precisam se adaptar.
A OMC (Organização Mundial do Comércio) tem sido criticada por não atualizar suas regras para atender às necessidades de novos desenvolvimentos tecnológicos; o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criticado por preservar um equilíbrio de poder desatualizado; e abundam as preocupações sobre a jurisdição do TPI. De maneira mais geral, os críticos estão preocupados com o fato de instituições internacionais como essas exigirem muita coordenação para serem ágeis o suficiente para responder a questões urgentes.
Ainda assim, as organizações que promovem a cooperação internacional estão em vigor para ajudar os países a navegar diplomaticamente por questões potencialmente voláteis.
Em um mundo que está mais conectado do que nunca, instituições como essas têm um papel importante a desempenhar.
Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN)
Ano de fundação: 1949
Países membros: 30 na América do Norte e na Europa, incluindo a Turquia (expandiu de 12 quando a OTAN foi fundada)
Missão: Para salvaguardar a liberdade e segurança de seus membros por meios políticos e militares.
Você conhece esta organização por: Artigo 5, que estabelece o princípio da defesa coletiva, obrigando cada membro a defender qualquer outro que seja atacado. Embora o Artigo 5 tenha sido invocado apenas uma vez, a OTAN usou o princípio para intervir em conflitos muitas vezes nas últimas décadas, incluindo no Afeganistão, nos Bálcãs e na Líbia.
A necessidade de cooperação contínua
À medida que as questões abordadas em nível global evoluem, as instituições internacionais precisam se adaptar. A OMC tem sido criticada por não atualizar suas regras para atender às necessidades de novos desenvolvimentos tecnológicos; o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criticado por preservar um equilíbrio de poder desatualizado; e abundam as preocupações sobre a jurisdição do TPI. De maneira mais geral, os críticos estão preocupados com o fato de instituições internacionais como essas exigirem muita coordenação para serem ágeis o suficiente para responder a questões urgentes.
Ainda assim, as organizações que promovem a cooperação internacional estão em vigor para ajudar os países a navegar diplomaticamente por questões potencialmente voláteis.
Em um mundo que está mais conectado do que nunca, instituições como essas têm um papel importante a desempenhar.
União Europeia (UE)
Ano de criação: 1993
Países membros: 27
Missão: Ajudar os países membros a cooperar em questões econômicas, políticas e de segurança
Você conhece esta organização para: a retirada do Reino Unido da UE (comumente conhecida como Brexit). A UE ajuda seus membros removendo barreiras comerciais, compartilhando uma moeda comum (dezenove de seus vinte e sete membros usam o euro) e permitindo que os cidadãos da UE circulem livremente entre muitos países membros.
A necessidade de cooperação contínua
À medida que as questões abordadas em nível global evoluem, as instituições internacionais precisam se adaptar.
A OMC tem sido criticada por não atualizar suas regras para atender às necessidades de novos desenvolvimentos tecnológicos; o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criticado por preservar um equilíbrio de poder desatualizado; e abundam as preocupações sobre a jurisdição do TPI. De maneira mais geral, os críticos estão preocupados com o fato de instituições internacionais como essas exigirem muita coordenação para serem ágeis o suficiente para responder a questões urgentes.
Ainda assim, as organizações que promovem a cooperação internacional estão em vigor para ajudar os países a navegar diplomaticamente por questões potencialmente voláteis.
Em um mundo que está mais conectado do que nunca, instituições como essas têm um papel importante a desempenhar.
Organização Mundial do Comércio (OMC)
Ano de criação: 1995
Países membros: 164
Missão: Gerenciar as regras do comércio internacional e garantir o tratamento justo e equitativo de todos os membros por meio de negociações e solução de controvérsias comerciais
Você conhece esta organização pelos: produtos e serviços que você usa diariamente – roupas, por exemplo – que são regidos pelo comércio internacional.
A OMC cria regras comerciais globais e resolve disputas entre países, que podem discordar sobre a interpretação dessas regras. A OMC tem seus detratores, então você deve conhecer a organização por meio de manifestações como os protestos de Seattle em 1999, quando milhares se manifestaram durante a conferência ministerial da OMC.
