PUBLICIDADE
Corrida Espacial – Definição
A corrida espacial da Guerra Fria (1957 – 1975) foi uma competição na exploração do espaço entre os Estados Unidos ea União Soviética.
A Corrida Espacial incluiu a exploração do espaço utilizando a tecnologia de foguetes com satélites artificiais para enviar animais e os seres humanos para o espaço e para pousar pessoas na Lua.
A Corrida Espacial começou quando os russos desenvolveram tecnologia de foguete e lançaram o Sputnik, o primeiro satélite artificial a orbitar a Terra, em 4 de outubro de 1957.
A corrida espacial terminou em 1975 com o projeto espacial Apollo-Soyuz.
Corrida Espacial – O que foi
A Corrida Espacial foi uma competição duradoura entre os Estados Unidos e a União Soviética entre os anos de 1957 a 1975.
Começou com a entrega do primeiro satélite artificial, Sputnik, em órbita em outubro de 1957.
Quando exatamente isso terminou é difícil para definir, mas a primeira missão conjunta EUA-URSS em julho de 1975 é freqüentemente citada.
Uma data inicial foi o lançamento do primeiro míssil balístico intercontinental, R-7 Semyorka, apenas seis semanas antes do lançamento do Sputnik.
Muitos historiadores consideram a corrida espacial como uma extensão da Guerra Fria.
A Guerra Fria foi uma competição entre os Estados Unidos e a União Soviética em todas as áreas imagináveis.
A URSS e os EUA estavam competindo para superar uns aos outros no campo da exploração espacial, em um esforço para provar que seu sistema de organização política (comunismo versus capitalismo) era superior.
Embora a União Soviética teve um início muito forte, lançando o primeiro satélite e o primeiro humano no espaço, os EUA finalmente triunfaram no longo prazo, desembarcando o primeiro homem na Lua.
Em meados da década de 70, a União Soviética estava entrando em uma crise econômica que sinalizaria seu eventual colapso, o que obrigou-a a reduzir o financiamento do seu programa espacial.
A competição estava intimamente ligada à superioridade militar, bem como à superioridade tecnológica geral. A arma de escolha da Guerra Fria virou quente seria mísseis balísticos intercontinentais, unidades de lançamento suborbital. Os países opostos teriam interesse em desativar os satélites espiões do outro lado, mas acima de tudo, os dois países queriam mostrar ao mundo sua superioridade geral.
O Sputnik foi lançado em órbita em outubro de 1957
O presidente Kennedy desempenhou um papel crucial na conquista de colocar um homem na lua
Quando o Sputnik foi lançado em 4 de outubro de 1957, ele colocou os americanos em estado de pânico. Rapidamente tornou-se fácil obter financiamento para projetos relacionados ao espaço do governo dos EUA, e a National Aeronautics and Space Administration (NASA) foi fundada.
Yuri Gagarin (cosmonauta soviético) foi a primeira pessoa a chegar ao espaço, em 1961
Em 1961, o presidente dos EUA, John Kennedy, disse que os Estados Unidos deveriam colocar um homem na Lua até o final da década. Isto foi conseguido em 1969, em grande parte, colocando um fim à corrida espacial.
Corrida Espacial – História
Depois que a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, em meados do século 20, um novo conflito começou.
Conhecida como Guerra Fria, esta batalha colocou as duas grandes potências do mundo – os Estados Unidos capitalistas e democráticos e a União Soviética comunista – umas contra as outras.
A partir do final da década de 1950, o espaço se tornaria outra arena dramática para essa competição, à medida que cada lado buscava provar a superioridade de sua tecnologia, seu poder de fogo militar e, por extensão, seu sistema político-econômico.
Como a corrida espacial começou
A primeira idéia da corrida espacial foi o lançamento do satélite soviético Sputnik 1 em 4 de outubro de 1957.
O governo dos Estados Unidos já planejava lançar seu próprio satélite artificial e o público ficou chocado ao ver que o soviete O Union, que foi devastado durante a Segunda Guerra Mundial, foi capaz de atingir esse marco primeiro, escreveu a NASA no 60º aniversário do lançamento.
Os soviéticos seguiram com outro triunfo menos de um mês depois, com o lançamento do Sputnik 2, que carregava uma cadela chamada Laika. Foi só no ano seguinte, 1958, que os americanos tiveram sua primeira conquista na corrida espacial, lançando um satélite chamado Explorer. Nesse mesmo ano, a NASA foi fundada e anunciou publicamente a criação de um programa para enviar passageiros humanos ao espaço.
Ainda assim, durante grande parte da primeira metade da corrida espacial, a União Soviética foi considerada como líder. Seus engenheiros realizaram muitas inovações, incluindo a primeira missão para deixar a órbita da Terra, Luna 1; a primeira sonda a alcançar a lua, Luna 2; e a primeira espaçonave a se dirigir a Vênus, a Venera, que parou de responder uma semana após seu lançamento.
