Nacionalismo

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Nacionalismo – Definição

nacionalismo é “um princípio político que sustenta que a política e a unidade nacional devem ser congruentes”. As tentativas de realizar essa congruência foram estudadas a partir de uma variedade de perspectivas.

Os debates clássicos nos estudos do nacionalismo têm se dividido entre primordialistas e modernistas. O primeiro enfatiza as raízes profundas, as origens antigas e o poder emotivo do apego nacional. Os modernistas, em contraste, conceituam as nações como construções principalmente modernas moldadas pelo capitalismo, pela industrialização, pelo crescimento das redes de comunicação e transporte e pelas poderosas forças integradoras e homogeneizadoras dos Estados-nação modernos.

nacionalismo é uma das idéias políticas mais significativas dos séculos XIX e XX, no centro de conflitos mundiais e locais que penetram em todas as regiões do globo.

Pode ser definido simplesmente como uma ideologia política que visa criar ou aumentar a representação política ou o poder da “nação” e apareceu de muitas formas em uma ampla variedade de circunstâncias.

É antes de tudo uma teoria da legitimidade política, que surgiu e se desenvolveu em oposição a várias teorias que derivavam a legitimidade política de outros princípios.

Em primeiro lugar, o nacionalismo contestou a reivindicação absolutista ao direito divino dos reis que havia apoiado as monarquias do ancien régime europeu, alegando que “a nação” era uma fonte de poder mais legítima do que um monarca.

Em segundo lugar, o nacionalismo pode ser visto em oposição às teorias marxistas de que a supremacia aristocrática ou burguesa deve ou será substituída pela unificação das classes baixas proletárias ao redor do mundo, onde a classe é considerada legítima, ao invés de uma nação.

As teorias marxistas dão precedência econômica sobre a cultura e integram a ideologia do nacionalismo em uma compreensão do mundo baseada em classes, rotulando-a como uma teoria “burguesa” da legitimidade.

Assim, o nacionalismo nos séculos XIX e XX pode ser pensado como uma teoria de legitimidade política competindo com outras pela aceitação.

Em diferentes contextos históricos, o nacionalismo tem sido compatível com uma ampla variedade de outras posições políticas, desde o liberalismo econômico do século XIX até o fascismo no início do século XX e, de fato, formas de marxismo no debate pós-colonial. Pode-se argumentar que muito de seu poder como motor de pessoas vem de sua flexibilidade e adaptabilidade, que por sua vez podem ser atribuídas à imprecisão do conceito de “nação” que a fundamenta.

Uma nação é um grupo de pessoas identificadas como compartilhando qualquer número de características reais ou percebidas, como ancestralidade comum, língua, religião, cultura, instituições específicas, tradições históricas ou território compartilhado. Os membros de tal grupo podem identificar a si mesmos e aos outros como pertencentes ao grupo, e que têm vontade ou desejo de permanecer como um grupo, unidos por alguma forma de organização, na maioria das vezes política. Uma vez que duas nações não precisam ser definidas da mesma maneira, muitas combinações diferentes de características podem ser usadas como base para uma identidade nacional na fundação de um movimento nacionalista. O nacionalismo, portanto, existe em uma variedade de formas, sendo a característica comum o uso de uma identidade nacional culturalmente definida em busca de representação política, legitimidade ou poder.

Nacionalismo – História do conceito

Historicamente, o conceito de nacionalismo tem sido dividido entre nacionalismo “cívico” e nacionalismo “étnico”.

A primeira está ligada às ideias do filósofo político francês Jean Jacques Rousseau no contexto da revolução francesa. Segundo o nacionalismo cívico de Rousseu, a nação é construída sobre o demos – o povo – e a soberania, portanto, pertencia à nação e ao povo. O nacionalismo cívico é fundamentado em valores inclusivos de liberdade, tolerância e igualdade. O filósofo alemão Johan Gottfried Herder (1744-1803), em contraste, conceituou o nacionalismo como uma forma de “Volksgeist”, um espírito único de uma nação étnica enraizada em seus personagens primevos, onde o autêntico “povo” estava ligado a um determinado território, história e cultura. Tal nacionalismo étnico emergente na Alemanha e que influencia os processos de construção de nações tanto na Europa Oriental quanto na Escandinávia focava no pertencimento definido por identidade étnica, língua, religião e características semelhantes.

Historicamente, o nacionalismo étnico tem sido mobilizado para justificar a limpeza étnica, o genocídio e o holocausto de judeus, ciganos e LGBT, como nos casos da Alemanha nazista e da Itália de Mussolini.