A necessidade de cooperação contínua
À medida que as questões abordadas em nível global evoluem, as instituições internacionais precisam se adaptar.
A OMC tem sido criticada por não atualizar suas regras para atender às necessidades de novos desenvolvimentos tecnológicos; o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criticado por preservar um equilíbrio de poder desatualizado; e abundam as preocupações sobre a jurisdição do TPI. De maneira mais geral, os críticos estão preocupados com o fato de instituições internacionais como essas exigirem muita coordenação para serem ágeis o suficiente para responder a questões urgentes.
Ainda assim, as organizações que promovem a cooperação internacional estão em vigor para ajudar os países a navegar diplomaticamente por questões potencialmente voláteis.
Em um mundo que está mais conectado do que nunca, instituições como essas têm um papel importante a desempenhar.
Grupo dos Vinte (G20)
Ano de criação: 1999
Países membros: 20 (19 países individuais e a União Europeia)
Missão: Convocar funcionários das maiores economias do mundo, tanto avançadas como em desenvolvimento, para abordar em conjunto as preocupações econômicas globais e coordenar as políticas econômicas
Você conhece esta organização para: a cúpula anual do G20, uma série de reuniões que reúnem ministros de finanças, governadores de bancos centrais e chefes de governos membros para coordenar questões econômicas globais. Por exemplo, os membros da cúpula do G20 no final dos anos 2000 e no início dos anos 2010 ajudaram a criar e implementar políticas para conter a crise financeira global de 2008.
A necessidade de cooperação contínua
À medida que as questões abordadas em nível global evoluem, as instituições internacionais precisam se adaptar.
A OMC tem sido criticada por não atualizar suas regras para atender às necessidades de novos desenvolvimentos tecnológicos; o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criticado por preservar um equilíbrio de poder desatualizado; e abundam as preocupações sobre a jurisdição do TPI. De maneira mais geral, os críticos estão preocupados com o fato de instituições internacionais como essas exigirem muita coordenação para serem ágeis o suficiente para responder a questões urgentes.
Ainda assim, as organizações que promovem a cooperação internacional estão em vigor para ajudar os países a navegar diplomaticamente por questões potencialmente voláteis.
Em um mundo que está mais conectado do que nunca, instituições como essas têm um papel importante a desempenhar.
Tribunal Penal Internacional (TPI)
Ano de criação: 2002 (quando o Estatuto de Roma, o tratado que criou o TPI, entrou em vigor).
Países membros: 123 (os Estados Unidos assinaram, mas não ratificaram o Estatuto de Roma, o que significa que não é membro pleno. O Burundi era membro, mas retirou-se em 2017).
Missão: investigar e julgar os acusados de genocídio, crimes de guerra, crimes contra a humanidade e crimes de agressão
Você conhece esta organização para: condenar vários homens por crimes de guerra cometidos no Mali e na República Democrática do Congo.
Você também pode conhecer algumas das situações atualmente sob investigação, incluindo atrocidades cometidas na região de Darfur, no Sudão e na Líbia, e as ações do Senhor
A necessidade de cooperação contínua
À medida que as questões abordadas em nível global evoluem, as instituições internacionais precisam se adaptar.
A OMC tem sido criticada por não atualizar suas regras para atender às necessidades de novos desenvolvimentos tecnológicos; o Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criticado por preservar um equilíbrio de poder desatualizado; e abundam as preocupações sobre a jurisdição do TPI. De maneira mais geral, os críticos estão preocupados com o fato de instituições internacionais como essas exigirem muita coordenação para serem ágeis o suficiente para responder a questões urgentes.
Ainda assim, as organizações que promovem a cooperação internacional estão em vigor para ajudar os países a navegar diplomaticamente por questões potencialmente voláteis.
Em um mundo que está mais conectado do que nunca, instituições como essas têm um papel importante a desempenhar.
Fonte: carleton.ca/www.e-ir.info/hls.harvard.edu/stats.oecd.org/world101.cfr.org
Redes Sociais