Em 12 de abril de 1961, os soviéticos obtiveram outra vitória espetacular com o vôo bem-sucedido de Yuri Gagarin, a primeira pessoa a voar no espaço. Depois de retornar à Terra, Gagarin foi celebrado como um herói internacional. Gagarin venceu o primeiro americano, Alan Shepard, no espaço por menos de um mês. O vôo de Shepard ocorreu em 5 de maio de 1961.
Uma grande virada na corrida espacial ocorreu naquele mesmo mês, quando o presidente dos EUA John F. Kennedy se apresentou aos legisladores no Congresso e anunciou que havia comprometido a NASA a pousar pessoas na Lua antes do final da década.
Poucos meses depois, na Rice University no Texas, Kennedy fez seu famoso “Discurso da Lua”, onde disse: “Escolhemos ir à lua … nesta década e fazer as outras coisas, não porque são fáceis, mas porque eles são difíceis. ”
Quem ganhou a corrida espacial?
Nos anos seguintes, cada lado da corrida espacial conquistou várias outras primeiras vezes. Os americanos realizaram o primeiro sobrevôo interplanetário quando a Mariner 2 passou veloz por Vênus em 1962, seguido pelo primeiro sobrevôo de Marte em 1965 com a Mariner 4. Os soviéticos enviaram a primeira mulher ao espaço, Valentina Tereshkova, em 1963 (um feito que conquistaria os EUA Mais 20 anos para alcançar). Outras nações lançaram seus próprios foguetes e satélites, incluindo Canadá em 1962, França em 1965 e Japão e China em 1970.
Mas os sucessos desses países foram meros espetáculos paralelos no que veio a ser o principal evento da corrida espacial: o programa Apollo da NASA.
Seguindo as realizações dos programas Mercury e Gemini tripulados, os engenheiros da NASA embarcaram em uma série de missões para colocar pegadas humanas na lua.
O programa teve um início horrível em 27 de janeiro de 1967, quando todos os três astronautas na cápsula da Apollo 1 foram mortos durante um teste de ensaio de lançamento que desencadeou um grande incêndio.
Mas essa falha catastrófica gerou extensos reprojetos da espaçonave e um compromisso de garantir que a tripulação não morresse em vão.
Pouco mais de um ano depois, em 11 de outubro de 1968, a NASA lançou seus primeiros astronautas Apollo ao espaço a bordo de um foguete Saturno I para a missão Apollo 7 de 11 dias.
Isso foi seguido dois meses depois pela Apollo 8, que enviou uma tripulação ao redor da lua e de volta à Terra. Enquanto isso, os soviéticos continuavam a aumentar suas capacidades de voo espacial, mas na época da Apollo 8, desastres repetidos fizeram com que seu programa lunar perdesse ímpeto.
Em 1969, a NASA lançou a Apollo 9, que conduziu testes críticos de seu módulo lunar na órbita da Terra; e a Apollo 10, que quase pousou na lua, trazendo sua tripulação a poucos quilômetros da superfície lunar.
Então, em 20 de julho de 1969, a corrida espacial atingiu seu pico quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin pousaram na lua e caminharam em sua superfície durante a missão Apollo 11.
O piloto do módulo lunar da Apollo 11, Buzz Aldrin, está na lua perto da bandeira americana
durante a histórica primeira aterrissagem tripulada da NASA em 20 de julho de 1969.
O comandante da Apollo 11, Neil Armstrong, tirou a foto. O sucesso do programa Apollo da NASA
fez com que os EUA fossem amplamente considerados os vencedores da corrida espacial
Embora houvesse missões americanas e soviéticas adicionais, após os sucessos do programa Apollo, a corrida espacial foi amplamente considerada como tendo sido vencida pelos EUA. Eventualmente, com o fim da Guerra Fria, ambos os lados concordaram em cooperar no espaço e construir a Internacional Estação Espacial começando em 1998.
Corrida Espacial – Resumo
A corrida espacial era uma competição entre os EUA ea URSS para explorar o espaço por meio de satélites artificiais e nave espacial tripulada.
Ela pode ser visto como uma parte da corrida armamentista maior, como a evolução da investigação espacial poderia ser facilmente transferidos para investigação militar.
Os dois países começaram a trabalhar no desenvolvimento de satélites de reconhecimento bem antes do auge da corrida espacial. A nave espacial Vostok usada pela URSS para colocar Yuri Gagarin ao espaço, por exemplo, foi desenvolvido a partir dos satélites espiões Zenit utilizados pelo exército soviético.
Em síntese: A corrida espacial foi uma série de demonstrações competitivas de tecnologia entre os Estados Unidos e a União Soviética, com o objetivo de mostrar superioridade em voos espaciais.
Foi uma conseqüência da Guerra Fria de meados do século 20, um conflito global tenso que opôs as ideologias do capitalismo e do comunismo umas às outras, de acordo com uma exposição online do Museu Nacional do Ar e do Espaço.
Fonte: www.nationalcoldwarexhibition.org/www.wisegeek.org/www.collinsdictionary.com/www.american-historama.org
Redes Sociais