Meritocracia

PUBLICIDADE

Uma meritocracia é uma sociedade ou sistema social em que as pessoas recebem status ou recompensas por causa do que elas conseguem, e não por causa de sua riqueza ou status social.

Meritocracia – Definição

Meritocracia é um grupo de pessoas de elite cujo progresso é baseado na capacidade e no talento, em vez de no privilégio ou riqueza da classe.

Meritocracia é um sistema social, sociedade ou organização em que as pessoas têm poder por causa de suas habilidades, não por causa de seu dinheiro ou posição social.

meritocracia é uma filosofia organizacional que recompensa as realizações e talentos individuais. É um sistema que recompensa as pessoas com base em seus méritos.

Meritocracia – Significado

Diz-se que o termo Meritocracia se originou com o livro de Michael Young intitulado “A ascensão da meritocracia”, escrito em 1958. No entanto, os princípios por trás do termo são conhecidos há séculos.

A ideia da meritocracia é que a recompensa deve estar ligada às realizações e qualificações individuais.

Uma pessoa terá a oportunidade de progredir em sua vida profissional junto com o desenvolvimento de suas qualificações e méritos para a promoção.

Um sistema meritocrático visa eliminar sistemas desiguais como nepotismo, despotismo e outros sistemas organizacionais injustos que recompensam não os resultados, mas a influência individual e habilidades de rede.

Outro objetivo deste sistema é motivar os indivíduos a desenvolver suas habilidades e conhecimentos, a fim de aumentar o nível geral de preparação dentro da organização. Isso também se aplica a governos e países.

No entanto, um país com cultura meritocrática deve garantir oportunidades iguais para todos, pois a ausência de equidade criará grupos de elite que, por seu poder, influência ou recursos, têm acesso exclusivo a certas oportunidades que o resto do povo não pode. aproveitar.

Meritocracia – O que é

meritocracia é uma forma de governo ou administração em que os líderes e outros são escolhidos e avançar na posição com base no seu mérito ou capacidade.

meritocracia é ideia de que um sistema distribui recursos (como riqueza e renda) de acordo com o mérito dos indivíduos.

meritocracia é um sistema de governo baseado em regras por habilidade (mérito) e não por riqueza, raça ou outros determinantes da posição social. Governos, organizações e comunidades meritocráticos enfatizam o talento, a educação formal e a competência, em vez das diferenças existentes, como classe social, etnia ou sexo.

Há relativamente poucos governos no mundo que se baseiam nessa ideologia. Um exemplo moderno de uma meritocracia pode ser encontrado em Singapura.

O desempenho é recompensado

Meritocracia

Como uma forma de governo, uma meritocracia procura pessoas que tenham as melhores habilidades e qualificações, incluindo a educação, e recompensa aqueles que apresentam bons resultados.

Identificar pessoas que têm certas habilidades pode ser feito através do teste com materiais educacionais, olhando os níveis de experiência e outros tipos de avaliações – ou uma combinação dessas avaliações.

Alguns críticos dizem que essa forma de governo é altamente discriminatória porque pode desacreditar automaticamente algumas pessoas que têm habilidades capazes, mas não são tão inteligentes ou educadas quanto outras.

Vantagens e desvantagens

Em Cingapura, por exemplo, algumas crianças podem ser condicionadas e direcionadas para um maior enriquecimento em uma determinada idade, com base na aptidão. É possível, em alguns casos, que essas crianças não sejam livres para escolher seus próprios caminhos de carreira ou estarem expostas a todas as opções possíveis. Em tais casos, uma meritocracia pode ser limitante para o desenvolvimento de indivíduos.

A troca nestas situações é que as pessoas que são escolhidas para ser introduzidas neste programa provavelmente viverão uma vida de privilégio, nunca tendo que querer nada.

As pessoas em uma meritocracia geralmente trabalham em níveis mais baixos de governo, ganhando experiência à medida que elas vão. De certa forma, isso pode não ser muito diferente dos funcionários governamentais de nível inferior em outros tipos de configurações, ganhando experiência trabalhando, gradualmente, sendo dada mais responsabilidade ao longo do tempo.

Possibilidades de avanço ilimitado

Meritocracia

Ao contrário de outras formas de governo, em uma meritocracia, muitas vezes não há limites para o alcance de uma pessoa.

Em outros tipos de governo, depois que um funcionário atinge um certo nível, ele ou ela pode avançar apenas por um compromisso. Esta nomeação pode ser baseada, em parte, no mérito, mas geralmente há considerações políticas, que também desempenham um papel no progresso.

Em uma meritocracia, é possível que uma pessoa possa avançar para o mais alto nível – até mesmo se tornar o líder da nação – sem ter que se preocupar com considerações políticas..

Meritocracia – História

Meritocracia
Meritocracia

Em 1958, Michael Young cunhou o termo “meritocracia” em seu livro, O surgimento da meritocracia.

Young usou o termo de forma satírica para descrever um Reino Unido governado por um sistema que favoreceu inteligência e mérito acima de tudo, incluindo realizações pessoais passadas.

No entanto, o conceito de meritocracia assumiu um significado diferente desde o livro de Young. Agora se refere a organizações onde as melhores pessoas e ideias ganham. Não é mais uma ideia que é ridicularizada, mas sim comemorada. Na verdade, uma empresa que procura construir e promover o engajamento entre seus associados e incentivar a liderança deve considerar a adoção de uma abordagem meritocrática

O que é uma meritocracia no local de trabalho?

Numa meritocracia, todos têm o direito de expressar suas opiniões e são encorajados a compartilhar abertamente e com frequência.

Essas opiniões são ouvidas e as decisões são então feitas com base em aquelas que são consideradas as melhores. É importante entender que uma meritocracia não é uma democracia.

Não há “decisão por consenso”; nem todos têm votação. Esta é a distinção fundamental da meritocracia. Enquanto todos têm voz, alguns são ouvidos mais do que outros.

Fonte: www.dictionary.com/dictionary.cambridge.org/www.wisegeek.org/www.collinsdictionary.com/www.wired.com

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.