Nacionalismo – O que é

nacionalismo às vezes é rotulado como um fenômeno político ou ideologia que não é verdadeiramente uma teoria. Alguns ativistas políticos e estudiosos veem o nacionalismo não como algo a ser teorizado, mas apenas como um sentimento forte e sentimental sobre o próprio país, um fervor patriótico voltado para o avanço do “interesse nacional”.

Outros veem o nacionalismo como a filosofia motriz por trás dos movimentos sociais que podem infectar e inspirar (dependendo do ponto de vista) um grande número de pessoas que vivem na mesma região geográfica a atacar outros grupos ou países para o benefício antecipado de seus interesses.

Outros ainda veem o nacionalismo como um fenômeno que pode ser adequadamente conceituado e descrito, analisado e explicado em termos teóricos. A variedade de perspectivas sobre o nacionalismo – se, por exemplo, o nacionalismo simplesmente exemplifica sentimentos excessivamente zelosos pelo país ou é legitimamente colocado no escopo das teorias políticas – tem flutuado ao longo do tempo.

Em certos períodos da história, ninguém falou sobre “nacionalismo” per se, embora o conceito de “nações” tenha surgido durante a Idade Média européia, se não antes.

Movimentos nacionalistas parecem não ter ocorrido antes do século XVIII ou início do século XIX. Começando com a queda do imperador francês Napoleão no início dos anos 1800 e a expansão do imperialismo europeu pela África e Ásia no final do século XIX, o nacionalismo apareceu cada vez mais como um fenômeno pelo qual aqueles que buscavam a independência das potências imperiais reivindicavam direitos à autodeterminação e reuniam apoio para seus movimentos de libertação nacional.

No final do século XX, particularmente após o fim da União Soviética em 1991, o estudo do nacionalismo tornou-se um campo bem desenvolvido, cruzando as fronteiras disciplinares da ciência política, sociologia, antropologia, relações internacionais e história.

As teorias do nacionalismo podem ser divididas em aproximadamente duas categorias principais: o nacionalismo étnico, baseado em conceitos de identidade étnica compartilhada, e o nacionalismo cívico, baseado na apreciação compartilhada e no respeito pelos principais valores políticos.

Nacionalismo é a ideia de que sua nação, muitas vezes identificada por uma etnia compartilhada ou conjunto de valores, é melhor do que todas as outras nações. O nacionalismo pode ser – e muitas vezes é – expresso como agressão a outras nações.

nacionalismo é construído em torno de uma língua, religião, cultura ou conjunto de valores sociais compartilhados. Uma nação enfatizará símbolos compartilhados, folclore e mitologia.

nacionalismo pode impactar as políticas políticas domésticas e estrangeiras e normalmente tem implicações econômicas.

Um nacionalista é alguém que acredita que sua nação é melhor do que todas as outras. Políticos nacionalistas ganharam popularidade em várias partes do mundo nos últimos anos.

Nacionalismo – Teorias


Nacionalismo

Da mesma forma que diferentes nações podem ser definidas de acordo com combinações bastante diferentes de características culturais, o nacionalismo não apareceu de uma forma única, nem sempre se conformou com a cronologia grosseira delineada acima. Ora o nacionalismo surge como movimento democrático antiautoritário, ora como meio de promover guerras entre nações, ou obter a unificação ou subdivisão do território, ou como força que busca a libertação de um território da dominação “estrangeira”.

A diversidade do nacionalismo tornou extremamente difícil desenvolver uma teoria abrangente que possa explicar todas as aparições históricas. Distinções podem ser feitas entre tipos reformistas, unificadores e secessionistas, entre formas revolucionárias e contra-revolucionárias, entre sucessivas variantes liberais e conservadoras, e entre manifestações europeias e coloniais de nacionalismo.

Muitos desses sistemas de classificação têm como base uma distinção fundamental entre dois tipos de nação: a cívica e a étnica.

As teorias do nacionalismo vão desde explicações centradas no porquê e para quê da formação de movimentos sociais que assumem um tom nacionalista até tentativas de explicar as bases do conceito de “nação” e campanhas para promover uma agenda nacionalista. Se a motivação para se identificar com uma “nação” é um dado “primordial” de base biológica, característico de todas as populações, se é algo cultivado por filósofos políticos e ativistas que buscam promover agendas específicas sob o disfarce da identidade étnica, ou se é algo intermediário continua a ser acaloradamente debatido.

Muitos teóricos consideram o nacionalismo como tendo existido apenas a partir do século XVII ou XVIII e tendo suas origens no pensamento filosófico da Europa Ocidental. Outros veem o nacionalismo como um fenômeno com uma história mais antiga e interpretam os impulsos para criar grandes impérios entre os povos da antiguidade como sinônimo de tentativas em tempos recentes de forjar estados-nação alinhados à identidade étnica ou aos valores políticos dos habitantes.

