PUBLICIDADE
Burocracia – O que é
Uma burocracia é uma grande organização que usa um sistema particular de administração.
Este sistema é caracterizado por uma hierarquia de autoridade, uma divisão de funções, regras estritas de operação e documentação das ações executadas.
As burocracias são mais frequentemente associadas aos governos, mas qualquer entidade de grande porte, como uma corporação ou um distrito escolar, pode ser de natureza burocrática.
Termos como burocracia e burocrata, que se refere a um funcionário em uma burocracia, são freqüentemente usados com conotações negativas porque algumas pessoas acreditam que esse sistema de administração inclui regulamentação excessiva e desnecessária, ineficiências e desperdício.
Burocracia – Estrutura
Esse tipo de organização tem o que é conhecido como uma estrutura de poder de pirâmide vertical, com muitos mais escritórios, escritórios e funcionários localizados na base, ou no nível de serviço, do que no topo ou no nível de gerenciamento.
Os escritórios e trabalhadores nos níveis mais baixos geralmente estão sujeitos a regras e regulamentos que ditam como devem funcionar.
Muitas das ações que realizam devem ser documentadas para que um registro do que foi feito possa ser disponibilizado aos escritórios e administradores em níveis mais altos da burocracia.
Positivos
Os benefícios de uma burocracia incluem a capacidade de gerenciar uma organização grande e complexa de maneira ordenada.
Regras e regulamentos podem ser úteis para assegurar que um grande número de entidades similares aquelas na base operem da mesma maneira.
Ter escritórios de supervisão e níveis mais altos de gerenciamento fornece supervisão e permite que os clientes, cidadãos ou quem está sendo servido a apelar para uma autoridade mais alta do que aqueles no nível de serviço.
Negativos
Burocracias às vezes são criticadas por serem desperdiçadoras e ineficientes
Burocracias são frequentemente criticadas, no entanto, porque às vezes podem ser ineficientes ou desperdiçadoras.
A comunicação entre escritórios ou níveis de autoridade pode ser essencial, portanto, a falta de comunicação pode resultar em uma falha no funcionamento adequado.
Conseguir fazer as coisas em uma burocracia é muitas vezes complicado pela burocracia – burocracia e outras regulamentações que podem ser consideradas tediosas, redundantes ou mesmo desnecessárias.
Tarefas semelhantes ou idênticas podem ser executadas várias vezes em vários níveis ou em diferentes escritórios no mesmo nível.
As burocracias também costumam ser lentas para mudar ou implementar mudanças.
Melhorias possíveis
Os críticos costumam afirmar que as burocracias podem ser mais eficientes se encolhidas, especialmente quando se trata de governos.
A menor regulamentação dos escritórios de nível inferior pode permitir que eles sejam mais adaptáveis às suas próprias necessidades e situações, o que pode diferir dos de outros escritórios no mesmo nível.
Poucos níveis de administração também podem permitir que uma organização mude mais rapidamente, porque a aprovação de mudanças é necessária a partir de um número menor de pessoas ou grupos de pessoas.
Burocracia – Sistema Administrativo
A burocracia refere-se tanto a um corpo de funcionários públicos não-eletivos quanto a um grupo administrativo de formulação de políticas.
Historicamente, uma burocracia era uma administração do governo administrada por departamentos com funcionários não eleitos.
Hoje, a burocracia é o sistema administrativo que governa qualquer instituição de grande porte, seja de propriedade pública ou privada.
A administração pública em muitos países é um exemplo de burocracia, assim como a estrutura hierárquica centralizada de uma empresa de negócios.
Desde que foi cunhada, a palavra burocracia desenvolveu conotações negativas.
As burocracias têm sido criticadas por serem ineficientes, complicadas ou inflexíveis demais para os indivíduos.
Os efeitos desumanizantes do excesso de burocracia tornaram-se um tema importante na obra do escritor de língua alemã Franz Kafka (1883-1924) e são centrais em seus romances O julgamento e o castelo.
O filme distópico de 1985 de Terry Gilliam, de 1985, retrata um mundo em que pequenos erros insignificantes nos processos burocráticos do governo desenvolvem consequências trágicas e enlouquecedoras.
A eliminação da burocracia desnecessária é um conceito-chave na moderna teoria gerencial e tem sido um problema em algumas campanhas políticas.
Alguns comentaristas notaram a necessidade de burocracias na sociedade moderna.
O sociólogo alemão Max Weber argumentou que a burocracia constitui a maneira mais eficiente e racional pela qual se pode organizar a atividade humana e que processos sistemáticos e hierarquias organizadas são necessários para manter a ordem, maximizar a eficiência e eliminar o favoritismo.
Por outro lado, Weber também viu a burocracia irrestrita como uma ameaça à liberdade individual, com o potencial de prender indivíduos em uma “jaula de ferro” impessoal de controle racional baseado em regras.
Burocracia – Definição
A Burocracia, forma específica de organização definida pela complexidade, divisão do trabalho, permanência, gestão profissional, coordenação e controle hierárquico, cadeia de comando estrita e autoridade legal.