A maioria dos estudiosos treinados no Ocidente vê o nacionalismo como um fenômeno moderno, mas alguns continuam a insistir que as nações e o nacionalismo se originaram muito mais atrás no tempo. O desacordo também persiste sobre se o desejo de estabelecer estados territoriais coincidentes com grupos nacionais é biologicamente determinado ou é moldado por atores políticos. Os “primordialistas” — aqueles que veem a busca da identidade étnica e da solidariedade como enraizadas fisicamente no animal humano — veem a etnicidade como relacionada ao anúncio oficial da espécie e à preservação da própria comunidade, qualquer que seja sua definição. Em contraste, muitos “teóricos da modernização” tendem a acreditar que o ímpeto para a nacionalidade e o desenvolvimento de identidades nacionais distintas estão integralmente conectados à ascensão do capitalismo e ao fim dos impérios políticos e monarquias que começaram com o período do Iluminismo europeu no século XVII.

Outros modernistas veem a formação da identidade étnica e o crescimento do nacionalismo como fenômenos da era pós-napoleônica, começando apenas no início do século XIX.

Nacionalismo – Nações

Nações são comunidades de pessoas que compartilham características comuns como língua, cultura, tradições, religião, geografia e história. No entanto, essas não são todas as características a serem consideradas ao tentar determinar o que constitui uma nação. Na verdade, identificar o que faz de um grupo de pessoas uma nação pode ser complicado.

Nacionalismo cívico e nacionalismo étnico


Nacionalismo

A partir de meados do século XX, se não antes, muitos estudiosos do nacionalismo passaram a ver a gama de diferenças nas abordagens teóricas do nacionalismo de uma maneira bastante dicotômica (isto é, em duas categorias), distinguindo entre abordagens “nacionalistas étnicas” e “nacionalistas cívicas”. Michel Seymour, Jocelyne Couture e Kai Nelson resumiram as principais diferenças entre essas duas conceituações de nacionalismo na introdução de seu volume editado, Repensando o nacionalismo.

Alinhados com os pontos de vista de Ernest Renan, os nacionalistas cívicos acreditam “que uma nação é uma associação voluntária de indivíduos”. Um bom exemplo seria a Revolução Francesa.

A abordagem do nacionalista étnico é “baseada na língua, cultura e tradição e, portanto, apela para características mais ou menos objetivas de nossas vidas sociais”.

nacionalismo na Alemanha durante o romantismo alemão é nacionalismo étnico, assim como as opiniões de Johann Gottfried Herder.

No entanto, como os autores observam ainda, “Um leitor cuidadoso de Renan e Herder protestará que esta é uma simplificação exagerada de seus pontos de vista, pois ambos os autores integram características objetivas e subjetivas em sua caracterização da nação”. Consequentemente, as teorias do nacionalismo não podem ser categorizadas com precisão em dois grupos distintos, uma vez que as características de certas formulações teóricas do nacionalismo rotulado como “étnico” podem muito bem se sobrepor a aspectos de um nacionalismo principalmente “cívico”.

Como Johann Gottlieb Fichte (1762-1814), mas contrastando com Johann Gottfried Herder – dois dos primeiros teóricos do nacionalismo que escreveram no início do século XIX – Renan via as nações como resultado de esforços políticos para definir um espaço físico para a governança democrática por aqueles que compartilham valores cívicos semelhantes, como a preservação e promoção de direitos individuais, liberdades e liberdades. As identidades culturais, linguísticas e étnicas não predeterminam os movimentos nacionais, afirmou Renan. Em vez disso, é a ação política daqueles que buscam unificar um povo com base em uma noção de experiência e destino compartilhados.

A famosa palestra de Renan na Universidade Sorbonne em Paris em 1882, “Qu’est-ce qu’une Nation?” (“O que é uma nação?”), levantou questões sobre as origens das nações e a natureza de sua identidade.

Depois de examinar brevemente a história de várias nações, impérios e dinastias, Renan concluiu: O esquecimento, diria mesmo o erro histórico, é um fator crucial na criação de uma nação, razão pela qual o progresso nos estudos históricos constitui muitas vezes um perigo para [o princípio da] nacionalidade. De fato, a investigação histórica traz à luz atos de violência que ocorreram na origem de todas as formações políticas, mesmo daquelas cujas consequências foram totalmente benéficas.

Para Renan, a construção da nação exige “que todos os indivíduos tenham muitas coisas em comum e também que tenham esquecido muitas coisas”.

Renan via as nações como um fenômeno relativamente moderno, “provocado por uma série de fatos convergentes”.

Algumas vezes a unidade foi realizada por uma dinastia, como foi o caso na França; às vezes foi provocada pela vontade direta das províncias, como foi o caso da Holanda, Suíça e Bélgica; às vezes foi obra de uma consciência geral, vitoriosa tardiamente sobre os caprichos do feudalismo, como aconteceu na Itália e na Alemanha.

Nacionalismo – Como Funciona

Os nacionalistas exigem ser independentes de outros países. Eles não se juntam a organizações globais ou colaboram com outros países em esforços conjuntos. Se as pessoas fizerem parte de outra nação, elas desejarão liberdade e seu próprio estado.

Por acreditarem na superioridade de seu atributo compartilhado, os nacionalistas muitas vezes estereotipam diferentes grupos étnicos, religiosos ou culturais. O preconceito resultante mantém sua nação unida.

A intolerância pode levar ao desejo de livrar o país dos considerados “diferentes”. De forma extrema, pode levar à limpeza étnica e ao genocídio.

Os nacionalistas trabalham em direção a um estado autônomo. Seu governo controla aspectos da economia para promover o interesse próprio da nação.

O nacionalismo estabelece políticas que fortalecem as entidades domésticas que possuem os quatro fatores de produção.

Esses quatro fatores são:

Bens de capital
Empreendedorismo
Recursos naturais
Trabalho

Diferentes tipos de nacionalistas podem discordar sobre se o governo ou empresas privadas devem possuir os fatores, no entanto, eles geralmente ficam felizes, desde que esses fatores singularmente tornem a nação mais insular ou mais forte aos seus olhos.

A política comercial nacionalista é baseada no protecionismo. Subsidia as indústrias nacionais consideradas de interesse nacional. Também inclui tarifas e cotas sobre importações estrangeiras.

Se evoluir para uma guerra comercial, reduz o comércio internacional para todas as partes.

Nacionalismo – História


Nacionalismo

Apesar do sentimento comum de que sempre existiram pessoas que acreditam que seu país é o “melhor”, o nacionalismo é um movimento relativamente moderno.

Embora as pessoas sempre tenham sentido um apego à sua terra natal e às tradições de seus pais, o nacionalismo não se tornou um sentimento amplamente reconhecido até o final do século XVIII.

As revoluções americana e francesa do século 18 são frequentemente consideradas as primeiras expressões impactantes do nacionalismo.

Durante o século XIX, o nacionalismo penetrou nos novos países da América Latina e se espalhou pelo centro, leste e sudeste da Europa. Durante a primeira metade do século 20, o nacionalismo surgiu na Ásia e na África.

nacionalismo, como o entendemos hoje, não surgiu até o século XVII. Antes disso, as pessoas se concentravam em sua cidade, reino ou até religião local. Pode-se dizer que a ideia de Estados-nação começou em 1658 com o Tratado de Vestfália. Terminou a Guerra dos 30 Anos entre o Sacro Império Romano e vários grupos alemães.

A industrialização e o capitalismo fortaleceram a necessidade de uma nação autogovernada para proteger os direitos comerciais, e os comerciantes fizeram parceria com os governos nacionais para ajudá-los a vencer os concorrentes estrangeiros.

O governo apoiou esse mercantilismo, porque os mercadores os pagavam em ouro. A imprensa movida a vapor ajudou as nações a promover a unidade interna e o preconceito contra os estrangeiros.

No final do século 18, as revoluções americana e francesa formalizaram grandes nações que estavam livres de uma monarquia. Eles governaram pela democracia e endossaram o capitalismo.

Em 1871, Otto von Bismarck criou a nação da Alemanha a partir de diferentes tribos. No século 20, os continentes norte-americano e europeu eram governados por nações soberanas.

A Grande Depressão criou condições econômicas tão duras que muitos países adotaram políticas e mentalidades nacionalistas como defesa, o que muitas vezes piorou as condições econômicas.

Líderes fascistas como Adolf Hitler na Alemanha e Benito Mussolini na Itália usaram o nacionalismo para anular o interesse próprio individual, subjugando o bem-estar da população em geral para alcançar objetivos sociais.

nacionalismo sob o fascismo funciona dentro das estruturas sociais existentes, em vez de destruí-las. Ele se concentra na “limpeza interna e na expansão externa”, de acordo com o professor Robert Paxton em The Anatomy of Fascism. Esse pensamento tenta justificar a violência como forma de livrar a sociedade de minorias e opositores.

A Segunda Guerra Mundial convenceu as nações aliadas a endossar a cooperação global. O Banco Mundial, as Nações Unidas e a Organização Mundial do Comércio eram apenas três dos muitos grupos globais.

Na década de 1990, as nações da Europa formaram a União Européia.

Fonte: www.gale.com/www.sv.uio.no/plato.stanford.edu/www.thebalancemoney.com/www.studysmarter.us/www.thoughtco.com/conceitosdomundo.pt

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