É diferente de organizações informais e colegiais. Em sua forma ideal, a burocracia é impessoal e racional e baseada em regras, e não em laços de parentesco, amizade ou autoridade patrimonial ou carismática.
A organização burocrática pode ser encontrada em instituições públicas e privadas.
A Burocracia é um sistema de administração distinguido por sua:
1) hierarquia clara de autoridade,
2) divisão rígida do trabalho,
3) regras, regulamentos e procedimentos escritos e inflexíveis, e
4) relações impessoais.
Uma vez instituídas, as burocracias são difíceis de desalojar ou mudar.
Burocracia – Conceito
A burocracia é um conceito em sociologia e ciência política que se refere ao modo como a execução administrativa e a aplicação das normas legais são socialmente organizadas.
Essa organização de escritório é caracterizada por procedimentos padronizados, divisão formal de responsabilidade, hierarquia e relações sociais impessoais.
Exemplos de burocracias cotidianas incluem governos, forças armadas, corporações, hospitais, tribunais e escolas.
A opinião geral das burocracias tende a se concentrar em suas desvantagens e potencialmente impacto negativo sobre a eficiência e os direitos individuais.
Entretanto, quando aqueles que trabalham em tal organização vivem para o bem dos outros mais do que para suas próprias necessidades individuais, a divisão do trabalho e a regulação clara das responsabilidades da burocracia apoiam o funcionamento eficiente de qualquer instituição social.
Burocracia
Burocracia – Origem
A burocracia é derivada da palavra bureau, usada desde o início do século XVIII na Europa Ocidental para referir-se não apenas a uma escrivaninha, mas a um escritório ou a um local de trabalho onde os funcionários trabalhavam.
O significado original francês da palavra bureau era o baize usado para cobrir as mesas.
O sufixo grego kratia ou kratos significa “poder” ou “regra”.
Burocracia, portanto, significa basicamente poder de escritório ou governo, a regra do funcionalismo.
O termo burocracia entrou em uso pouco antes da Revolução Francesa de 1789 e de lá se espalhou rapidamente para outros países.
Características e paradoxos da burocracia
Burocracia
O principal teórico da burocracia é o sociólogo alemão Max Weber (1864–1920), que descreveu as características ideais das burocracias e ofereceu uma explicação para o surgimento histórico das instituições burocráticas.
De acordo com Weber, as características definidoras da burocracia a distinguem nitidamente de outros tipos de organização baseadas em formas não legais de autoridade.
Weber observou que a vantagem da burocracia era ser a forma de organização mais proficiente tecnicamente, possuindo expertise especializada, certeza, continuidade e unidade.
O surgimento da burocracia como uma forma preferida de organização ocorreu com o surgimento de uma economia baseada no dinheiro (que em última análise resultou no desenvolvimento do capitalismo) e a necessidade concomitante de garantir transações jurídicas impessoais e racionais. Organizações instrumentais (por exemplo, empresas de capital aberto) logo surgiram porque sua organização burocrática as equipou para lidar com as várias demandas da produção capitalista de forma mais eficiente do que os produtores de pequena escala.
Os estereótipos contemporâneos de burocracia tendem a retratá-la como indiferente, letárgica, antidemocrática e incompetente.
A teoria da burocracia de Weber, no entanto, enfatiza não apenas suas vantagens técnicas e de proficiência comparativas, mas também atribui seu domínio como uma forma de organização à diminuição dos sistemas de castas (como o feudalismo) e outras formas de relações sociais injustas baseadas no status de uma pessoa. Na forma pura de organização burocrática, regras e procedimentos universalizados dominariam, tornando o status ou as conexões pessoais irrelevantes. Nessa forma, a burocracia é o epítome dos padrões universalizados sob os quais casos semelhantes são tratados de forma semelhante, conforme codificados por lei e regras, e sob os quais os gostos individuais e a discrição do administrador são restringidos pelas regras do devido processo. Apesar dos estereótipos depreciativos generalizados da burocracia, um sistema de governo baseado na lei requer que a burocracia funcione.
No entanto, as palavras burocracia e burocrata são geralmente consideradas e usadas de forma pejorativa. Eles transmitem imagens de burocracia, regras e regulamentos excessivos, falta de imaginação, falta de discrição individual, controle central e ausência de responsabilidade. Longe de serem concebidos como proficientes, os retratos contemporâneos populares costumam pintar as burocracias como ineficientes e sem adaptabilidade.
Como as características que definem as vantagens organizacionais da burocracia também contêm as possibilidades de disfunção organizacional, tanto as representações lisonjeiras quanto as não lisonjeiras da burocracia podem ser precisas. Assim, as características que tornam as burocracias proficientes paradoxalmente também podem produzir patologias organizacionais.
Fonte: www.businessdictionary.com/www.managementstudyguide.com/www.wisegeek.org/www.ushistory.org/smallbusiness.chron.com
Redes Sociais